Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francioli, Fatima Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1838
Resumo: Neste artigo apresentamos alguns dados da educação no solo da Revolução Russa de 1917 que contribuíram para o surgimento da teoria histórico-cultural, liderada por Vigostski e desenvolvida por um grupo de pesquisadores russos. Luria, que fazia parte deste grupo, desenvolveu uma pesquisa de espantosa contemporaneidade sobre a escrita, apresentando os diversos estágios da pré-escrita que a criança assimila antes de entrar na escola, considerados fundamentais para a aquisição da linguagem escrita. Para melhor compreender os estágios apresentados por Luria, replicamos os experimentos com algumas crianças, observando pessoalmente os diversos estágios que ela percorre até chegar á escrita simbólica.
id UFGD-8_6816f1215ba6c1972624ba73647b6bf7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1838
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadasEstágios da pré-escrita. Alfabetização. Luria.Neste artigo apresentamos alguns dados da educação no solo da Revolução Russa de 1917 que contribuíram para o surgimento da teoria histórico-cultural, liderada por Vigostski e desenvolvida por um grupo de pesquisadores russos. Luria, que fazia parte deste grupo, desenvolveu uma pesquisa de espantosa contemporaneidade sobre a escrita, apresentando os diversos estágios da pré-escrita que a criança assimila antes de entrar na escola, considerados fundamentais para a aquisição da linguagem escrita. Para melhor compreender os estágios apresentados por Luria, replicamos os experimentos com algumas crianças, observando pessoalmente os diversos estágios que ela percorre até chegar á escrita simbólica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1838Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 73-852318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1838/1437Francioli, Fatima Aparecida de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1838Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
title Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
spellingShingle Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
Francioli, Fatima Aparecida de Souza
Estágios da pré-escrita. Alfabetização. Luria.
title_short Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
title_full Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
title_fullStr Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
title_full_unstemmed Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
title_sort Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
author Francioli, Fatima Aparecida de Souza
author_facet Francioli, Fatima Aparecida de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francioli, Fatima Aparecida de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios da pré-escrita. Alfabetização. Luria.
topic Estágios da pré-escrita. Alfabetização. Luria.
description Neste artigo apresentamos alguns dados da educação no solo da Revolução Russa de 1917 que contribuíram para o surgimento da teoria histórico-cultural, liderada por Vigostski e desenvolvida por um grupo de pesquisadores russos. Luria, que fazia parte deste grupo, desenvolveu uma pesquisa de espantosa contemporaneidade sobre a escrita, apresentando os diversos estágios da pré-escrita que a criança assimila antes de entrar na escola, considerados fundamentais para a aquisição da linguagem escrita. Para melhor compreender os estágios apresentados por Luria, replicamos os experimentos com algumas crianças, observando pessoalmente os diversos estágios que ela percorre até chegar á escrita simbólica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1838
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1838/1437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 73-85
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831169968406528