Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8400 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos diferentes pontos de vista para o estudo das cônicas, no quadro da geometria como alternativa ao que comumente é exposto no ensino básico, com o objetivo de apresentar articulações entre eles e uma definição para a excentricidade que permite analisar todas as cônicas. O teorema de Dandelin será apresentado como o articulador entre o ponto de vista de corte de um cone reto de duas folhas por um plano e o ponto de vista de lugar geométrico, mostrando uma equivalência matemática entre eles. Além disso, como consequência, apresentamos uma definição geométrica para a excentricidade que possibilita o estudo das cônicas de forma unificada. Tal estudo é consequência de uma análise dos documentos oficiais que apontam para o ensino das cônicas de forma pontual sem relacionamento algum entre esses pontos de vista. |
id |
UFGD-8_cf08a9b909fe963b62025694ff10e47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8400 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometriaCônicas. Teorema de Dandelin. Pontos de Vista.Neste artigo apresentamos diferentes pontos de vista para o estudo das cônicas, no quadro da geometria como alternativa ao que comumente é exposto no ensino básico, com o objetivo de apresentar articulações entre eles e uma definição para a excentricidade que permite analisar todas as cônicas. O teorema de Dandelin será apresentado como o articulador entre o ponto de vista de corte de um cone reto de duas folhas por um plano e o ponto de vista de lugar geométrico, mostrando uma equivalência matemática entre eles. Além disso, como consequência, apresentamos uma definição geométrica para a excentricidade que possibilita o estudo das cônicas de forma unificada. Tal estudo é consequência de uma análise dos documentos oficiais que apontam para o ensino das cônicas de forma pontual sem relacionamento algum entre esses pontos de vista.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/840010.30612/hre.v5i10.8400Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 131-1512318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8400/4660Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Carlos Alberto FernandesSilva, Maria José Ferreira da2019-08-15T16:54:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8400Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:54:05Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria |
title |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria |
spellingShingle |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria Siqueira, Carlos Alberto Fernandes Cônicas. Teorema de Dandelin. Pontos de Vista. |
title_short |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria |
title_full |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria |
title_fullStr |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria |
title_full_unstemmed |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria |
title_sort |
Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria |
author |
Siqueira, Carlos Alberto Fernandes |
author_facet |
Siqueira, Carlos Alberto Fernandes Silva, Maria José Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria José Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Carlos Alberto Fernandes Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cônicas. Teorema de Dandelin. Pontos de Vista. |
topic |
Cônicas. Teorema de Dandelin. Pontos de Vista. |
description |
Neste artigo apresentamos diferentes pontos de vista para o estudo das cônicas, no quadro da geometria como alternativa ao que comumente é exposto no ensino básico, com o objetivo de apresentar articulações entre eles e uma definição para a excentricidade que permite analisar todas as cônicas. O teorema de Dandelin será apresentado como o articulador entre o ponto de vista de corte de um cone reto de duas folhas por um plano e o ponto de vista de lugar geométrico, mostrando uma equivalência matemática entre eles. Além disso, como consequência, apresentamos uma definição geométrica para a excentricidade que possibilita o estudo das cônicas de forma unificada. Tal estudo é consequência de uma análise dos documentos oficiais que apontam para o ensino das cônicas de forma pontual sem relacionamento algum entre esses pontos de vista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8400 10.30612/hre.v5i10.8400 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8400 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v5i10.8400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8400/4660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 131-151 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170553511936 |