A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Mara Lucinéia Marques Correa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ajala, Jadiane Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8799
Resumo: Objetiva-se neste trabalho analisar as políticas educacionais voltadas para o Mercosul e ao processo de integração regional entre Brasil e Paraguai. Busca responder ao questionamento: Como a integração regional beneficiou a educação na fronteira entre Brasil e Paraguai? Para isso, recorre-se a autores como: Brasil (2014), Mariano (2007), Mercosul (1991), Castro (2013), Draibe (2007), Mercosul (1991), dentre outros. Inicialmente, salienta-se a extensão territorial fronteiriça do Brasil e do Mato Grosso do Sul conceituando fronteira, cidade-gêmea e faixa de fronteira . Em seguida, caracteriza-se o processo de integração regional que culmina na criação do Mercosul e do Setor Educacional do Mercosul. E, finaliza-se com análise das políticas educacionais e a evolução dos programas fronteiriços. Por fim, avalia-se os desafios da implementação de políticas para a fronteira considerando a integração regional e a qualidade da educação.
id UFGD-8_fa68251f2d415d9424ab7e0b1b182ed2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8799
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e ParaguaiEducação. Fronteira. Políticas Educacionais.Objetiva-se neste trabalho analisar as políticas educacionais voltadas para o Mercosul e ao processo de integração regional entre Brasil e Paraguai. Busca responder ao questionamento: Como a integração regional beneficiou a educação na fronteira entre Brasil e Paraguai? Para isso, recorre-se a autores como: Brasil (2014), Mariano (2007), Mercosul (1991), Castro (2013), Draibe (2007), Mercosul (1991), dentre outros. Inicialmente, salienta-se a extensão territorial fronteiriça do Brasil e do Mato Grosso do Sul conceituando fronteira, cidade-gêmea e faixa de fronteira . Em seguida, caracteriza-se o processo de integração regional que culmina na criação do Mercosul e do Setor Educacional do Mercosul. E, finaliza-se com análise das políticas educacionais e a evolução dos programas fronteiriços. Por fim, avalia-se os desafios da implementação de políticas para a fronteira considerando a integração regional e a qualidade da educação.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/879910.30612/hre.v7i14.8799Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 107-1222318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8799/5475Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Mara Lucinéia Marques CorreaAjala, Jadiane Maciel2019-12-19T21:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8799Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T21:54:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai
title A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai
spellingShingle A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai
Bueno, Mara Lucinéia Marques Correa
Educação. Fronteira. Políticas Educacionais.
title_short A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai
title_full A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai
title_fullStr A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai
title_full_unstemmed A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai
title_sort A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai
author Bueno, Mara Lucinéia Marques Correa
author_facet Bueno, Mara Lucinéia Marques Correa
Ajala, Jadiane Maciel
author_role author
author2 Ajala, Jadiane Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Mara Lucinéia Marques Correa
Ajala, Jadiane Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Fronteira. Políticas Educacionais.
topic Educação. Fronteira. Políticas Educacionais.
description Objetiva-se neste trabalho analisar as políticas educacionais voltadas para o Mercosul e ao processo de integração regional entre Brasil e Paraguai. Busca responder ao questionamento: Como a integração regional beneficiou a educação na fronteira entre Brasil e Paraguai? Para isso, recorre-se a autores como: Brasil (2014), Mariano (2007), Mercosul (1991), Castro (2013), Draibe (2007), Mercosul (1991), dentre outros. Inicialmente, salienta-se a extensão territorial fronteiriça do Brasil e do Mato Grosso do Sul conceituando fronteira, cidade-gêmea e faixa de fronteira . Em seguida, caracteriza-se o processo de integração regional que culmina na criação do Mercosul e do Setor Educacional do Mercosul. E, finaliza-se com análise das políticas educacionais e a evolução dos programas fronteiriços. Por fim, avalia-se os desafios da implementação de políticas para a fronteira considerando a integração regional e a qualidade da educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8799
10.30612/hre.v7i14.8799
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8799
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i14.8799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8799/5475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 107-122
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170579726336