As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/623 |
Resumo: | Muito embora o ensino de História como área de pesquisa venha se consolidando nos últimos anos, produzindo conhecimentos que contribuem de maneira significativa para a transformação das práticas em sala de aula, tem-se evidenciado a permanência de práticas docentes ditas “tradicionais” no âmbito da escola de Educação Básica. Neste artigo, a partir de alguns pressupostos advindos da Sociologia da Educação e da Didática da disciplina, apresento uma reflexão sobre a necessidade de se considerar tanto os saberes dos professores em serviço, quanto aqueles dos estudantes de graduação em uma perspectiva sócio-histórica como uma das chaves para se compreender os mecanismos das referidas permanências. Considero ainda como elementos fundamentais para a análise a relação entre história vivida e histórica refletida, assim como o papel da narrativa na constituição da identidade. Situo as principais abordagens das últimas décadas que fazem frente à concepção empirista de ensino e aprendizagem e encerro apresentando alguns elementos a meu ver cruciais para a formação do professor de História na atualidade. |
id |
UFGD-6_f19c49fca1d2478e02f2657effe2a934 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/623 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de HistóriaEnsino de História. História ensinada. Saber docente.Muito embora o ensino de História como área de pesquisa venha se consolidando nos últimos anos, produzindo conhecimentos que contribuem de maneira significativa para a transformação das práticas em sala de aula, tem-se evidenciado a permanência de práticas docentes ditas “tradicionais” no âmbito da escola de Educação Básica. Neste artigo, a partir de alguns pressupostos advindos da Sociologia da Educação e da Didática da disciplina, apresento uma reflexão sobre a necessidade de se considerar tanto os saberes dos professores em serviço, quanto aqueles dos estudantes de graduação em uma perspectiva sócio-histórica como uma das chaves para se compreender os mecanismos das referidas permanências. Considero ainda como elementos fundamentais para a análise a relação entre história vivida e histórica refletida, assim como o papel da narrativa na constituição da identidade. Situo as principais abordagens das últimas décadas que fazem frente à concepção empirista de ensino e aprendizagem e encerro apresentando alguns elementos a meu ver cruciais para a formação do professor de História na atualidade.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2009-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/623Fronteiras; v. 11 n. 20 (2009): Dossiê 02: ensino de História; 43-572175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/623/417Lima, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:27:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/623Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:27:52Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História |
title |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História |
spellingShingle |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História Lima, Maria Ensino de História. História ensinada. Saber docente. |
title_short |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História |
title_full |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História |
title_fullStr |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História |
title_full_unstemmed |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História |
title_sort |
As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História |
author |
Lima, Maria |
author_facet |
Lima, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História. História ensinada. Saber docente. |
topic |
Ensino de História. História ensinada. Saber docente. |
description |
Muito embora o ensino de História como área de pesquisa venha se consolidando nos últimos anos, produzindo conhecimentos que contribuem de maneira significativa para a transformação das práticas em sala de aula, tem-se evidenciado a permanência de práticas docentes ditas “tradicionais” no âmbito da escola de Educação Básica. Neste artigo, a partir de alguns pressupostos advindos da Sociologia da Educação e da Didática da disciplina, apresento uma reflexão sobre a necessidade de se considerar tanto os saberes dos professores em serviço, quanto aqueles dos estudantes de graduação em uma perspectiva sócio-histórica como uma das chaves para se compreender os mecanismos das referidas permanências. Considero ainda como elementos fundamentais para a análise a relação entre história vivida e histórica refletida, assim como o papel da narrativa na constituição da identidade. Situo as principais abordagens das últimas décadas que fazem frente à concepção empirista de ensino e aprendizagem e encerro apresentando alguns elementos a meu ver cruciais para a formação do professor de História na atualidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/623 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/623/417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 11 n. 20 (2009): Dossiê 02: ensino de História; 43-57 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668149354496 |