Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Carolina Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15889
Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica a partir da produção acadêmica de 1998 a 2021 dos trabalhos publicados em anais e livros de minicursos das 14 edições do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), principal evento da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Para isso, utilizou-se da pesquisa conhecida como “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, cuja aspectos metodológicos qualitativos e descritivo foram considerados. Mesmos que pontuais, o estudo desvela uma tendência, em crescimento, a partir de 2015, de discussões em trono do instrumento matemático como objeto dentro da interface entre a história e ensino de matemática para os seguimentos da educação básica e/ou da formação de professores.
id UFGD-9_357f4464386cef933d95e474c0ae1de0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15889
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHMInstrumentos Matemáticos.Seminário Nacional de História da Matemática.Estado da arte.Esse artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica a partir da produção acadêmica de 1998 a 2021 dos trabalhos publicados em anais e livros de minicursos das 14 edições do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), principal evento da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Para isso, utilizou-se da pesquisa conhecida como “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, cuja aspectos metodológicos qualitativos e descritivo foram considerados. Mesmos que pontuais, o estudo desvela uma tendência, em crescimento, a partir de 2015, de discussões em trono do instrumento matemático como objeto dentro da interface entre a história e ensino de matemática para os seguimentos da educação básica e/ou da formação de professores.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1588910.30612/tangram.v5i4.15889TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 4 (2022); 184-2112595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15889/9138Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana Carolina Costa2023-03-20T11:37:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15889Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T11:37:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
title Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
spellingShingle Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
Pereira, Ana Carolina Costa
Instrumentos Matemáticos.
Seminário Nacional de História da Matemática.
Estado da arte.
title_short Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
title_full Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
title_fullStr Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
title_full_unstemmed Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
title_sort Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
author Pereira, Ana Carolina Costa
author_facet Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos Matemáticos.
Seminário Nacional de História da Matemática.
Estado da arte.
topic Instrumentos Matemáticos.
Seminário Nacional de História da Matemática.
Estado da arte.
description Esse artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica a partir da produção acadêmica de 1998 a 2021 dos trabalhos publicados em anais e livros de minicursos das 14 edições do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), principal evento da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Para isso, utilizou-se da pesquisa conhecida como “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, cuja aspectos metodológicos qualitativos e descritivo foram considerados. Mesmos que pontuais, o estudo desvela uma tendência, em crescimento, a partir de 2015, de discussões em trono do instrumento matemático como objeto dentro da interface entre a história e ensino de matemática para os seguimentos da educação básica e/ou da formação de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15889
10.30612/tangram.v5i4.15889
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15889
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i4.15889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15889/9138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 4 (2022); 184-211
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480045809664