A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ripa, Roselaine
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10191
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o processo de institucionalização da modalidade a distância na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, a partir da história do Centro de Educação a Distância – CEAD criado em 2002. Iniciamos com uma breve reflexão sobre a educação a distância nas universidades públicas brasileiras nas últimas décadas e, na sequência, apresentamos os marcos legais que têm apoiado o processo de institucionalização da EAD na UDESC, com destaque à política de EAD da UDESC aprovada em 2014 e sua relação com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UDESC do período de 2017 a 2021 e com as novas diretrizes do ensino de graduação elaboradas em 2019. Para finalizar o relato, apontamos as conquistas e alguns desafios que ainda envolvem a modalidade a distância na instituição.
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spelling A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESCThe institutionalization of Ead in public universities: an experience report from UDESCEnsino Superior. Institucionalização da EaD. UDESC.University education. Institutionalization of distance education. Distance Education. UDESC.Este trabalho tem o objetivo de apresentar o processo de institucionalização da modalidade a distância na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, a partir da história do Centro de Educação a Distância – CEAD criado em 2002. Iniciamos com uma breve reflexão sobre a educação a distância nas universidades públicas brasileiras nas últimas décadas e, na sequência, apresentamos os marcos legais que têm apoiado o processo de institucionalização da EAD na UDESC, com destaque à política de EAD da UDESC aprovada em 2014 e sua relação com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UDESC do período de 2017 a 2021 e com as novas diretrizes do ensino de graduação elaboradas em 2019. Para finalizar o relato, apontamos as conquistas e alguns desafios que ainda envolvem a modalidade a distância na instituição.This work aims to present the institutionalization process of distance learning at the Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, based on the history of the Centro de Educação a Distância - CEAD created in 2002. We begin with a brief reflection on education at distance in Brazilian public universities in the last decades and, next, we present the legal frameworks that have supported the process of institutionalization of distance education in UDESC, with emphasis on the distance education policy of UDESC approved in 2014 and its relationship with the Institutional Development Plan of UDESC from 2017 to 2021 and with the new guidelines for undergraduate education developed in 2019. To conclude the report, we point out the achievements and some challenges that involve distance learning at the institution.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1019110.30612/hre.v9i16.10191Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-172318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10191/6626Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRipa, Roselaine2021-01-14T17:23:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10191Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:15Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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