Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Karla Mello
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Thaise da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127
Resumo: A especialização precoce é o processo em que crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade considerada apropriada. A questão principal tratada neste artigo não é desfazer a importância do fenômeno esportivo na vida da criança, mas analisar a forma como vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema. Preocupados com a forma com que os professores conduziam a prática esportiva nas aulas de educação física, pesquisas sobre a pedagogia do esporte na escola começaram a ser feitas por estudiosos da área da educação física escolar e a partir desses estudos, chegou-se a conclusão que nossos alunos estariam sofrendo especialização precoce, crianças se transformando em atletas muito antes do indicado. Diante disso, o objetivo deste estudo é a análise dos aspectos favoráveis e contrários da prática esportiva precoce. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa onde professores de Educação Física de uma escola pública da cidade de Dourados responderam a um questionário sobre o tema com o objetivo de investigar como estes profissionais estão analisando a prática esportiva entre os pequenos. De acordo com a pesquisa realizada conclui-se que os professores entrevistados acreditam que a melhor idade para iniciar uma criança na prática competitiva é por volta dos 5/6 anos e não é isso que indica a literatura estudada. E um dos motivos para que isso aconteça é a preocupação em formar cidadão do bem e com saúde.
id UFGD-8_a7f1b24d1e9e524fa8f1d081b8ea8f9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3127
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil.A especialização precoce é o processo em que crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade considerada apropriada. A questão principal tratada neste artigo não é desfazer a importância do fenômeno esportivo na vida da criança, mas analisar a forma como vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema. Preocupados com a forma com que os professores conduziam a prática esportiva nas aulas de educação física, pesquisas sobre a pedagogia do esporte na escola começaram a ser feitas por estudiosos da área da educação física escolar e a partir desses estudos, chegou-se a conclusão que nossos alunos estariam sofrendo especialização precoce, crianças se transformando em atletas muito antes do indicado. Diante disso, o objetivo deste estudo é a análise dos aspectos favoráveis e contrários da prática esportiva precoce. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa onde professores de Educação Física de uma escola pública da cidade de Dourados responderam a um questionário sobre o tema com o objetivo de investigar como estes profissionais estão analisando a prática esportiva entre os pequenos. De acordo com a pesquisa realizada conclui-se que os professores entrevistados acreditam que a melhor idade para iniciar uma criança na prática competitiva é por volta dos 5/6 anos e não é isso que indica a literatura estudada. E um dos motivos para que isso aconteça é a preocupação em formar cidadão do bem e com saúde.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 49-652318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127/2052Gregório, Karla MelloSilva, Thaise dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3127Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:56:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
title Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
spellingShingle Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
Gregório, Karla Mello
Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil.
title_short Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
title_full Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
title_fullStr Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
title_full_unstemmed Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
title_sort Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
author Gregório, Karla Mello
author_facet Gregório, Karla Mello
Silva, Thaise da
author_role author
author2 Silva, Thaise da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregório, Karla Mello
Silva, Thaise da
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil.
topic Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil.
description A especialização precoce é o processo em que crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade considerada apropriada. A questão principal tratada neste artigo não é desfazer a importância do fenômeno esportivo na vida da criança, mas analisar a forma como vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema. Preocupados com a forma com que os professores conduziam a prática esportiva nas aulas de educação física, pesquisas sobre a pedagogia do esporte na escola começaram a ser feitas por estudiosos da área da educação física escolar e a partir desses estudos, chegou-se a conclusão que nossos alunos estariam sofrendo especialização precoce, crianças se transformando em atletas muito antes do indicado. Diante disso, o objetivo deste estudo é a análise dos aspectos favoráveis e contrários da prática esportiva precoce. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa onde professores de Educação Física de uma escola pública da cidade de Dourados responderam a um questionário sobre o tema com o objetivo de investigar como estes profissionais estão analisando a prática esportiva entre os pequenos. De acordo com a pesquisa realizada conclui-se que os professores entrevistados acreditam que a melhor idade para iniciar uma criança na prática competitiva é por volta dos 5/6 anos e não é isso que indica a literatura estudada. E um dos motivos para que isso aconteça é a preocupação em formar cidadão do bem e com saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3127/2052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 49-65
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170006155264