Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819 |
Resumo: | Os conhecimentos da estrutura e funcionamento celular estão atrelados ao desenvolvimento e aplicação de uma série de técnicas microscópicas, cujos conhecimentos são básicos na formação dos profissionais ligados ás áreas de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o uso de aulas práticas de biologia celular aplicadas no ensino médio é importante no processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, este projeto visou oportunizar aulas práticas de biologia celular aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos da cidade de Dourados/MS, promovendo melhor desenvolvimento da aprendizagem, propiciando aos alunos estabelecerem relação com a teoria, focando o conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. As aulas práticas foram realizadas nos laboratórios da Universidade Federal da Grande Dourados, quinzenalmente, com duração de dois anos. Observou-se o interesse dos alunos em participar das aulas práticas. |
id |
UFGD-8_3b72b170a215048248c36f8abaf98373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1819 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiênciaCélula. Aula prática. Ensino e aprendizagem.Os conhecimentos da estrutura e funcionamento celular estão atrelados ao desenvolvimento e aplicação de uma série de técnicas microscópicas, cujos conhecimentos são básicos na formação dos profissionais ligados ás áreas de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o uso de aulas práticas de biologia celular aplicadas no ensino médio é importante no processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, este projeto visou oportunizar aulas práticas de biologia celular aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos da cidade de Dourados/MS, promovendo melhor desenvolvimento da aprendizagem, propiciando aos alunos estabelecerem relação com a teoria, focando o conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. As aulas práticas foram realizadas nos laboratórios da Universidade Federal da Grande Dourados, quinzenalmente, com duração de dois anos. Observou-se o interesse dos alunos em participar das aulas práticas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 145-1522318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819/1442Vaini, Jussara OliveiraCrispim, Bruno do AmaralPereira, Maria Fernanda RamosFernandes, Marcos Ginoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1819Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência |
title |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência |
spellingShingle |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência Vaini, Jussara Oliveira Célula. Aula prática. Ensino e aprendizagem. |
title_short |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência |
title_full |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência |
title_fullStr |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência |
title_sort |
Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência |
author |
Vaini, Jussara Oliveira |
author_facet |
Vaini, Jussara Oliveira Crispim, Bruno do Amaral Pereira, Maria Fernanda Ramos Fernandes, Marcos Gino |
author_role |
author |
author2 |
Crispim, Bruno do Amaral Pereira, Maria Fernanda Ramos Fernandes, Marcos Gino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaini, Jussara Oliveira Crispim, Bruno do Amaral Pereira, Maria Fernanda Ramos Fernandes, Marcos Gino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Célula. Aula prática. Ensino e aprendizagem. |
topic |
Célula. Aula prática. Ensino e aprendizagem. |
description |
Os conhecimentos da estrutura e funcionamento celular estão atrelados ao desenvolvimento e aplicação de uma série de técnicas microscópicas, cujos conhecimentos são básicos na formação dos profissionais ligados ás áreas de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o uso de aulas práticas de biologia celular aplicadas no ensino médio é importante no processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, este projeto visou oportunizar aulas práticas de biologia celular aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos da cidade de Dourados/MS, promovendo melhor desenvolvimento da aprendizagem, propiciando aos alunos estabelecerem relação com a teoria, focando o conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. As aulas práticas foram realizadas nos laboratórios da Universidade Federal da Grande Dourados, quinzenalmente, com duração de dois anos. Observou-se o interesse dos alunos em participar das aulas práticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819/1442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 145-152 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831169963163648 |