Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Elizabeth Matos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Herrmann, Ivan Claudino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
DOI: 10.30612/hre.v7i14.10455
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10455
Resumo: A institucionalização da EaD no Brasil, com ênfase nas Instituições Federais de Ensino Superior, é a temática abordada neste artigo. O recorte temporal utilizado na pesquisa com metodologia pautada na análise documental em sites do governo foi feito de 2000 a 2019, com ênfase nas políticas públicas para promoção da EaD por meio de programas e planos de governo, como o REUNI, UAB, VSL. O desenvolvimento da pesquisa aponta que tais inciativas acabam se configurando como causas geradoras de ações no âmbito educacional que necessariamente têm efeitos. O escopo teórico que relaciona as políticas públicas e seus efeitos nas IFES, numa perspectiva exógena e efeito endógeno é trazido por Rezende (2013); Katznelson e Weingast (2005). É nessa dicotomia causa-efeito que se analisa o aspecto institucional da EaD nas IFES, com análise configurando estudo de caso, a EaD da UFGD. As considerações finais apontam que a realidade do processo de institucionalização da EaD nas IFES é, ainda, tangencial, mesmo com o avanço da EaD nesses espaços, na última década, justamente, porque, apesar de ter havido, por parte do governo federal, mais empenho no campo normativo dessa modalidade educacional, não houve, de forma simultânea, descentralização orçamentária específica ao custo-aluno da EaD nas universidades federais. Tal realidade é desafiante e convidativa à criação de políticas públicas propositivas e geradoras de modelos institucionais da EaD nas IFES, fortalecendo-as endogenamente.
id UFGD-8_a52f57ef04738703539bb4ce7a0e15f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10455
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
spelling Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitosInstitucionalizaçãoEaDUniversidade FederalA institucionalização da EaD no Brasil, com ênfase nas Instituições Federais de Ensino Superior, é a temática abordada neste artigo. O recorte temporal utilizado na pesquisa com metodologia pautada na análise documental em sites do governo foi feito de 2000 a 2019, com ênfase nas políticas públicas para promoção da EaD por meio de programas e planos de governo, como o REUNI, UAB, VSL. O desenvolvimento da pesquisa aponta que tais inciativas acabam se configurando como causas geradoras de ações no âmbito educacional que necessariamente têm efeitos. O escopo teórico que relaciona as políticas públicas e seus efeitos nas IFES, numa perspectiva exógena e efeito endógeno é trazido por Rezende (2013); Katznelson e Weingast (2005). É nessa dicotomia causa-efeito que se analisa o aspecto institucional da EaD nas IFES, com análise configurando estudo de caso, a EaD da UFGD. As considerações finais apontam que a realidade do processo de institucionalização da EaD nas IFES é, ainda, tangencial, mesmo com o avanço da EaD nesses espaços, na última década, justamente, porque, apesar de ter havido, por parte do governo federal, mais empenho no campo normativo dessa modalidade educacional, não houve, de forma simultânea, descentralização orçamentária específica ao custo-aluno da EaD nas universidades federais. Tal realidade é desafiante e convidativa à criação de políticas públicas propositivas e geradoras de modelos institucionais da EaD nas IFES, fortalecendo-as endogenamente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1045510.30612/hre.v7i14.10455Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 5-182318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10455/5471Copyright (c) 2019 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Elizabeth MatosHerrmann, Ivan Claudino2019-12-19T21:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10455Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T21:54:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
title Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
spellingShingle Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
Rocha, Elizabeth Matos
Institucionalização
EaD
Universidade Federal
Rocha, Elizabeth Matos
Institucionalização
EaD
Universidade Federal
title_short Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
title_full Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
title_fullStr Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
title_full_unstemmed Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
title_sort Institucionalização da educação a distância no ensino superior federal: causas e efeitos
author Rocha, Elizabeth Matos
author_facet Rocha, Elizabeth Matos
Rocha, Elizabeth Matos
Herrmann, Ivan Claudino
Herrmann, Ivan Claudino
author_role author
author2 Herrmann, Ivan Claudino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Elizabeth Matos
Herrmann, Ivan Claudino
dc.subject.por.fl_str_mv Institucionalização
EaD
Universidade Federal
topic Institucionalização
EaD
Universidade Federal
description A institucionalização da EaD no Brasil, com ênfase nas Instituições Federais de Ensino Superior, é a temática abordada neste artigo. O recorte temporal utilizado na pesquisa com metodologia pautada na análise documental em sites do governo foi feito de 2000 a 2019, com ênfase nas políticas públicas para promoção da EaD por meio de programas e planos de governo, como o REUNI, UAB, VSL. O desenvolvimento da pesquisa aponta que tais inciativas acabam se configurando como causas geradoras de ações no âmbito educacional que necessariamente têm efeitos. O escopo teórico que relaciona as políticas públicas e seus efeitos nas IFES, numa perspectiva exógena e efeito endógeno é trazido por Rezende (2013); Katznelson e Weingast (2005). É nessa dicotomia causa-efeito que se analisa o aspecto institucional da EaD nas IFES, com análise configurando estudo de caso, a EaD da UFGD. As considerações finais apontam que a realidade do processo de institucionalização da EaD nas IFES é, ainda, tangencial, mesmo com o avanço da EaD nesses espaços, na última década, justamente, porque, apesar de ter havido, por parte do governo federal, mais empenho no campo normativo dessa modalidade educacional, não houve, de forma simultânea, descentralização orçamentária específica ao custo-aluno da EaD nas universidades federais. Tal realidade é desafiante e convidativa à criação de políticas públicas propositivas e geradoras de modelos institucionais da EaD nas IFES, fortalecendo-as endogenamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10455
10.30612/hre.v7i14.10455
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10455
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i14.10455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10455/5471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 5-18
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1822162972498198528
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30612/hre.v7i14.10455