A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Isabel Camilo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4603
Resumo: O objetivo do presente artigo é discutir a contribuição do debate historiográfico sobre a escravidão em Mato Grosso para uma melhor compreensão do uso do trabalho escravo na lida com o gado. A localidade estudada foi Sant´Ana de Paranaíba, que pertencia à província de Mato Grosso no século XIX e era um local de passagem e parada entre as províncias de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Cuiabá. Para a discussão historiográfica utilizamos diversos autores que estudaram a temática tanto em Mato Grosso como em Sant’Ana de Paranaíba. Para o debate do trabalho cativo na lida com o gado utilizamos como fontes históricas diversos Livros de Declaração de boiadeiros e a Lista de escravos a serem libertos pelo Fundo de Emancipação de 1874, ambos localizados no Arquivo Público de Mato Grosso. O recorte temporal se relaciona com as datas dos documentos examinados.
id UFGD-6_5bf4ebc85cc961954542b7a321c9acfc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4603
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)Historiografia da escravidão. Escravo. Gado. Mato Grosso. Sant’Ana de Paranaíba.O objetivo do presente artigo é discutir a contribuição do debate historiográfico sobre a escravidão em Mato Grosso para uma melhor compreensão do uso do trabalho escravo na lida com o gado. A localidade estudada foi Sant´Ana de Paranaíba, que pertencia à província de Mato Grosso no século XIX e era um local de passagem e parada entre as províncias de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Cuiabá. Para a discussão historiográfica utilizamos diversos autores que estudaram a temática tanto em Mato Grosso como em Sant’Ana de Paranaíba. Para o debate do trabalho cativo na lida com o gado utilizamos como fontes históricas diversos Livros de Declaração de boiadeiros e a Lista de escravos a serem libertos pelo Fundo de Emancipação de 1874, ambos localizados no Arquivo Público de Mato Grosso. O recorte temporal se relaciona com as datas dos documentos examinados.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4603Fronteiras; v. 17 n. 29 (2015): Dossiê 07: Mato Grosso colonial; 202-2182175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4603/2362Camargo, Isabel Camilo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:30:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4603Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:30:56Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)
title A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)
spellingShingle A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)
Camargo, Isabel Camilo de
Historiografia da escravidão. Escravo. Gado. Mato Grosso. Sant’Ana de Paranaíba.
title_short A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)
title_full A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)
title_fullStr A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)
title_full_unstemmed A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)
title_sort A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)
author Camargo, Isabel Camilo de
author_facet Camargo, Isabel Camilo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Isabel Camilo de
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia da escravidão. Escravo. Gado. Mato Grosso. Sant’Ana de Paranaíba.
topic Historiografia da escravidão. Escravo. Gado. Mato Grosso. Sant’Ana de Paranaíba.
description O objetivo do presente artigo é discutir a contribuição do debate historiográfico sobre a escravidão em Mato Grosso para uma melhor compreensão do uso do trabalho escravo na lida com o gado. A localidade estudada foi Sant´Ana de Paranaíba, que pertencia à província de Mato Grosso no século XIX e era um local de passagem e parada entre as províncias de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Cuiabá. Para a discussão historiográfica utilizamos diversos autores que estudaram a temática tanto em Mato Grosso como em Sant’Ana de Paranaíba. Para o debate do trabalho cativo na lida com o gado utilizamos como fontes históricas diversos Livros de Declaração de boiadeiros e a Lista de escravos a serem libertos pelo Fundo de Emancipação de 1874, ambos localizados no Arquivo Público de Mato Grosso. O recorte temporal se relaciona com as datas dos documentos examinados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4603
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4603/2362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 17 n. 29 (2015): Dossiê 07: Mato Grosso colonial; 202-218
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668518453248