O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | MovimentAção |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5117 |
Resumo: | O presente artigo partiu de um estudo monográfico que traz uma análise introdutória, fundamentada na crítica ontológica, do ensino da Sociologia no nível médio em escolas públicas brasileiras. Especificamente aqui, nos detivemos em expor o objeto em questão a partir de uma análise das determinações e dos encaminhamentos dados pelos documentos oficiais que abordam questões atinentes ao ensino de Sociologia, quais sejam: os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Percebemos, a partir da referida análise, que os paradigmas vigentes para o ensino de Sociologia nas escolas públicas brasileiras vem causando a perda de seu caráter de fazer com que os alunos se apoderem de uma perspectiva crítica. Verificamos, então, que tal ensino vem passando por um processo de obedecer, cada vez mais, à lógica capitalista de negação do conhecimento, a partir de mecanismos de alienação dos estudantes das escolas públicas, potenciais trabalhadores da classe operária. |
id |
UFGD-7_80328191dda180b4f57e8ec168e8b124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5117 |
network_acronym_str |
UFGD-7 |
network_name_str |
MovimentAção |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológicaO presente artigo partiu de um estudo monográfico que traz uma análise introdutória, fundamentada na crítica ontológica, do ensino da Sociologia no nível médio em escolas públicas brasileiras. Especificamente aqui, nos detivemos em expor o objeto em questão a partir de uma análise das determinações e dos encaminhamentos dados pelos documentos oficiais que abordam questões atinentes ao ensino de Sociologia, quais sejam: os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Percebemos, a partir da referida análise, que os paradigmas vigentes para o ensino de Sociologia nas escolas públicas brasileiras vem causando a perda de seu caráter de fazer com que os alunos se apoderem de uma perspectiva crítica. Verificamos, então, que tal ensino vem passando por um processo de obedecer, cada vez mais, à lógica capitalista de negação do conhecimento, a partir de mecanismos de alienação dos estudantes das escolas públicas, potenciais trabalhadores da classe operária.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5117MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 55-692358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5117/3412Copyright (c) 2017 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Isadora BarretoJimenez, Susana Vasconcelos2018-07-13T17:02:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5117Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2018-07-13T17:02:50MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica |
title |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica |
spellingShingle |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica Paiva, Isadora Barreto |
title_short |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica |
title_full |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica |
title_fullStr |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica |
title_full_unstemmed |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica |
title_sort |
O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica |
author |
Paiva, Isadora Barreto |
author_facet |
Paiva, Isadora Barreto Jimenez, Susana Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Jimenez, Susana Vasconcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Isadora Barreto Jimenez, Susana Vasconcelos |
description |
O presente artigo partiu de um estudo monográfico que traz uma análise introdutória, fundamentada na crítica ontológica, do ensino da Sociologia no nível médio em escolas públicas brasileiras. Especificamente aqui, nos detivemos em expor o objeto em questão a partir de uma análise das determinações e dos encaminhamentos dados pelos documentos oficiais que abordam questões atinentes ao ensino de Sociologia, quais sejam: os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Percebemos, a partir da referida análise, que os paradigmas vigentes para o ensino de Sociologia nas escolas públicas brasileiras vem causando a perda de seu caráter de fazer com que os alunos se apoderem de uma perspectiva crítica. Verificamos, então, que tal ensino vem passando por um processo de obedecer, cada vez mais, à lógica capitalista de negação do conhecimento, a partir de mecanismos de alienação dos estudantes das escolas públicas, potenciais trabalhadores da classe operária. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5117 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5117/3412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 MovimentAção info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 MovimentAção |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 55-69 2358-9205 reponame:MovimentAção instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
MovimentAção |
collection |
MovimentAção |
repository.name.fl_str_mv |
MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br |
_version_ |
1797231494672941056 |