Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spessoto, Márcia Maria Ribera Lopes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Michelle Laura Magalhães da, Real, Giselle Cristina Martins, Missio, Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4972
Resumo: O objetivo foi conhecer a vivência dos egressos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul na prática da docência. Pesquisa qualitativa realizada com dez egressos docentes no referido curso. Observou-se a progressiva inserção dos egressos na área de ensino. Entre as facilidades encontradas na prática da docência, destaca-se a experiência profissional na área e os conhecimentos advindos da disciplina de didática aplicada à Enfermagem ofertada durante a graduação. As dificuldades concentravam-se na ausência de disciplinas pedagógicas. Entre as estratégias de enfrentamento na composição do enfermeiro bacharel docente, salienta-se a atualização e o aperfeiçoamento profissional, o compromisso com o ensino, o aluno, a instituição e a profissão. Infere-se a necessidade de maiores discussões a respeito, problematizando a questão e trazendo maior visibilidade dentro das políticas de educação.
id UFGD-8_b3a99a207d93b69a63363548f39107e8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4972
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Docência: a vivência de bacharéis enfermeirosEnfermagem. Formação de professores. Docência. Egressos.O objetivo foi conhecer a vivência dos egressos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul na prática da docência. Pesquisa qualitativa realizada com dez egressos docentes no referido curso. Observou-se a progressiva inserção dos egressos na área de ensino. Entre as facilidades encontradas na prática da docência, destaca-se a experiência profissional na área e os conhecimentos advindos da disciplina de didática aplicada à Enfermagem ofertada durante a graduação. As dificuldades concentravam-se na ausência de disciplinas pedagógicas. Entre as estratégias de enfrentamento na composição do enfermeiro bacharel docente, salienta-se a atualização e o aperfeiçoamento profissional, o compromisso com o ensino, o aluno, a instituição e a profissão. Infere-se a necessidade de maiores discussões a respeito, problematizando a questão e trazendo maior visibilidade dentro das políticas de educação.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4972Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 60-772318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4972/3086Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpessoto, Márcia Maria Ribera LopesSilva, Michelle Laura Magalhães daReal, Giselle Cristina MartinsMissio, Lourdes2020-02-20T15:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4972Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:52:12Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros
title Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros
spellingShingle Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros
Spessoto, Márcia Maria Ribera Lopes
Enfermagem. Formação de professores. Docência. Egressos.
title_short Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros
title_full Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros
title_fullStr Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros
title_full_unstemmed Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros
title_sort Docência: a vivência de bacharéis enfermeiros
author Spessoto, Márcia Maria Ribera Lopes
author_facet Spessoto, Márcia Maria Ribera Lopes
Silva, Michelle Laura Magalhães da
Real, Giselle Cristina Martins
Missio, Lourdes
author_role author
author2 Silva, Michelle Laura Magalhães da
Real, Giselle Cristina Martins
Missio, Lourdes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spessoto, Márcia Maria Ribera Lopes
Silva, Michelle Laura Magalhães da
Real, Giselle Cristina Martins
Missio, Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Formação de professores. Docência. Egressos.
topic Enfermagem. Formação de professores. Docência. Egressos.
description O objetivo foi conhecer a vivência dos egressos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul na prática da docência. Pesquisa qualitativa realizada com dez egressos docentes no referido curso. Observou-se a progressiva inserção dos egressos na área de ensino. Entre as facilidades encontradas na prática da docência, destaca-se a experiência profissional na área e os conhecimentos advindos da disciplina de didática aplicada à Enfermagem ofertada durante a graduação. As dificuldades concentravam-se na ausência de disciplinas pedagógicas. Entre as estratégias de enfrentamento na composição do enfermeiro bacharel docente, salienta-se a atualização e o aperfeiçoamento profissional, o compromisso com o ensino, o aluno, a instituição e a profissão. Infere-se a necessidade de maiores discussões a respeito, problematizando a questão e trazendo maior visibilidade dentro das políticas de educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4972
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4972/3086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 6 (2015); 60-77
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170055438336