Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de discutir as possibilidades e os desafios da educação pelo patrimônio cultural em instituições arquivísticas, com base nas relações entre educação, patrimônio e identidade. A partir do exame de ações educativas realizadas pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) pretende-se mostrar que os arquivos a partir de seu lugar institucional, de suas vivências e de seus debates próprios, são capazes de contribuir em processos educativos. Busca-se evidenciar que a relação entre o acervo documental e a sociedade se estabelece pelo diálogo entre o passado e o presente, assim como da apropriação da cidade, por meio de suas múltiplas relações entre o território e o acervo documental. Dentre as ações educativas desenvolvidas pelo APCBH, serão destacados dois projetos, a saber, 1) Uso de documentos em sala de aula; 2) Educação para o patrimônio cultural: formação de jovens mediadores e multiplicadores. As ações visam estabelecer o diálogo entre a instituição de guarda e a sociedade, de modo que essa atribua sentido ao acervo e se aproprie dele exercendo a sua cidadania. |
id |
UFGD-6_6d79d5808077cbe30cb59d9151d1049c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11488 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo HorizonteEducação. Patrimônio cultural. Arquivos. APCBH.O artigo tem o objetivo de discutir as possibilidades e os desafios da educação pelo patrimônio cultural em instituições arquivísticas, com base nas relações entre educação, patrimônio e identidade. A partir do exame de ações educativas realizadas pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) pretende-se mostrar que os arquivos a partir de seu lugar institucional, de suas vivências e de seus debates próprios, são capazes de contribuir em processos educativos. Busca-se evidenciar que a relação entre o acervo documental e a sociedade se estabelece pelo diálogo entre o passado e o presente, assim como da apropriação da cidade, por meio de suas múltiplas relações entre o território e o acervo documental. Dentre as ações educativas desenvolvidas pelo APCBH, serão destacados dois projetos, a saber, 1) Uso de documentos em sala de aula; 2) Educação para o patrimônio cultural: formação de jovens mediadores e multiplicadores. As ações visam estabelecer o diálogo entre a instituição de guarda e a sociedade, de modo que essa atribua sentido ao acervo e se aproprie dele exercendo a sua cidadania.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1148810.30612/frh.v21i38.11488Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 104 - 1202175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488/5708https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488/6171https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488/6172Copyright (c) 2019 Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorre, Michelle Márcia Cobra2020-10-10T21:25:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11488Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2020-10-10T21:25:05Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte |
title |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte Torre, Michelle Márcia Cobra Educação. Patrimônio cultural. Arquivos. APCBH. |
title_short |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte |
title_full |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte |
title_sort |
Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte |
author |
Torre, Michelle Márcia Cobra |
author_facet |
Torre, Michelle Márcia Cobra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torre, Michelle Márcia Cobra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Patrimônio cultural. Arquivos. APCBH. |
topic |
Educação. Patrimônio cultural. Arquivos. APCBH. |
description |
O artigo tem o objetivo de discutir as possibilidades e os desafios da educação pelo patrimônio cultural em instituições arquivísticas, com base nas relações entre educação, patrimônio e identidade. A partir do exame de ações educativas realizadas pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) pretende-se mostrar que os arquivos a partir de seu lugar institucional, de suas vivências e de seus debates próprios, são capazes de contribuir em processos educativos. Busca-se evidenciar que a relação entre o acervo documental e a sociedade se estabelece pelo diálogo entre o passado e o presente, assim como da apropriação da cidade, por meio de suas múltiplas relações entre o território e o acervo documental. Dentre as ações educativas desenvolvidas pelo APCBH, serão destacados dois projetos, a saber, 1) Uso de documentos em sala de aula; 2) Educação para o patrimônio cultural: formação de jovens mediadores e multiplicadores. As ações visam estabelecer o diálogo entre a instituição de guarda e a sociedade, de modo que essa atribua sentido ao acervo e se aproprie dele exercendo a sua cidadania. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488 10.30612/frh.v21i38.11488 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488 |
identifier_str_mv |
10.30612/frh.v21i38.11488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488/5708 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488/6171 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11488/6172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fronteiras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fronteiras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 104 - 120 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668993458176 |