Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maridete Brito Cunha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almouloud, Saddo Ag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9224
Resumo: Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de doutorado que analisa uma organização didática, cujas tarefas articulam provas e demonstrações geométricas, com intuito de minimizar as dificuldades de alunos de um curso de licenciatura em matemática relacionadas a quadrilátero. A organização envolveu tarefas de construções geométricas em um ambiente de papel e lápis, em que os alunos foram solicitados a construir figuras geométricas e justificar matematicamente as técnicas utilizadas. Neste texto, apresentamos as análises a priori e a posteriori que se apoiaram na Teoria Antropológica do Didático e na articulação entre os registros de representação. Concluímos que as tarefas se mostraram férteis para que os alunos pudessem efetuar conversões de representações de registros e coordenar as apreensões da figura, contribuindo assim para a (re)construção dos saberes/conhecimentos relativos a quadriláteros, prova e demonstração.
id UFGD-8_6418bf2636c8169dcaaa1d8e65253d0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9224
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstraçõesProva. Demonstração. Geometria. Quadriláteros.Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de doutorado que analisa uma organização didática, cujas tarefas articulam provas e demonstrações geométricas, com intuito de minimizar as dificuldades de alunos de um curso de licenciatura em matemática relacionadas a quadrilátero. A organização envolveu tarefas de construções geométricas em um ambiente de papel e lápis, em que os alunos foram solicitados a construir figuras geométricas e justificar matematicamente as técnicas utilizadas. Neste texto, apresentamos as análises a priori e a posteriori que se apoiaram na Teoria Antropológica do Didático e na articulação entre os registros de representação. Concluímos que as tarefas se mostraram férteis para que os alunos pudessem efetuar conversões de representações de registros e coordenar as apreensões da figura, contribuindo assim para a (re)construção dos saberes/conhecimentos relativos a quadriláteros, prova e demonstração.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/922410.30612/hre.v7i13.9224Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 132-1562318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9224/5225Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maridete Brito CunhaAlmouloud, Saddo Ag2020-05-08T11:42:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9224Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-05-08T11:42:10Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações
title Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações
spellingShingle Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações
Ferreira, Maridete Brito Cunha
Prova. Demonstração. Geometria. Quadriláteros.
title_short Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações
title_full Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações
title_fullStr Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações
title_full_unstemmed Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações
title_sort Proposta metodológica para o ensino de quadriláteros via provas e demonstrações
author Ferreira, Maridete Brito Cunha
author_facet Ferreira, Maridete Brito Cunha
Almouloud, Saddo Ag
author_role author
author2 Almouloud, Saddo Ag
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maridete Brito Cunha
Almouloud, Saddo Ag
dc.subject.por.fl_str_mv Prova. Demonstração. Geometria. Quadriláteros.
topic Prova. Demonstração. Geometria. Quadriláteros.
description Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de doutorado que analisa uma organização didática, cujas tarefas articulam provas e demonstrações geométricas, com intuito de minimizar as dificuldades de alunos de um curso de licenciatura em matemática relacionadas a quadrilátero. A organização envolveu tarefas de construções geométricas em um ambiente de papel e lápis, em que os alunos foram solicitados a construir figuras geométricas e justificar matematicamente as técnicas utilizadas. Neste texto, apresentamos as análises a priori e a posteriori que se apoiaram na Teoria Antropológica do Didático e na articulação entre os registros de representação. Concluímos que as tarefas se mostraram férteis para que os alunos pudessem efetuar conversões de representações de registros e coordenar as apreensões da figura, contribuindo assim para a (re)construção dos saberes/conhecimentos relativos a quadriláteros, prova e demonstração.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9224
10.30612/hre.v7i13.9224
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9224
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i13.9224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9224/5225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 132-156
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170598600704