Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhmann, Silvana Matos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256
Resumo: O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão.
id UFGD-8_211439954107eac4389c5439e06f8de9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidadesAlunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência.O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/825610.30612/hre.v6i12.8256Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 19-322318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256/5105Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessUhmann, Silvana Matos2019-08-15T17:41:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T17:41:22Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
title Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
spellingShingle Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
Uhmann, Silvana Matos
Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência.
title_short Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
title_full Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
title_fullStr Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
title_sort Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades
author Uhmann, Silvana Matos
author_facet Uhmann, Silvana Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uhmann, Silvana Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência.
topic Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência.
description O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256
10.30612/hre.v6i12.8256
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256
identifier_str_mv 10.30612/hre.v6i12.8256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8256/5105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 19-32
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170543026176