Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Su, Chia- Shih
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hsu, Chuan Chih, Díaz-Levicoy, Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204
Resumo: Este estudo analisou as competências genéricas, matemáticas e de sustentabilidadedesenvolvíveis com as tarefas derivadas das atividades de aprendizagem de estatística eprobabilidade associadas à igualdade de gênero (ODS5) nos onze livros didáticos dematemática utilizados nos primeiros seis anos do Ensino Fundamental no Chile. Foi utilizadoum enfoque qualitativo e a técnica de análise de conteúdo para examinar a relação entre essastarefas e as competências. Através de uma revisão minuciosa desses livros, identificaram-seas tarefas relacionadas ao gênero e, em seguida, foram categorizadas de acordo com os tiposde competências. Os resultados revelaram uma carência no desenvolvimento de competênciasde sustentabilidade nessas tarefas, apesar da presença da competência de pensamento crítico.Além disso, observou-se uma disparidade na quantidade de tarefas relacionadas ao gênero,concentradas principalmente nos 5º e 6º anos. Essas descobertas destacam a necessidade deuma integração mais adequada das competências de sustentabilidade e uma representaçãoequitativa de gênero nas tarefas de estatística e probabilidade dos livros didáticos, a fim decontribuir para uma educação equitativa através das tarefas e atividades de estatística eprobabilidade nos livros de matemática do Ensino Fundamental. O estudo conclui que énecessário prestar maior atenção a esses aspectos para melhorar a qualidade da educação noChile em termos do ODS 5.
id UFGD-9_35c7e91d27014f809db8c077b94e18f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17204
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primáriaDevelopment of competences and gender aspects in activities on statistics and probability in primary education textbooksDesarrollo de competencias y aspectos de género en las actividades sobre estadística y probabilidad en libros de texto de Educación PrimariaLivro didáticoCompetênciasIgualdade de gêneroLibro de texto. Competencias. Igualdad de géneroTextbook. Competencies. Gender equalityEste estudo analisou as competências genéricas, matemáticas e de sustentabilidadedesenvolvíveis com as tarefas derivadas das atividades de aprendizagem de estatística eprobabilidade associadas à igualdade de gênero (ODS5) nos onze livros didáticos dematemática utilizados nos primeiros seis anos do Ensino Fundamental no Chile. Foi utilizadoum enfoque qualitativo e a técnica de análise de conteúdo para examinar a relação entre essastarefas e as competências. Através de uma revisão minuciosa desses livros, identificaram-seas tarefas relacionadas ao gênero e, em seguida, foram categorizadas de acordo com os tiposde competências. Os resultados revelaram uma carência no desenvolvimento de competênciasde sustentabilidade nessas tarefas, apesar da presença da competência de pensamento crítico.Além disso, observou-se uma disparidade na quantidade de tarefas relacionadas ao gênero,concentradas principalmente nos 5º e 6º anos. Essas descobertas destacam a necessidade deuma integração mais adequada das competências de sustentabilidade e uma representaçãoequitativa de gênero nas tarefas de estatística e probabilidade dos livros didáticos, a fim decontribuir para uma educação equitativa através das tarefas e atividades de estatística eprobabilidade nos livros de matemática do Ensino Fundamental. O estudo conclui que énecessário prestar maior atenção a esses aspectos para melhorar a qualidade da educação noChile em termos do ODS 5.This study analysed the generic, mathematical, and sustainability competences that can be developed through the tasks derived from statistics and probability learning activities associated with gender equality (SDG 5) in the eleven mathematics textbooks used in the first six years of primary education in Chile. A qualitative approach and content analysis technique were employed to examine the relationship between these tasks and competences. Through a comprehensive review of these textbooks, gender-related tasks were identified and then they were categorized according to types of competences. The results revealed a lack of development of sustainability competences in these tasks, despite the presence of critical thinking competence. Additionally, a disparity was observed in the quantity of gender-related tasks, primarily concentrated in grades 5 and 6. These findings underscore the need for a more adequate integration of sustainability competences and equitable gender representation in statistics and probability tasks in textbooks, to contribute to equitable education through statistics and probability activities in primary mathematics textbooks. The study concludes that greater attention to these aspects is required to enhance the quality of education in Chile in terms of SDG 5.Este estudio analizó las competencias genéricas, matemáticas y de sostenibilidad