Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127 |
Resumo: | A especialização precoce é o processo em que crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade considerada apropriada. A questão principal tratada neste artigo não é desfazer a importância do fenômeno esportivo na vida da criança, mas analisar a forma como vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema. Preocupados com a forma com que os professores conduziam a prática esportiva nas aulas de educação física, pesquisas sobre a pedagogia do esporte na escola começaram a ser feitas por estudiosos da área da educação física escolar e a partir desses estudos, chegou-se a conclusão que nossos alunos estariam sofrendo especialização precoce, crianças se transformando em atletas muito antes do indicado. Diante disso, o objetivo deste estudo é a análise dos aspectos favoráveis e contrários da prática esportiva precoce. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa onde professores de Educação Física de uma escola pública da cidade de Dourados responderam a um questionário sobre o tema com o objetivo de investigar como estes profissionais estão analisando a prática esportiva entre os pequenos. De acordo com a pesquisa realizada conclui-se que os professores entrevistados acreditam que a melhor idade para iniciar uma criança na prática competitiva é por volta dos 5/6 anos e não é isso que indica a literatura estudada. E um dos motivos para que isso aconteça é a preocupação em formar cidadão do bem e com saúde. |
id |
UFGD-8_a7f1b24d1e9e524fa8f1d081b8ea8f9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3127 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil.A especialização precoce é o processo em que crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade considerada apropriada. A questão principal tratada neste artigo não é desfazer a importância do fenômeno esportivo na vida da criança, mas analisar a forma como vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema. Preocupados com a forma com que os professores conduziam a prática esportiva nas aulas de educação física, pesquisas sobre a pedagogia do esporte na escola começaram a ser feitas por estudiosos da área da educação física escolar e a partir desses estudos, chegou-se a conclusão que nossos alunos estariam sofrendo especialização precoce, crianças se transformando em atletas muito antes do indicado. Diante disso, o objetivo deste estudo é a análise dos aspectos favoráveis e contrários da prática esportiva precoce. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa onde professores de Educação Física de uma escola pública da cidade de Dourados responderam a um questionário sobre o tema com o objetivo de investigar como estes profissionais estão analisando a prática esportiva entre os pequenos. De acordo com a pesquisa realizada conclui-se que os professores entrevistados acreditam que a melhor idade para iniciar uma criança na prática competitiva é por volta dos 5/6 anos e não é isso que indica a literatura estudada. E um dos motivos para que isso aconteça é a preocupação em formar cidadão do bem e com saúde.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 49-652318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127/2052Gregório, Karla MelloSilva, Thaise dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3127Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:56:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas? |
title |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas? |
spellingShingle |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas? Gregório, Karla Mello Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil. |
title_short |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas? |
title_full |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas? |
title_fullStr |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas? |
title_full_unstemmed |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas? |
title_sort |
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas? |
author |
Gregório, Karla Mello |
author_facet |
Gregório, Karla Mello Silva, Thaise da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Thaise da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregório, Karla Mello Silva, Thaise da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil. |
topic |
Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil. |
description |
A especialização precoce é o processo em que crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade considerada apropriada. A questão principal tratada neste artigo não é desfazer a importância do fenômeno esportivo na vida da criança, mas analisar a forma como vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema. Preocupados com a forma com que os professores conduziam a prática esportiva nas aulas de educação física, pesquisas sobre a pedagogia do esporte na escola começaram a ser feitas por estudiosos da área da educação física escolar e a partir desses estudos, chegou-se a conclusão que nossos alunos estariam sofrendo especialização precoce, crianças se transformando em atletas muito antes do indicado. Diante disso, o objetivo deste estudo é a análise dos aspectos favoráveis e contrários da prática esportiva precoce. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa onde professores de Educação Física de uma escola pública da cidade de Dourados responderam a um questionário sobre o tema com o objetivo de investigar como estes profissionais estão analisando a prática esportiva entre os pequenos. De acordo com a pesquisa realizada conclui-se que os professores entrevistados acreditam que a melhor idade para iniciar uma criança na prática competitiva é por volta dos 5/6 anos e não é isso que indica a literatura estudada. E um dos motivos para que isso aconteça é a preocupação em formar cidadão do bem e com saúde. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127/2052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 49-65 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170006155264 |