Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757 |
Resumo: | A pesquisa apresentada neste trabalho é fruto de uma iniciação científica em tempos de pandemia. Ela integra o mosaico de discussões desenvolvidos pelo projeto (extraído para manter o anonimato) que busca discutir o uso das tecnologias digitais móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis de ensino. Objetivamos apresentar uma proposta de aplicativo desenvolvido para explorar conceitos e resoluções de equações no ensino fundamental. Como processos de elaboração, utilizou-se do aplicativo App Inventor, que possui uma interface acessível e que não necessita de conhecimentos avançados de programação. Neste processo pudemos trazer algumas conversas sobre o uso de games no ensino de matemática e possibilidade de associação de tecnologias digitais ao contexto educacional. Temos como produto final um aplicativo que pode ser utilizado em aulas e compartilhado gratuitamente. |
id |
UFGD-9_17960d8077c5ef8fdd38e5a0f9836291 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13757 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamentalCelularApp InventorEnsino.Criação de aplicativo para o estudo de equaçõesA pesquisa apresentada neste trabalho é fruto de uma iniciação científica em tempos de pandemia. Ela integra o mosaico de discussões desenvolvidos pelo projeto (extraído para manter o anonimato) que busca discutir o uso das tecnologias digitais móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis de ensino. Objetivamos apresentar uma proposta de aplicativo desenvolvido para explorar conceitos e resoluções de equações no ensino fundamental. Como processos de elaboração, utilizou-se do aplicativo App Inventor, que possui uma interface acessível e que não necessita de conhecimentos avançados de programação. Neste processo pudemos trazer algumas conversas sobre o uso de games no ensino de matemática e possibilidade de associação de tecnologias digitais ao contexto educacional. Temos como produto final um aplicativo que pode ser utilizado em aulas e compartilhado gratuitamente.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1375710.30612/tangram.v4i2.13757TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 173-1942595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757/7829Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Karina da CostaSalmasio, Juliana LealChiari, Aparecida Santana de Souza2021-07-05T18:42:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13757Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-07-05T18:42:43Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental |
title |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental |
spellingShingle |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental Conceição, Karina da Costa Celular App Inventor Ensino. Criação de aplicativo para o estudo de equações |
title_short |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental |
title_full |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental |
title_fullStr |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental |
title_sort |
Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental |
author |
Conceição, Karina da Costa |
author_facet |
Conceição, Karina da Costa Salmasio, Juliana Leal Chiari, Aparecida Santana de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Salmasio, Juliana Leal Chiari, Aparecida Santana de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Karina da Costa Salmasio, Juliana Leal Chiari, Aparecida Santana de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Celular App Inventor Ensino. Criação de aplicativo para o estudo de equações |
topic |
Celular App Inventor Ensino. Criação de aplicativo para o estudo de equações |
description |
A pesquisa apresentada neste trabalho é fruto de uma iniciação científica em tempos de pandemia. Ela integra o mosaico de discussões desenvolvidos pelo projeto (extraído para manter o anonimato) que busca discutir o uso das tecnologias digitais móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis de ensino. Objetivamos apresentar uma proposta de aplicativo desenvolvido para explorar conceitos e resoluções de equações no ensino fundamental. Como processos de elaboração, utilizou-se do aplicativo App Inventor, que possui uma interface acessível e que não necessita de conhecimentos avançados de programação. Neste processo pudemos trazer algumas conversas sobre o uso de games no ensino de matemática e possibilidade de associação de tecnologias digitais ao contexto educacional. Temos como produto final um aplicativo que pode ser utilizado em aulas e compartilhado gratuitamente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757 10.30612/tangram.v4i2.13757 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i2.13757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13757/7829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 173-194 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480008060928 |