Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Karina da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Salmasio, Juliana Leal, Chiari, Aparecida Santana de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757
Resumo: A pesquisa apresentada neste trabalho é fruto de uma iniciação científica em tempos de pandemia. Ela integra o mosaico de discussões desenvolvidos pelo projeto (extraído para manter o anonimato) que busca discutir o uso das tecnologias digitais móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis de ensino. Objetivamos apresentar uma proposta de aplicativo desenvolvido para explorar conceitos e resoluções de equações no ensino fundamental. Como processos de elaboração, utilizou-se do aplicativo App Inventor, que possui uma interface acessível e que não necessita de conhecimentos avançados de programação. Neste processo pudemos trazer algumas conversas sobre o uso de games no ensino de matemática e possibilidade de associação de tecnologias digitais ao contexto educacional. Temos como produto final um aplicativo que pode ser utilizado em aulas e compartilhado gratuitamente.
id UFGD-9_17960d8077c5ef8fdd38e5a0f9836291
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13757
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamentalCelularApp InventorEnsino.Criação de aplicativo para o estudo de equaçõesA pesquisa apresentada neste trabalho é fruto de uma iniciação científica em tempos de pandemia. Ela integra o mosaico de discussões desenvolvidos pelo projeto (extraído para manter o anonimato) que busca discutir o uso das tecnologias digitais móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis de ensino. Objetivamos apresentar uma proposta de aplicativo desenvolvido para explorar conceitos e resoluções de equações no ensino fundamental. Como processos de elaboração, utilizou-se do aplicativo App Inventor, que possui uma interface acessível e que não necessita de conhecimentos avançados de programação. Neste processo pudemos trazer algumas conversas sobre o uso de games no ensino de matemática e possibilidade de associação de tecnologias digitais ao contexto educacional. Temos como produto final um aplicativo que pode ser utilizado em aulas e compartilhado gratuitamente.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1375710.30612/tangram.v4i2.13757TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 173-1942595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757/7829Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Karina da CostaSalmasio, Juliana LealChiari, Aparecida Santana de Souza2021-07-05T18:42:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13757Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-07-05T18:42:43Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
title Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
spellingShingle Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
Conceição, Karina da Costa
Celular
App Inventor
Ensino.
Criação de aplicativo para o estudo de equações
title_short Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
title_full Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
title_fullStr Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
title_full_unstemmed Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
title_sort Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
author Conceição, Karina da Costa
author_facet Conceição, Karina da Costa
Salmasio, Juliana Leal
Chiari, Aparecida Santana de Souza
author_role author
author2 Salmasio, Juliana Leal
Chiari, Aparecida Santana de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Karina da Costa
Salmasio, Juliana Leal
Chiari, Aparecida Santana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Celular
App Inventor
Ensino.
Criação de aplicativo para o estudo de equações
topic Celular
App Inventor
Ensino.
Criação de aplicativo para o estudo de equações
description A pesquisa apresentada neste trabalho é fruto de uma iniciação científica em tempos de pandemia. Ela integra o mosaico de discussões desenvolvidos pelo projeto (extraído para manter o anonimato) que busca discutir o uso das tecnologias digitais móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis de ensino. Objetivamos apresentar uma proposta de aplicativo desenvolvido para explorar conceitos e resoluções de equações no ensino fundamental. Como processos de elaboração, utilizou-se do aplicativo App Inventor, que possui uma interface acessível e que não necessita de conhecimentos avançados de programação. Neste processo pudemos trazer algumas conversas sobre o uso de games no ensino de matemática e possibilidade de associação de tecnologias digitais ao contexto educacional. Temos como produto final um aplicativo que pode ser utilizado em aulas e compartilhado gratuitamente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757
10.30612/tangram.v4i2.13757
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i2.13757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757/7829
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 173-194
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480008060928