A representação da homossexualidade no discurso espírita de Divaldo Franco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | MovimentAção |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/11375 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a representação da homossexualidade na religião espírita brasileira a partir dos discursos de Divaldo Pereira Franco, médium e intelectual que atualmente personifica a religião no país. Para tanto, utilizamos a Análise do Discurso como estratégia teórica e metodológica para analisar os discursos proferidos e registrados em diferentes arquivos. Observamos que as representações construídas são baseadas na perspectiva cristã e reconfiguradas a partir da apropriação do discurso científico, especificamente Carl Gustav Jung, constituindo uma estratégia discursiva, que atua de forma que o autor / doutrina seja (des) responsabilizado pelo dizer punitivo que é construído em torno do sexo, sexualidade e homossexualidade, o que chamamos de pedagogização da (des) responsabilização. Isso leva à manutenção da lógica heterosexista de controle e repressão das sexualidades vistas como anormais e minoritárias. |
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A representação da homossexualidade no discurso espírita de Divaldo FrancoLa representación de la homosexualidad en el discurso espiritista de Divaldo FrancoThe representation of homosexuality in the spiritist discourse of Divaldo FrancoReligião. Espiritismo. Homossexualidade.Religión. Espiritismo. Homosexualidad.Religion. Spiritism. Homosexuality.Este artigo tem como objetivo analisar a representação da homossexualidade na religião espírita brasileira a partir dos discursos de Divaldo Pereira Franco, médium e intelectual que atualmente personifica a religião no país. Para tanto, utilizamos a Análise do Discurso como estratégia teórica e metodológica para analisar os discursos proferidos e registrados em diferentes arquivos. Observamos que as representações construídas são baseadas na perspectiva cristã e reconfiguradas a partir da apropriação do discurso científico, especificamente Carl Gustav Jung, constituindo uma estratégia discursiva, que atua de forma que o autor / doutrina seja (des) responsabilizado pelo dizer punitivo que é construído em torno do sexo, sexualidade e homossexualidade, o que chamamos de pedagogização da (des) responsabilização. Isso leva à manutenção da lógica heterosexista de controle e repressão das sexualidades vistas como anormais e minoritárias.Este artículo tiene como objetivo analizar la Representación de la homosexualidad en la religión espiritista brasilera a partir de los discursos de Divaldo Pereira Franco, médium e intelectual que actualmente incluye la religión en el país. Para tanto, utilizamos el Análisis del Discurso como estrategia teórica y metodológica para analizar los discursos proferidos y registrados en diferentes archivos. Observamos que las representaciones construidas son basadas en la perspectiva cristiana y científica, reconfigurada por los mecanismos discursivos, internos y externos, del discurso mismo. Al constituir la estrategia discursiva, que actúa de forma que el autor / doctrina sea (des) responsable por el dictado punitivo que es construido alrededor del sexo, sexualidad y homosexualidad, lo que llamamos de pedagogización de la (des) responsabilización. Eso lleva a la mantención de la lógica heterosexista de control y represión de las sexualidades vistas como anormales y minoría.This article aims to analyze the representation of homosexuality in the Brazilian spiritist religion based on the speeches of Divaldo Pereira Franco, medium and intellectual who currently influence religion in the country. For that, we use Discourse Analysis as a theoretical and methodological strategy to analyze the speeches given, and registered in diferent archives. It was observed that the constructed representations are based on the Christian and scientific perspective, reconfigured by the discursive mechanisms, internal and external, of the discourse itself. When constituting the discursive strategy, it will start to act in a way that the author/doctrine is (un)responsible for the punitive saying that is built around sex, sexuality and homosexuality, what we call the pedagogization of (de) accountability. This leads to the maintenance of the heterosexist logic of control and repression of sexualities seen as abnormal and minority.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/1137510.30612/mvt.v7i12.11375MovimentAção; v. 7 n. 12 (2020): Revista MovimentAção / Dossiê: Religião, Direitos Humanos e Democracia; 39-552358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/11375/6551Copyright (c) 2020 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Francisco Jomário2021-01-20T13:53:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11375Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2021-01-20T13:53:43MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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