Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaini, Jussara Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Crispim, Bruno do Amaral, Pereira, Maria Fernanda Ramos, Fernandes, Marcos Gino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819
Resumo: Os conhecimentos da estrutura e funcionamento celular estão atrelados ao desenvolvimento e aplicação de uma série de técnicas microscópicas, cujos conhecimentos são básicos na formação dos profissionais ligados ás áreas de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o uso de aulas práticas de biologia celular aplicadas no ensino médio é importante no processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, este projeto visou oportunizar aulas práticas de biologia celular aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos da cidade de Dourados/MS, promovendo melhor desenvolvimento da aprendizagem, propiciando aos alunos estabelecerem relação com a teoria, focando o conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. As aulas práticas foram realizadas nos laboratórios da Universidade Federal da Grande Dourados, quinzenalmente, com duração de dois anos. Observou-se o interesse dos alunos em participar das aulas práticas.
id UFGD-8_3b72b170a215048248c36f8abaf98373
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1819
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiênciaCélula. Aula prática. Ensino e aprendizagem.Os conhecimentos da estrutura e funcionamento celular estão atrelados ao desenvolvimento e aplicação de uma série de técnicas microscópicas, cujos conhecimentos são básicos na formação dos profissionais ligados ás áreas de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o uso de aulas práticas de biologia celular aplicadas no ensino médio é importante no processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, este projeto visou oportunizar aulas práticas de biologia celular aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos da cidade de Dourados/MS, promovendo melhor desenvolvimento da aprendizagem, propiciando aos alunos estabelecerem relação com a teoria, focando o conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. As aulas práticas foram realizadas nos laboratórios da Universidade Federal da Grande Dourados, quinzenalmente, com duração de dois anos. Observou-se o interesse dos alunos em participar das aulas práticas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 145-1522318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819/1442Vaini, Jussara OliveiraCrispim, Bruno do AmaralPereira, Maria Fernanda RamosFernandes, Marcos Ginoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1819Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
title Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
spellingShingle Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
Vaini, Jussara Oliveira
Célula. Aula prática. Ensino e aprendizagem.
title_short Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
title_full Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
title_fullStr Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
title_full_unstemmed Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
title_sort Aulas práticas de Biologia Celular para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato de experiência
author Vaini, Jussara Oliveira
author_facet Vaini, Jussara Oliveira
Crispim, Bruno do Amaral
Pereira, Maria Fernanda Ramos
Fernandes, Marcos Gino
author_role author
author2 Crispim, Bruno do Amaral
Pereira, Maria Fernanda Ramos
Fernandes, Marcos Gino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaini, Jussara Oliveira
Crispim, Bruno do Amaral
Pereira, Maria Fernanda Ramos
Fernandes, Marcos Gino
dc.subject.por.fl_str_mv Célula. Aula prática. Ensino e aprendizagem.
topic Célula. Aula prática. Ensino e aprendizagem.
description Os conhecimentos da estrutura e funcionamento celular estão atrelados ao desenvolvimento e aplicação de uma série de técnicas microscópicas, cujos conhecimentos são básicos na formação dos profissionais ligados ás áreas de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o uso de aulas práticas de biologia celular aplicadas no ensino médio é importante no processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, este projeto visou oportunizar aulas práticas de biologia celular aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos da cidade de Dourados/MS, promovendo melhor desenvolvimento da aprendizagem, propiciando aos alunos estabelecerem relação com a teoria, focando o conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. As aulas práticas foram realizadas nos laboratórios da Universidade Federal da Grande Dourados, quinzenalmente, com duração de dois anos. Observou-se o interesse dos alunos em participar das aulas práticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1819/1442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 145-152
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831169963163648