A Revista Bem-Te-Vi e a educação para os indígenas na reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
DOI: | 10.30612/hre.v9i16.13104 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13104 |
Resumo: | O projeto de civilização e educação desenvolvido pelos missionários protestantes na primeira metade do século XX para as etnias, Kaiowá, Guarani e Terena da Reserva Indígena de Dourados (RID), região Sul de Mato Grosso (MT), contou com a circulação da revista metodista Bem-te-vi, a partir de 1922. Assim, o artigo analisa a educação ministrada aos indígenas nesse período com base nos conteúdos abordados na Revista, buscando relacionar o projeto de educação à teoria positivista. Para compor as análises realizadas neste texto, foi preciso recorrer a documentos do Posto Indígena Francisco Horta, disponíveis nos arquivos do Museu do Índio do Rio de Janeiro, ao jornal protestante O Estandarte, disponibilizado para consulta online e a revista Bem-te-vi. Os resultados apontaram que a imprensa evangélica contribuiu com o projeto de educação, evangelização e “civilização” direcionado aos indígenas, por meio de conteúdos. Assim, podemos constatar que essa imprensa priorizava a formação de sujeitos cristãos e civilizados, alcançando desse modo, o estado de desenvolvimento. |
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A Revista Bem-Te-Vi e a educação para os indígenas na reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XXBem-Te-Vi magazine and education for indigenous people in the Dourados / MT reserve in the first half of the XX centuryHistória da educação. Ensino para os indígenas. Revista Bem-te-vi. Positivismo.History of education. Teaching to indigenous people. Bem-te-vi magazine. Positivism.O projeto de civilização e educação desenvolvido pelos missionários protestantes na primeira metade do século XX para as etnias, Kaiowá, Guarani e Terena da Reserva Indígena de Dourados (RID), região Sul de Mato Grosso (MT), contou com a circulação da revista metodista Bem-te-vi, a partir de 1922. Assim, o artigo analisa a educação ministrada aos indígenas nesse período com base nos conteúdos abordados na Revista, buscando relacionar o projeto de educação à teoria positivista. Para compor as análises realizadas neste texto, foi preciso recorrer a documentos do Posto Indígena Francisco Horta, disponíveis nos arquivos do Museu do Índio do Rio de Janeiro, ao jornal protestante O Estandarte, disponibilizado para consulta online e a revista Bem-te-vi. Os resultados apontaram que a imprensa evangélica contribuiu com o projeto de educação, evangelização e “civilização” direcionado aos indígenas, por meio de conteúdos. Assim, podemos constatar que essa imprensa priorizava a formação de sujeitos cristãos e civilizados, alcançando desse modo, o estado de desenvolvimento.The civilization and education project developed by Protestant missionaries in the first half of the 20th century for the ethnic groups, Kaiowá, Guarani and Terena of the Indigenous Reservation of Dourados (RID), in the southern region of Mato Grosso (MT), had the circulation of the Methodist magazine Bem-te-vi, from 1922. Thus, the article analyzes the education given to the indigenous people in this period based on the contents covered in the Magazine, seeking to relate the education project to the positivist theory. In order to compose the analyzes carried out in this text, it was necessary to resort to documents from the Francisco Horta Indigenous Post, available in the archives of the Museu do Índio do Rio de Janeiro, the Protestant newspaper O Estandarte, available for online consultation and the magazine Bem-te-vi. The results showed that the evangelical press contributed to the education, evangelization and “civilization” project aimed at indigenous people, through content. Thus, we can see that this press prioritized the formation of Christian and civilized subjects, thus reaching the stage of development.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310410.30612/hre.v9i16.13104Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-152318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13104/6591Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Cristiane PereiraFurtado, Alessandra Cristina2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13104Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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