Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256 |
Resumo: | O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão. |
id |
UFGD-8_211439954107eac4389c5439e06f8de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidadesAlunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência.O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/825610.30612/hre.v6i12.8256Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 19-322318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256/5105Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessUhmann, Silvana Matos2019-08-15T17:41:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T17:41:22Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades |
title |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades Uhmann, Silvana Matos Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência. |
title_short |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades |
title_full |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades |
title_sort |
Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades |
author |
Uhmann, Silvana Matos |
author_facet |
Uhmann, Silvana Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uhmann, Silvana Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência. |
topic |
Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência. |
description |
O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256 10.30612/hre.v6i12.8256 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v6i12.8256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256/5105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 19-32 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170543026176 |