Pro dia nascer feliz: uma reflexão sobre a efetivação das políticas públicas para uma educação de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Melo, Vanessa Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2108
Resumo: O objetivo deste ensaio é fazer uma reflexão sobre o papel das Políticas Públicas para a efetivação do direito fundamental à educação e construção da cidadania, no Ensino Médio. Para tanto, propomos uma reflexão sobre a educação com base na análise do documentário, do diretor João Jardim que mostra o cenário de algumas regiões do Brasil com relação ao Ensino Médio, onde percebemos que entre a garantia e a efetivação do direito a educação há uma grande distância, uma vez que apenas a inclusão desses jovens, sem um planejamento político e pedagógico distancia a conquista da educação como direito. Considerando que é por meio da educação que é possível a reconstrução de conhecimentos que permite transformar a realidade social, questionamos porque as Políticas Públicas voltadas para o Ensino Médio de fato não são efetivadas.
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