Escola pública: origens e funções no período da revolução industrial inglesa
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9122 |
Resumo: | Analisa-se neste artigo o processo de constituição da escola pública na Revolução Industrial inglesa, explorando suas funções e relações com as demandas do trabalho. Com base no materialismo histórico e numa abordagem qualitativa, apreendem-se inicialmente as condições de trabalho derivadas da manufatura e da industrialização e suas consequências para os trabalhadores. Analisa-se a seguir o processo de organização do sistema nacional de ensino inglês, relacionando-o com as necessidades produtivas dos séculos XVIII e XIX. Infere-se que a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra afetou a sociedade e o trabalho em distintas dimensões. Como dispensou inicialmente a instrução escolar, tanto para o desenvolvimento da maquinaria quanto para a preparação dos trabalhadores, não houve interesse dos industriais pela educação para todos. Já os economistas políticos, como Adam Smith (1723-1790) e Stuart Mill (1806-1873), preconizaram em distintos momentos a necessidade de criação da escola pública. Só ao final do século XIX ela se estabeleceu, com o intuito de elevar o nível moral e cívico dos trabalhadores, contribuindo para a manutenção das relações sociais que se estabeleciam. A análise das funções que a escola pública assumiu em suas origens pode subsidiar a reflexão de sua condição e perspectivas atuais. |
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Escola pública: origens e funções no período da revolução industrial inglesaTrabalho e educação. Escola pública inglesa. Revolução industrial.Analisa-se neste artigo o processo de constituição da escola pública na Revolução Industrial inglesa, explorando suas funções e relações com as demandas do trabalho. Com base no materialismo histórico e numa abordagem qualitativa, apreendem-se inicialmente as condições de trabalho derivadas da manufatura e da industrialização e suas consequências para os trabalhadores. Analisa-se a seguir o processo de organização do sistema nacional de ensino inglês, relacionando-o com as necessidades produtivas dos séculos XVIII e XIX. Infere-se que a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra afetou a sociedade e o trabalho em distintas dimensões. Como dispensou inicialmente a instrução escolar, tanto para o desenvolvimento da maquinaria quanto para a preparação dos trabalhadores, não houve interesse dos industriais pela educação para todos. Já os economistas políticos, como Adam Smith (1723-1790) e Stuart Mill (1806-1873), preconizaram em distintos momentos a necessidade de criação da escola pública. Só ao final do século XIX ela se estabeleceu, com o intuito de elevar o nível moral e cívico dos trabalhadores, contribuindo para a manutenção das relações sociais que se estabeleciam. A análise das funções que a escola pública assumiu em suas origens pode subsidiar a reflexão de sua condição e perspectivas atuais.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/912210.30612/hre.v7i13.9122Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 37-542318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9122/5220Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGotardo, Cleissiane AguidoFavaro, Neide de Almeida Lança Galvão2019-12-19T22:00:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9122Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T22:00:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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