As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cegatti, Amanda Carolina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: MovimentAção
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/9294
Resumo: Desde 2016, militantes do Movimento Olga Benário ocuparam três residências inabitadas em diferentes cidades e as transformaram em Casas de Referência para Mulheres em situação de violência. A primeira delas, a Casa Tina Martins (Belo Horizonte/MG), se inicia com o intuito de pressionar os governantes a tomar parte na responsabilidade de proteção às mulheres e, posteriormente, soma-se à rede de enfrentamento à violência já existente. Inspiradas nesta ação, as outras duas ocupações, Mulheres Mirabal (Porto Alegre/RS) e Helenira Preta (Mauá/SP), surgem com a finalidade de oferecer um espaço de abrigamento às mulheres, além de buscar pressionar o Estado. Considerando que estes parecem ser os objetivos principais do movimento, e não o de contestar a legalidade da propriedade a partir da ocupação dos imóveis, pretende-se identificar se as militantes consideram suas ações como desobediência civil e com o a justificam. Com o aporte dos estudos sobre movimentos feministas e desobediência civil, busca-se compreender as motivações subjacentes à atuação do Movimento e das respectivas ocupações, bem como seus objetivos mais abrangentes; paralelamente, procura-se identificar a interlocução do Movimento com as diferentes vertentes feministas. As informações foram obtidas em entrevistas com as lideranças do Olga Benário e das ocupações, e no site do Movimento e das Casas, o que permitiu identificar o fim último da organização, bem como os valores feministas que orientam as suas ações.
id UFGD-7_826f9f1a1bae51a7ac85e59aad703092
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9294
network_acronym_str UFGD-7
network_name_str MovimentAção
repository_id_str
spelling As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil FeministaMovimento Olga Benário. Desobediência Civil. Feminismos.Desde 2016, militantes do Movimento Olga Benário ocuparam três residências inabitadas em diferentes cidades e as transformaram em Casas de Referência para Mulheres em situação de violência. A primeira delas, a Casa Tina Martins (Belo Horizonte/MG), se inicia com o intuito de pressionar os governantes a tomar parte na responsabilidade de proteção às mulheres e, posteriormente, soma-se à rede de enfrentamento à violência já existente. Inspiradas nesta ação, as outras duas ocupações, Mulheres Mirabal (Porto Alegre/RS) e Helenira Preta (Mauá/SP), surgem com a finalidade de oferecer um espaço de abrigamento às mulheres, além de buscar pressionar o Estado. Considerando que estes parecem ser os objetivos principais do movimento, e não o de contestar a legalidade da propriedade a partir da ocupação dos imóveis, pretende-se identificar se as militantes consideram suas ações como desobediência civil e com o a justificam. Com o aporte dos estudos sobre movimentos feministas e desobediência civil, busca-se compreender as motivações subjacentes à atuação do Movimento e das respectivas ocupações, bem como seus objetivos mais abrangentes; paralelamente, procura-se identificar a interlocução do Movimento com as diferentes vertentes feministas. As informações foram obtidas em entrevistas com as lideranças do Olga Benário e das ocupações, e no site do Movimento e das Casas, o que permitiu identificar o fim último da organização, bem como os valores feministas que orientam as suas ações.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/929410.30612/mvt.v6i10.9294MovimentAção; v. 6 n. 10 (2019): Revista MovimentAção / Dossiê: Mulheres em movimentos; 80-952358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/9294/6038Copyright (c) 2019 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCegatti, Amanda Carolina2020-10-20T10:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9294Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2020-10-20T10:18:58MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista
title As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista
spellingShingle As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista
Cegatti, Amanda Carolina
Movimento Olga Benário. Desobediência Civil. Feminismos.
title_short As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista
title_full As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista
title_fullStr As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista
title_full_unstemmed As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista
title_sort As ocupações do Movimento Olga Benário e a Desobediência Civil Feminista
author Cegatti, Amanda Carolina
author_facet Cegatti, Amanda Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cegatti, Amanda Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento Olga Benário. Desobediência Civil. Feminismos.
topic Movimento Olga Benário. Desobediência Civil. Feminismos.
description Desde 2016, militantes do Movimento Olga Benário ocuparam três residências inabitadas em diferentes cidades e as transformaram em Casas de Referência para Mulheres em situação de violência. A primeira delas, a Casa Tina Martins (Belo Horizonte/MG), se inicia com o intuito de pressionar os governantes a tomar parte na responsabilidade de proteção às mulheres e, posteriormente, soma-se à rede de enfrentamento à violência já existente. Inspiradas nesta ação, as outras duas ocupações, Mulheres Mirabal (Porto Alegre/RS) e Helenira Preta (Mauá/SP), surgem com a finalidade de oferecer um espaço de abrigamento às mulheres, além de buscar pressionar o Estado. Considerando que estes parecem ser os objetivos principais do movimento, e não o de contestar a legalidade da propriedade a partir da ocupação dos imóveis, pretende-se identificar se as militantes consideram suas ações como desobediência civil e com o a justificam. Com o aporte dos estudos sobre movimentos feministas e desobediência civil, busca-se compreender as motivações subjacentes à atuação do Movimento e das respectivas ocupações, bem como seus objetivos mais abrangentes; paralelamente, procura-se identificar a interlocução do Movimento com as diferentes vertentes feministas. As informações foram obtidas em entrevistas com as lideranças do Olga Benário e das ocupações, e no site do Movimento e das Casas, o que permitiu identificar o fim último da organização, bem como os valores feministas que orientam as suas ações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/9294
10.30612/mvt.v6i10.9294
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/9294
identifier_str_mv 10.30612/mvt.v6i10.9294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/9294/6038
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 MovimentAção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 MovimentAção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv MovimentAção; v. 6 n. 10 (2019): Revista MovimentAção / Dossiê: Mulheres em movimentos; 80-95
2358-9205
reponame:MovimentAção
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str MovimentAção
collection MovimentAção
repository.name.fl_str_mv MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br
_version_ 1797231494754729985