Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cintia Miranda dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marin, Marcos Roberto Morali, Pinto Junior, Braz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13102
Resumo: O contexto lúdico que envolve a educação em artes, principalmente na linguagem teatral, trás para a criança a possibilidade de vislumbrar e vivenciar descobertas sociais e culturais híbridas, promovendo a troca de experiências e o respeito. Assim, o objetivo dessa pesquisa teórica é relatar a criação dos jogos teatrais e dos jogos dramáticos, além de discutir como estes podem ser utilizados em sala de aula para promover o ensino das metodologias de teatro, integrado com outras linguagens da Arte, a fim de experimentar e expandir diferentes possibilidades para o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Para isto foi realizada uma pesquisa teórica em livros, dissertações e artigos científicos que trazem informações sobre a metodologia de Viola Spolin, Peter Slade e sobre o ensino de teatro. Como resultados conseguimos desenvolver um panorama histórico da criação dos jogos teatrais e jogos dramáticos, além de elucidarmos a sua utilização na educação infantil. A partir disso, verificamos a importância da educação integrada e participativa dos alunos, que gera oportunidades para a criança experienciar situações que possibilitam a construção de diferentes conhecimentos e de desenvolver várias habilidades, como expressão verbal, gestual, corporal, criatividade, intuição, espontaneidade e interação social.
id UFGD-8_f175628e62e38caa3bf1549da4ec6feb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13102
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticosResumen histórico de juegos teatológicos y metodologías de juegos dramáticosViola Spolin. Peter Slade. Educação infantil.Viola Spolin. Peter Slade. Educación Infantil.O contexto lúdico que envolve a educação em artes, principalmente na linguagem teatral, trás para a criança a possibilidade de vislumbrar e vivenciar descobertas sociais e culturais híbridas, promovendo a troca de experiências e o respeito. Assim, o objetivo dessa pesquisa teórica é relatar a criação dos jogos teatrais e dos jogos dramáticos, além de discutir como estes podem ser utilizados em sala de aula para promover o ensino das metodologias de teatro, integrado com outras linguagens da Arte, a fim de experimentar e expandir diferentes possibilidades para o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Para isto foi realizada uma pesquisa teórica em livros, dissertações e artigos científicos que trazem informações sobre a metodologia de Viola Spolin, Peter Slade e sobre o ensino de teatro. Como resultados conseguimos desenvolver um panorama histórico da criação dos jogos teatrais e jogos dramáticos, além de elucidarmos a sua utilização na educação infantil. A partir disso, verificamos a importância da educação integrada e participativa dos alunos, que gera oportunidades para a criança experienciar situações que possibilitam a construção de diferentes conhecimentos e de desenvolver várias habilidades, como expressão verbal, gestual, corporal, criatividade, intuição, espontaneidade e interação social.El contexto lúdico que involucra la educación en las artes, principalmente en el lenguaje teatral, brinda al niño la posibilidad de vislumbrar y experimentar descubrimientos híbridos sociales y culturales, promoviendo el intercambio de experiencias y el respeto. Así, el objetivo de esta investigación teórica es dar a conocer la creación de juegos teatrales y juegos dramáticos, además de discutir cómo se pueden utilizar en el aula para promover la enseñanza de metodologías teatrales, integradas con otros lenguajes del Arte, con el fin de Experimentar y expandir diferentes posibilidades para la enseñanza / aprendizaje y el desarrollo del individuo. Para ello, se realizó una investigación teórica en libros, disertaciones y artículos científicos que aportan información sobre la metodología de Viola Spolin, Peter Slade y sobre la enseñanza del teatro. Como resultado, pudimos desarrollar un panorama histórico de la creación de juegos teatrales y juegos dramáticos, además de dilucidar su uso en la educación infantil. A partir de esto, verificamos la importancia de la educación integral y participativa de los estudiantes, que genere oportunidades para que el niño experimente situaciones que permitan la construcción de diferentes saberes y desarrolle diversas habilidades, como la expresión verbal, gestual, corporal, la creatividad, la intuición, la espontaneidad y interacción social.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310210.30612/hre.v9i16.13102Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13102/6589Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cintia Miranda dosMarin, Marcos Roberto MoraliPinto Junior, Braz2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13102Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
Resumen histórico de juegos teatológicos y metodologías de juegos dramáticos
title Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
spellingShingle Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
Santos, Cintia Miranda dos
Viola Spolin. Peter Slade. Educação infantil.
Viola Spolin. Peter Slade. Educación Infantil.
title_short Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
title_full Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
title_fullStr Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
title_full_unstemmed Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
title_sort Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
author Santos, Cintia Miranda dos
author_facet Santos, Cintia Miranda dos
Marin, Marcos Roberto Morali
Pinto Junior, Braz
author_role author
author2 Marin, Marcos Roberto Morali
Pinto Junior, Braz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cintia Miranda dos
Marin, Marcos Roberto Morali
Pinto Junior, Braz
dc.subject.por.fl_str_mv Viola Spolin. Peter Slade. Educação infantil.
Viola Spolin. Peter Slade. Educación Infantil.
topic Viola Spolin. Peter Slade. Educação infantil.
Viola Spolin. Peter Slade. Educación Infantil.
description O contexto lúdico que envolve a educação em artes, principalmente na linguagem teatral, trás para a criança a possibilidade de vislumbrar e vivenciar descobertas sociais e culturais híbridas, promovendo a troca de experiências e o respeito. Assim, o objetivo dessa pesquisa teórica é relatar a criação dos jogos teatrais e dos jogos dramáticos, além de discutir como estes podem ser utilizados em sala de aula para promover o ensino das metodologias de teatro, integrado com outras linguagens da Arte, a fim de experimentar e expandir diferentes possibilidades para o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Para isto foi realizada uma pesquisa teórica em livros, dissertações e artigos científicos que trazem informações sobre a metodologia de Viola Spolin, Peter Slade e sobre o ensino de teatro. Como resultados conseguimos desenvolver um panorama histórico da criação dos jogos teatrais e jogos dramáticos, além de elucidarmos a sua utilização na educação infantil. A partir disso, verificamos a importância da educação integrada e participativa dos alunos, que gera oportunidades para a criança experienciar situações que possibilitam a construção de diferentes conhecimentos e de desenvolver várias habilidades, como expressão verbal, gestual, corporal, criatividade, intuição, espontaneidade e interação social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13102
10.30612/hre.v9i16.13102
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13102
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13102/6589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-11
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171001253888