Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Leonardo Tavares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Fabianna Evangelista, Carvalho, Esaú dos Santos, Santos, Joatan Silvério da Silva, Rodrigues Júnior, José Carlos, Oliveira, Natália Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6099
Resumo: A formação dos professores nos cursos de licenciatura no Brasil é um desafio para as políticas educacionais, mesmos após as propostas e reformas curriculares dos anos 1990. Como forma de antecipar o vínculo do docente com a profissão foi criado o PIBID, um programa de bolsas de iniciação à docência que tem como objetivo favorecer a inserção dos alunos das licenciaturas no ambiente escolar, permitindo a articulação entre a educação superior e as escolas do sistema público de educação básica. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos professores supervisores do PIBID acerca das contribuições e desafios do programa para a formação de professores e para a escola pública. Foi aplicado um questionário aberto e os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise de discurso. Dentre as contribuições, os supervisores destacaram o crescimento pessoal e profissional dos bolsistas, que vivenciam a realidade das salas de aula, ajudando-os a afirmar sua escolha profissional e preparando-os para a docência. Entre os desafios, é citado o desenvolvimento de estratégias e métodos para a condução da sala de aula. Conclui-se que o PIBID aproxima a universidade da escola pública na busca pela solução de problemas e parceria no desenvolvimento de projetos.
id UFGD-8_85cddc6e8395b52bfdd24eb948d80e3e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6099
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programaPerception of PIBID supervisors about the contribuitions and challenges of the programEnsino. PIBID. Docentes.Teaching. PIBID. Teachers.A formação dos professores nos cursos de licenciatura no Brasil é um desafio para as políticas educacionais, mesmos após as propostas e reformas curriculares dos anos 1990. Como forma de antecipar o vínculo do docente com a profissão foi criado o PIBID, um programa de bolsas de iniciação à docência que tem como objetivo favorecer a inserção dos alunos das licenciaturas no ambiente escolar, permitindo a articulação entre a educação superior e as escolas do sistema público de educação básica. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos professores supervisores do PIBID acerca das contribuições e desafios do programa para a formação de professores e para a escola pública. Foi aplicado um questionário aberto e os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise de discurso. Dentre as contribuições, os supervisores destacaram o crescimento pessoal e profissional dos bolsistas, que vivenciam a realidade das salas de aula, ajudando-os a afirmar sua escolha profissional e preparando-os para a docência. Entre os desafios, é citado o desenvolvimento de estratégias e métodos para a condução da sala de aula. Conclui-se que o PIBID aproxima a universidade da escola pública na busca pela solução de problemas e parceria no desenvolvimento de projetos.The preparation of teachers in Brazil is a challenge for educational policies. To anticipate the teacher's bond with the profession PIBID was created, a scholarship program aiming at promoting the insertion of undergraduation students in the school environment, allowing articulation between higher education and public basic education. The aim of this study was to identify the perception of PIBID supervisors about the contributions and challenges of the program. An open questionnaire was applied and data were analyzed qualitatively. Among the contributions, the personal and professional growth of scholarship recipients were highlighted, as they experience the reality of the classroom, affirming their professional choice and preparing them for teaching. Among the challenges, the development of strategies and methods for conducting the classroom was cited. In conclusion, PIBID approaches the university and the public schools in the search of problems solution development of projects.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/609910.30612/hre.v5i9.6099Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 133-1452318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6099/4361Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Leonardo TavaresAzevedo, Fabianna EvangelistaCarvalho, Esaú dos SantosSantos, Joatan Silvério da SilvaRodrigues Júnior, José CarlosOliveira, Natália Cristina de2019-08-15T16:37:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6099Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:37:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
Perception of PIBID supervisors about the contribuitions and challenges of the program
title Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
spellingShingle Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
Martins, Leonardo Tavares
Ensino. PIBID. Docentes.
Teaching. PIBID. Teachers.
title_short Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
title_full Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
title_fullStr Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
title_full_unstemmed Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
title_sort Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
author Martins, Leonardo Tavares
author_facet Martins, Leonardo Tavares
Azevedo, Fabianna Evangelista
Carvalho, Esaú dos Santos
Santos, Joatan Silvério da Silva
Rodrigues Júnior, José Carlos
Oliveira, Natália Cristina de
author_role author
author2 Azevedo, Fabianna Evangelista
Carvalho, Esaú dos Santos
Santos, Joatan Silvério da Silva
Rodrigues Júnior, José Carlos
Oliveira, Natália Cristina de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Leonardo Tavares
Azevedo, Fabianna Evangelista
Carvalho, Esaú dos Santos
Santos, Joatan Silvério da Silva
Rodrigues Júnior, José Carlos
Oliveira, Natália Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. PIBID. Docentes.
Teaching. PIBID. Teachers.
topic Ensino. PIBID. Docentes.
Teaching. PIBID. Teachers.
description A formação dos professores nos cursos de licenciatura no Brasil é um desafio para as políticas educacionais, mesmos após as propostas e reformas curriculares dos anos 1990. Como forma de antecipar o vínculo do docente com a profissão foi criado o PIBID, um programa de bolsas de iniciação à docência que tem como objetivo favorecer a inserção dos alunos das licenciaturas no ambiente escolar, permitindo a articulação entre a educação superior e as escolas do sistema público de educação básica. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos professores supervisores do PIBID acerca das contribuições e desafios do programa para a formação de professores e para a escola pública. Foi aplicado um questionário aberto e os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise de discurso. Dentre as contribuições, os supervisores destacaram o crescimento pessoal e profissional dos bolsistas, que vivenciam a realidade das salas de aula, ajudando-os a afirmar sua escolha profissional e preparando-os para a docência. Entre os desafios, é citado o desenvolvimento de estratégias e métodos para a condução da sala de aula. Conclui-se que o PIBID aproxima a universidade da escola pública na busca pela solução de problemas e parceria no desenvolvimento de projetos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6099
10.30612/hre.v5i9.6099
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6099
identifier_str_mv 10.30612/hre.v5i9.6099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6099/4361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 133-145
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170102624256