A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688 |
Resumo: | O aluno com paralisia cerebral pode não emitir respostas a todos os conteúdos apresentados, mas com os estímulos necessários e uma intervenção psicopedagógica tem possibilidades de ampliar seu campo comunicativo e perceber suas potencialidades, recuperando dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmico. Com objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem do aluno com paralisia cerebral foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma avaliação psicopedagógica com 02 sessões de avaliação e 03 sessões de intervenção, na Escola referência em Educação Especial no município de Hortolândia no ano de 2014. Ficou evidenciado com o presente estudo a importância de uma psicopedagogia dinâmica e flexível, tendo o sujeito como ator, principal e único e que possui sua própria história devendo ser respeitada. |
id |
UFGD-8_51dbb07cad1c1e3515b3ba04da462196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4688 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebralPsicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral.O aluno com paralisia cerebral pode não emitir respostas a todos os conteúdos apresentados, mas com os estímulos necessários e uma intervenção psicopedagógica tem possibilidades de ampliar seu campo comunicativo e perceber suas potencialidades, recuperando dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmico. Com objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem do aluno com paralisia cerebral foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma avaliação psicopedagógica com 02 sessões de avaliação e 03 sessões de intervenção, na Escola referência em Educação Especial no município de Hortolândia no ano de 2014. Ficou evidenciado com o presente estudo a importância de uma psicopedagogia dinâmica e flexível, tendo o sujeito como ator, principal e único e que possui sua própria história devendo ser respeitada.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 26-362318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688/2717Machado, Roberta Luiza da SilvaViana, Helena BrandãoCarvalho, Evodite Gonçalves Amorim deLandim, Alexandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:09:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4688Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:09:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral |
title |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral |
spellingShingle |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral Machado, Roberta Luiza da Silva Psicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral. |
title_short |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral |
title_full |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral |
title_fullStr |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral |
title_sort |
A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral |
author |
Machado, Roberta Luiza da Silva |
author_facet |
Machado, Roberta Luiza da Silva Viana, Helena Brandão Carvalho, Evodite Gonçalves Amorim de Landim, Alexandro |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Helena Brandão Carvalho, Evodite Gonçalves Amorim de Landim, Alexandro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Roberta Luiza da Silva Viana, Helena Brandão Carvalho, Evodite Gonçalves Amorim de Landim, Alexandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral. |
topic |
Psicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral. |
description |
O aluno com paralisia cerebral pode não emitir respostas a todos os conteúdos apresentados, mas com os estímulos necessários e uma intervenção psicopedagógica tem possibilidades de ampliar seu campo comunicativo e perceber suas potencialidades, recuperando dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmico. Com objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem do aluno com paralisia cerebral foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma avaliação psicopedagógica com 02 sessões de avaliação e 03 sessões de intervenção, na Escola referência em Educação Especial no município de Hortolândia no ano de 2014. Ficou evidenciado com o presente estudo a importância de uma psicopedagogia dinâmica e flexível, tendo o sujeito como ator, principal e único e que possui sua própria história devendo ser respeitada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688/2717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 26-36 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170046001152 |