desarrollables con las tareas derivadas de las actividades de aprendizaje de estadística y probabilidad asociadas a la igualdad de género (ODS5) en los once libros de texto de matemática utilizados en los primeros seis años de Educación Primaria en Chile. Se empleó un enfoque cualitativo y la técnica de análisis de contenido para examinar la relación entre estas tareas y las competencias. Mediante una exhaustiva revisión de estos libros, se identificaron las tareas de género, luego se las categorizaron según los tipos de competencias. Los resultados revelaron una carencia en el desarrollo de competencias de sostenibilidad en estas tareas, a pesar de la presencia de la competencia de pensamiento crítico. Además, se observó una disparidad en la cantidad de tareas relacionadas con el género, concentrándose principalmente en los grados 5° y 6°. Estos hallazgos subrayan la necesidad de una integración más adecuada de las competencias de sostenibilidad y una representación equitativa de género en las tareas de estadística y probabilidad de los libros de texto, para contribuir así a una educación equitativa desde las tareas y actividades de la estadística y la probabilidad en los libros de matemática de la Educación Primaria. El estudio concluye que se requiere una mayor atención a estos aspectos para mejorar la calidad de la educación en Chile en término de ODS 5.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1720410.30612/tangram.v6i2.17204TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 26-502595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204/9664https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSu, Chia- ShihHsu, Chuan ChihDíaz-Levicoy, Danilo2024-02-08T15:10:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17204Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T15:10:02Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
Development of competences and gender aspects in activities on statistics and probability in primary education textbooks
Desarrollo de competencias y aspectos de género en las actividades sobre estadística y probabilidad en libros de texto de Educación Primaria
title Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
spellingShingle Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
Su, Chia- Shih
Livro didático
Competências
Igualdade de gênero
Libro de texto. Competencias. Igualdad de género
Textbook. Competencies. Gender equality
title_short Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
title_full Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
title_fullStr Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
title_sort Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
author Su, Chia- Shih
author_facet Su, Chia- Shih
Hsu, Chuan Chih
Díaz-Levicoy, Danilo
author_role author
author2 Hsu, Chuan Chih
Díaz-Levicoy, Danilo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Su, Chia- Shih
Hsu, Chuan Chih
Díaz-Levicoy, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Competências
Igualdade de gênero
Libro de texto. Competencias. Igualdad de género
Textbook. Competencies. Gender equality
topic Livro didático
Competências
Igualdade de gênero
Libro de texto. Competencias. Igualdad de género
Textbook. Competencies. Gender equality
description Este estudo analisou as competências genéricas, matemáticas e de sustentabilidadedesenvolvíveis com as tarefas derivadas das atividades de aprendizagem de estatística eprobabilidade associadas à igualdade de gênero (ODS5) nos onze livros didáticos dematemática utilizados nos primeiros seis anos do Ensino Fundamental no Chile. Foi utilizadoum enfoque qualitativo e a técnica de análise de conteúdo para examinar a relação entre essastarefas e as competências. Através de uma revisão minuciosa desses livros, identificaram-seas tarefas relacionadas ao gênero e, em seguida, foram categorizadas de acordo com os tiposde competências. Os resultados revelaram uma carência no desenvolvimento de competênciasde sustentabilidade nessas tarefas, apesar da presença da competência de pensamento crítico.Além disso, observou-se uma disparidade na quantidade de tarefas relacionadas ao gênero,concentradas principalmente nos 5º e 6º anos. Essas descobertas destacam a necessidade deuma integração mais adequada das competências de sustentabilidade e uma representaçãoequitativa de gênero nas tarefas de estatística e probabilidade dos livros didáticos, a fim decontribuir para uma educação equitativa através das tarefas e atividades de estatística eprobabilidade nos livros de matemática do Ensino Fundamental. O estudo conclui que énecessário prestar maior atenção a esses aspectos para melhorar a qualidade da educação noChile em termos do ODS 5.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204
10.30612/tangram.v6i2.17204
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i2.17204
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204/9664
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 26-50
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480217776128