Ingresso de quilombolas e indígenas na Unilab: uma proposta que nasce no Quilombo Sítio Veiga – Quixada/CE: A PROPOSAL THAT IS BORN IN THE QUILOMBO SÍTIO VEIGA – QUIXADA/CE
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16601 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo falar do ingresso de Quilombolas e Indígenas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiras - Unilab. Uma proposta de ampliação das políticas afirmativas que nasce na Comunidade Quilombola Sítio Veiga, Quixadá/Ceará, no 17º Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará, em outubro de 2017. Abordaremos, sobre a criação da Unilab, fruto da luta do Movimento Negro que nasce com preceitos fundantes das ações afirmativas, assim, é imperativo saber como o aprimoramento dessas políticas tem se dado. O texto realiza o estado da arte sobre o contexto em que essas medidas foram criadas, do ambiente favorável e democrático dos Governos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Presidenta Dilma Rousseff em apoiar a implantação das cotas nas universidades públicas (estaduais e federais), no caso da Unilab, sua existência pode ser considerada como o ápice de uma agenda positiva de concretização de um projeto político-educacional estratégico no fortalecimentoda cooperação Sul-Sul, na produção de conhecimento sobre e entre esses países. Por fim, abordaremos sobre o contexto que aprovou o Programa de Ação Afirmativas da Unilab que além das (os) candidatas (os) pertencentes a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, dentre os quais estão o Brasil, os países Africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau,São Tomé e Príncipe, Moçambique) do Sudeste Asiático (Timor Leste), acolherá a partir de setembro deste ano (2021), 08 (oito) novos grupos sociais, dentre eles, Quilombolas, Indígenas, Comunidade LGBTQIA+, Ciganos, Pessoas com deficiência, Jovens Egressos de Cumprimento de Medidas Socioeducativas – MPSE, Refugiados e Outros Povos Tradicionais. |
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Ingresso de quilombolas e indígenas na Unilab: uma proposta que nasce no Quilombo Sítio Veiga – Quixada/CE: A PROPOSAL THAT IS BORN IN THE QUILOMBO SÍTIO VEIGA – QUIXADA/CEADMISSION OF QUILOMBOLAS AND INDIGENOUS PEOPLE IN UNILAB:: A PROPOSAL THAT IS BORN IN THE QUILOMBO SÍTIO VEIGA – QUIXADA/CEUNILABAffirmative ActionQuilombolasIndigenous PeopleQuilombo Sítio VeigaUNILABAção AfirmativaQuilombolasIndígenasQuilombo Sítio VeigaO presente artigo tem como objetivo falar do ingresso de Quilombolas e Indígenas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiras - Unilab. Uma proposta de ampliação das políticas afirmativas que nasce na Comunidade Quilombola Sítio Veiga, Quixadá/Ceará, no 17º Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará, em outubro de 2017. Abordaremos, sobre a criação da Unilab, fruto da luta do Movimento Negro que nasce com preceitos fundantes das ações afirmativas, assim, é imperativo saber como o aprimoramento dessas políticas tem se dado. O texto realiza o estado da arte sobre o contexto em que essas medidas foram criadas, do ambiente favorável e democrático dos Governos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Presidenta Dilma Rousseff em apoiar a implantação das cotas nas universidades públicas (estaduais e federais), no caso da Unilab, sua existência pode ser considerada como o ápice de uma agenda positiva de concretização de um projeto político-educacional estratégico no fortalecimentoda cooperação Sul-Sul, na produção de conhecimento sobre e entre esses países. Por fim, abordaremos sobre o contexto que aprovou o Programa de Ação Afirmativas da Unilab que além das (os) candidatas (os) pertencentes a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, dentre os quais estão o Brasil, os países Africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau,São Tomé e Príncipe, Moçambique) do Sudeste Asiático (Timor Leste), acolherá a partir de setembro deste ano (2021), 08 (oito) novos grupos sociais, dentre eles, Quilombolas, Indígenas, Comunidade LGBTQIA+, Ciganos, Pessoas com deficiência, Jovens Egressos de Cumprimento de Medidas Socioeducativas – MPSE, Refugiados e Outros Povos Tradicionais.This article aims to talk about the entry of Quilombolas and Indigenous Peoples into theUniversity of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony - Unilab. A proposal to expandaffirmative policies that was born in the Quilombola Community Sítio Veiga, Quixadá / Ceará, at the17th State Meeting of Quilombola Communities of Ceará, in October 2017. with foundational preceptsof affirmative action, therefore, it is imperative to know how the improvement of these policieshas taken place. The text presents the state of the art about the context in which these measureswere created, from the favorable and democratic environment of the Governments of President LuizInácio Lula da Silva to President Dilma Rousseff in supporting the implementation of quotas in publicuniversities (state and federal), in the case of Unilab, its existence can be considered the culminationof a positive agenda for the realization of a strategic political-educational project to strengthen South-South cooperation, in the production of knowledge about and between these countries. Finally,we will discuss the context that approved Unilab’s Affirmative Action Program, which in addition to the candidates belonging to the Community of Portuguese-Speaking Countries - CPLP, among whichBrazil, Portuguese-speaking African countries (Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau, São Toméand Príncipe, Mozambique) of Southeast Asia (East Timor), will welcome from September this year(2021), 08 (eight) new social groups, among them, Quilombolas, Indigenous , LGBTQIA+ Community,Gypsies, People with Disabilities, Young Egresses from Compliance with Socio-educationalMeasures - MPSE, Refugees and Other Traditional Peoples.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1660110.30612/hre.v11i18.16601Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 18 (2022): Diálogos Pedagógicos Sul-Sul; 119-1472318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16601/9108https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Antonio Jeovane da SilvaSantos, Eliane CostaCosta, Jacqueline da Silva2023-01-06T20:55:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16601Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2023-01-06T20:55:57Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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Ingresso de quilombolas e indígenas na Unilab: uma proposta que nasce no Quilombo Sítio Veiga – Quixada/CE: A PROPOSAL THAT IS BORN IN THE QUILOMBO SÍTIO VEIGA – QUIXADA/CE Ferreira, Antonio Jeovane da Silva UNILAB Affirmative Action Quilombolas Indigenous People Quilombo Sítio Veiga UNILAB Ação Afirmativa Quilombolas Indígenas Quilombo Sítio Veiga |
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