Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9187 |
Resumo: | Esse artigo apresenta resultados de uma investigação sobre uma proposta de sala de aula invertida em uma aula sobre ensino de Dilatação de Espaço Tempo de Einstein, abordado em Física Moderna, realizada com uma turma de nove alunos concluintes do Ensino Médio Integrado, da rede pública federal de ensino, em horário extraclasse. O professor envia material instrucional aos estudantes antes da realização da aula, de modo a utilizar, de forma mais ativa e dinâmica, seu tempo em sala. No dia anterior à aula, ocorreu pane no sinal de Internet da cidade, o que dificultou muito o acesso dos estudantes ao material enviado pelo professor. Foi aplicado um questionário ao final da aula, sobre o uso da metodologia e a aprendizagem do conteúdo proposto. A análise dos dados evidenciou que o uso desta metodologia pode proporcionar maior independência do aluno na construção do conhecimento, bem como um novo agir docente quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem dos estudantes, bem como saber lidar com os problemas técnicos de ordem tecnologia que estão presentes nas atividades realizadas em sala de aula. |
id |
UFGD-8_194058b48c6ace6c7a00baafedf3159f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9187 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidadesDilatação Espaço Tempo de Einstein. Ensino de Física. Flipped Classroom. Tecnologias Digitais.Esse artigo apresenta resultados de uma investigação sobre uma proposta de sala de aula invertida em uma aula sobre ensino de Dilatação de Espaço Tempo de Einstein, abordado em Física Moderna, realizada com uma turma de nove alunos concluintes do Ensino Médio Integrado, da rede pública federal de ensino, em horário extraclasse. O professor envia material instrucional aos estudantes antes da realização da aula, de modo a utilizar, de forma mais ativa e dinâmica, seu tempo em sala. No dia anterior à aula, ocorreu pane no sinal de Internet da cidade, o que dificultou muito o acesso dos estudantes ao material enviado pelo professor. Foi aplicado um questionário ao final da aula, sobre o uso da metodologia e a aprendizagem do conteúdo proposto. A análise dos dados evidenciou que o uso desta metodologia pode proporcionar maior independência do aluno na construção do conhecimento, bem como um novo agir docente quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem dos estudantes, bem como saber lidar com os problemas técnicos de ordem tecnologia que estão presentes nas atividades realizadas em sala de aula.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/918710.30612/hre.v6i12.9187Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 141-1532318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9187/5113Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ronaldo Conceição da2019-08-16T14:39:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9187Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-16T14:39:13Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades |
title |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades |
spellingShingle |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades Silva, Ronaldo Conceição da Dilatação Espaço Tempo de Einstein. Ensino de Física. Flipped Classroom. Tecnologias Digitais. |
title_short |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades |
title_full |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades |
title_fullStr |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades |
title_full_unstemmed |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades |
title_sort |
Ensino de física moderna em um processo de sala de aula invertida: reflexões e potencialidades |
author |
Silva, Ronaldo Conceição da |
author_facet |
Silva, Ronaldo Conceição da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ronaldo Conceição da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dilatação Espaço Tempo de Einstein. Ensino de Física. Flipped Classroom. Tecnologias Digitais. |
topic |
Dilatação Espaço Tempo de Einstein. Ensino de Física. Flipped Classroom. Tecnologias Digitais. |
description |
Esse artigo apresenta resultados de uma investigação sobre uma proposta de sala de aula invertida em uma aula sobre ensino de Dilatação de Espaço Tempo de Einstein, abordado em Física Moderna, realizada com uma turma de nove alunos concluintes do Ensino Médio Integrado, da rede pública federal de ensino, em horário extraclasse. O professor envia material instrucional aos estudantes antes da realização da aula, de modo a utilizar, de forma mais ativa e dinâmica, seu tempo em sala. No dia anterior à aula, ocorreu pane no sinal de Internet da cidade, o que dificultou muito o acesso dos estudantes ao material enviado pelo professor. Foi aplicado um questionário ao final da aula, sobre o uso da metodologia e a aprendizagem do conteúdo proposto. A análise dos dados evidenciou que o uso desta metodologia pode proporcionar maior independência do aluno na construção do conhecimento, bem como um novo agir docente quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem dos estudantes, bem como saber lidar com os problemas técnicos de ordem tecnologia que estão presentes nas atividades realizadas em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9187 10.30612/hre.v6i12.9187 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9187 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v6i12.9187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9187/5113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 141-153 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170592309248 |