Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Evilson Messias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castilho, Luis Arthur Spinola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6286
Resumo: O consumo de drogas entre os jovens tem aumentado consideravelmente e a escola tem um papel fundamental na prevenção a fim de garantir a saúde física e social dos estudantes. Nesse contexto, as habilidades e competências do Profissional de Educação Física podem coagir significativamente nessa intervenção. Este estudo objetivou analisar a produção científica sobre a contribuição do Profissional de Educação Física no combate as drogas na escola, por meio de uma revisão sistemática de literatura. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online – SciELO, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS e da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS / Medical Literature Analysis and Retrieval System Online - MEDLINE, por meio dos seguintes descritores: drogas, escola, tratamento, educação física, prevenção, infância. A amostra do estudo contou com nove publicações completas disponíveis em formato eletrônico, relacionados às áreas de educação e saúde, sendo a maioria na língua portuguesa. Predominaram-se estudos de caráter quantitativo e qualitativo. Conclui-se que existe uma carência de estudos relacionados às drogas e a disciplina de Educação Física na escola, bem como a importância da prática de atividades físicas na prevenção ao uso de drogas entre adolescentes. É indispensável que os professores de Educação Física promovam hábitos saudáveis entre os estudantes, havendo ainda a necessidade de uma reflexão crítica e construtiva no âmbito educacional para o enfrentamento desta problemática na escola.
id UFGD-8_1c835eea26346e6d75683d6cb1f80b89
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6286
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da LiteraturaEducação Física. Escola. Drogas. Prevenção.O consumo de drogas entre os jovens tem aumentado consideravelmente e a escola tem um papel fundamental na prevenção a fim de garantir a saúde física e social dos estudantes. Nesse contexto, as habilidades e competências do Profissional de Educação Física podem coagir significativamente nessa intervenção. Este estudo objetivou analisar a produção científica sobre a contribuição do Profissional de Educação Física no combate as drogas na escola, por meio de uma revisão sistemática de literatura. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online – SciELO, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS e da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS / Medical Literature Analysis and Retrieval System Online - MEDLINE, por meio dos seguintes descritores: drogas, escola, tratamento, educação física, prevenção, infância. A amostra do estudo contou com nove publicações completas disponíveis em formato eletrônico, relacionados às áreas de educação e saúde, sendo a maioria na língua portuguesa. Predominaram-se estudos de caráter quantitativo e qualitativo. Conclui-se que existe uma carência de estudos relacionados às drogas e a disciplina de Educação Física na escola, bem como a importância da prática de atividades físicas na prevenção ao uso de drogas entre adolescentes. É indispensável que os professores de Educação Física promovam hábitos saudáveis entre os estudantes, havendo ainda a necessidade de uma reflexão crítica e construtiva no âmbito educacional para o enfrentamento desta problemática na escola.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6286Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 200-2112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6286/3302Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Evilson MessiasCastilho, Luis Arthur Spinola2019-08-09T11:52:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6286Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-09T11:52:24Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
title Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
spellingShingle Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
Andrade, Evilson Messias
Educação Física. Escola. Drogas. Prevenção.
title_short Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
title_full Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
title_fullStr Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
title_full_unstemmed Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
title_sort Contribuição do profissional de Educação Física no combate as drogas na escola: revisão sistemática da Literatura
author Andrade, Evilson Messias
author_facet Andrade, Evilson Messias
Castilho, Luis Arthur Spinola
author_role author
author2 Castilho, Luis Arthur Spinola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Evilson Messias
Castilho, Luis Arthur Spinola
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Escola. Drogas. Prevenção.
topic Educação Física. Escola. Drogas. Prevenção.
description O consumo de drogas entre os jovens tem aumentado consideravelmente e a escola tem um papel fundamental na prevenção a fim de garantir a saúde física e social dos estudantes. Nesse contexto, as habilidades e competências do Profissional de Educação Física podem coagir significativamente nessa intervenção. Este estudo objetivou analisar a produção científica sobre a contribuição do Profissional de Educação Física no combate as drogas na escola, por meio de uma revisão sistemática de literatura. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online – SciELO, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS e da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS / Medical Literature Analysis and Retrieval System Online - MEDLINE, por meio dos seguintes descritores: drogas, escola, tratamento, educação física, prevenção, infância. A amostra do estudo contou com nove publicações completas disponíveis em formato eletrônico, relacionados às áreas de educação e saúde, sendo a maioria na língua portuguesa. Predominaram-se estudos de caráter quantitativo e qualitativo. Conclui-se que existe uma carência de estudos relacionados às drogas e a disciplina de Educação Física na escola, bem como a importância da prática de atividades físicas na prevenção ao uso de drogas entre adolescentes. É indispensável que os professores de Educação Física promovam hábitos saudáveis entre os estudantes, havendo ainda a necessidade de uma reflexão crítica e construtiva no âmbito educacional para o enfrentamento desta problemática na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6286
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6286/3302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 200-211
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170503180288