Autonomia curricular do professor nos subsistemas de ensino geral e técnico-profissional em Angola: uma análise crítica
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10977 |
Resumo: | Esse artigo augura lançar um olhar crítico e reflexivo sobre as margens de autonomia curricular outorgadas aos professores por vias do Decreto Presidencial nº 276/19, de 6 de Setembro e do Decreto Presidencial nº 254/19, de 9 de Agosto, com o fim último de reforçar as suas possibilidades para melhorar a qualidade educativa. Para dar suporte ao mesmo, e inspirando-se na abordagem qualitativa, primou-se pelo levantamento do aparato teórico-bibliográfico e documental, acerca da temática estudada neste trabalho. O texto desvela que, embora a Administração central confira algumas margens de autonomia retórica aos professores para flexibilizar e inovar o currículo em função do contexto educativo, sem o aperfeiçoamento transversal constante, a maturidade curricular e ausência da vontade e capacidade de auto-regulação colectiva dos professores, tal autonomia será preterida em detrimento das receitas curriculares. |
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Autonomia curricular do professor nos subsistemas de ensino geral e técnico-profissional em Angola: uma análise críticaTeacher's curricular autonomy in general and technical-professional education subsystems in Angola: a critical analysisAutonomia curricular. Professor. Formação. Projectos. Sucesso escolar.Curricular autonomy. Teacher. Training. Projects. School success.Esse artigo augura lançar um olhar crítico e reflexivo sobre as margens de autonomia curricular outorgadas aos professores por vias do Decreto Presidencial nº 276/19, de 6 de Setembro e do Decreto Presidencial nº 254/19, de 9 de Agosto, com o fim último de reforçar as suas possibilidades para melhorar a qualidade educativa. Para dar suporte ao mesmo, e inspirando-se na abordagem qualitativa, primou-se pelo levantamento do aparato teórico-bibliográfico e documental, acerca da temática estudada neste trabalho. O texto desvela que, embora a Administração central confira algumas margens de autonomia retórica aos professores para flexibilizar e inovar o currículo em função do contexto educativo, sem o aperfeiçoamento transversal constante, a maturidade curricular e ausência da vontade e capacidade de auto-regulação colectiva dos professores, tal autonomia será preterida em detrimento das receitas curriculares.This article aims to take a critical and reflective look at the margins of curricular autonomy granted to teachers through Presidential Decree nº 276/19, of 6 September and Presidential Decree nº 254/19, of 9 August, with the ultimate aim of enhancing their possibilities to improve educational quality. In order to support it, and taking inspiration from the qualitative approach, it was distinguished by the survey of the theoretical-bibliographic and documentary apparatus, about the theme studied in this work. The text reveals that, although the Central Administration confers some margins of rhetorical autonomy to teachers in order to make the curriculum more flexible and innovative according to the educational context, without constant transversal improvement, curricular maturity and the lack of collective will and capacity for self-regulation. teachers, such autonomy will be neglected at the expense of curriculum revenues.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1097710.30612/hre.v9i16.10977Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-232318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10977/6616Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJulião, Antônio Luis2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10977Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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