Entrelaçamento entre teoria e prática da matemática no contexto dos pescadores artesanais de Rio Grande(RS)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7781 |
Resumo: | Neste artigo buscamos compreender se os pescadores da Ilha da Torotama, situada na Cidade de Rio Grande (RS) estabeleciam ou não relações entre a matemática do seu cotidiano da pesca artesanal com os novos conhecimentos adquiridos em sala de aula na modalidade do Ensino Educação para Jovens e Adultos (EJA). Abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando “Rodas de Conversa” como método de colega de dados e com a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise. Deste processo de análise, emergem da discussão algumas categorias iniciais, entre eles a relação entre a teoria e a prática; entender na prática a teoria; importância da teoria e da matemática; aprofundamento dos conteúdos; metodologia diferenciada; modelos de escolas e interação entre eles. Surgindo então as categorias Intermediárias: relação Teoria e Prática; Importância da Matemática e Metodologia Diferenciadas. Por fim, surge à categoria final, importância das escolhas metodológicas nas relações entre teoria e prática. |
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Entrelaçamento entre teoria e prática da matemática no contexto dos pescadores artesanais de Rio Grande(RS)Neste artigo buscamos compreender se os pescadores da Ilha da Torotama, situada na Cidade de Rio Grande (RS) estabeleciam ou não relações entre a matemática do seu cotidiano da pesca artesanal com os novos conhecimentos adquiridos em sala de aula na modalidade do Ensino Educação para Jovens e Adultos (EJA). Abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando “Rodas de Conversa” como método de colega de dados e com a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise. Deste processo de análise, emergem da discussão algumas categorias iniciais, entre eles a relação entre a teoria e a prática; entender na prática a teoria; importância da teoria e da matemática; aprofundamento dos conteúdos; metodologia diferenciada; modelos de escolas e interação entre eles. Surgindo então as categorias Intermediárias: relação Teoria e Prática; Importância da Matemática e Metodologia Diferenciadas. Por fim, surge à categoria final, importância das escolhas metodológicas nas relações entre teoria e prática.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/778110.30612/tangram.v1i2.7781TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 2 (2018); 59-742595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7781/4461Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Sicero AgostinhoPereira, Elaine CorrêaPereira, Vilmar Alves2018-06-27T11:46:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7781Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-06-27T11:46:55Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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Neste artigo buscamos compreender se os pescadores da Ilha da Torotama, situada na Cidade de Rio Grande (RS) estabeleciam ou não relações entre a matemática do seu cotidiano da pesca artesanal com os novos conhecimentos adquiridos em sala de aula na modalidade do Ensino Educação para Jovens e Adultos (EJA). Abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando “Rodas de Conversa” como método de colega de dados e com a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise. Deste processo de análise, emergem da discussão algumas categorias iniciais, entre eles a relação entre a teoria e a prática; entender na prática a teoria; importância da teoria e da matemática; aprofundamento dos conteúdos; metodologia diferenciada; modelos de escolas e interação entre eles. Surgindo então as categorias Intermediárias: relação Teoria e Prática; Importância da Matemática e Metodologia Diferenciadas. Por fim, surge à categoria final, importância das escolhas metodológicas nas relações entre teoria e prática. |
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