A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Roberta Luiza da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Viana, Helena Brandão, Carvalho, Evodite Gonçalves Amorim de, Landim, Alexandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688
Resumo: O aluno com paralisia cerebral pode não emitir respostas a todos os conteúdos apresentados, mas com os estímulos necessários e uma intervenção psicopedagógica tem possibilidades de ampliar seu campo comunicativo e perceber suas potencialidades, recuperando dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmico. Com objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem do aluno com paralisia cerebral foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma avaliação psicopedagógica com 02 sessões de avaliação e 03 sessões de intervenção, na Escola referência em Educação Especial no município de Hortolândia no ano de 2014. Ficou evidenciado com o presente estudo a importância de uma psicopedagogia dinâmica e flexível, tendo o sujeito como ator, principal e único e que possui sua própria história devendo ser respeitada.
id UFGD-8_51dbb07cad1c1e3515b3ba04da462196
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4688
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebralPsicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral.O aluno com paralisia cerebral pode não emitir respostas a todos os conteúdos apresentados, mas com os estímulos necessários e uma intervenção psicopedagógica tem possibilidades de ampliar seu campo comunicativo e perceber suas potencialidades, recuperando dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmico. Com objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem do aluno com paralisia cerebral foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma avaliação psicopedagógica com 02 sessões de avaliação e 03 sessões de intervenção, na Escola referência em Educação Especial no município de Hortolândia no ano de 2014. Ficou evidenciado com o presente estudo a importância de uma psicopedagogia dinâmica e flexível, tendo o sujeito como ator, principal e único e que possui sua própria história devendo ser respeitada.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 26-362318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688/2717Machado, Roberta Luiza da SilvaViana, Helena BrandãoCarvalho, Evodite Gonçalves Amorim deLandim, Alexandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:09:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4688Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:09:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
title A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
spellingShingle A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
Machado, Roberta Luiza da Silva
Psicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral.
title_short A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
title_full A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
title_fullStr A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
title_sort A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral
author Machado, Roberta Luiza da Silva
author_facet Machado, Roberta Luiza da Silva
Viana, Helena Brandão
Carvalho, Evodite Gonçalves Amorim de
Landim, Alexandro
author_role author
author2 Viana, Helena Brandão
Carvalho, Evodite Gonçalves Amorim de
Landim, Alexandro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Roberta Luiza da Silva
Viana, Helena Brandão
Carvalho, Evodite Gonçalves Amorim de
Landim, Alexandro
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral.
topic Psicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral.
description O aluno com paralisia cerebral pode não emitir respostas a todos os conteúdos apresentados, mas com os estímulos necessários e uma intervenção psicopedagógica tem possibilidades de ampliar seu campo comunicativo e perceber suas potencialidades, recuperando dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmico. Com objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem do aluno com paralisia cerebral foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma avaliação psicopedagógica com 02 sessões de avaliação e 03 sessões de intervenção, na Escola referência em Educação Especial no município de Hortolândia no ano de 2014. Ficou evidenciado com o presente estudo a importância de uma psicopedagogia dinâmica e flexível, tendo o sujeito como ator, principal e único e que possui sua própria história devendo ser respeitada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4688/2717
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 26-36
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170046001152