Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204 |
Resumo: | Este estudo analisou as competências genéricas, matemáticas e de sustentabilidadedesenvolvíveis com as tarefas derivadas das atividades de aprendizagem de estatística eprobabilidade associadas à igualdade de gênero (ODS5) nos onze livros didáticos dematemática utilizados nos primeiros seis anos do Ensino Fundamental no Chile. Foi utilizadoum enfoque qualitativo e a técnica de análise de conteúdo para examinar a relação entre essastarefas e as competências. Através de uma revisão minuciosa desses livros, identificaram-seas tarefas relacionadas ao gênero e, em seguida, foram categorizadas de acordo com os tiposde competências. Os resultados revelaram uma carência no desenvolvimento de competênciasde sustentabilidade nessas tarefas, apesar da presença da competência de pensamento crítico.Além disso, observou-se uma disparidade na quantidade de tarefas relacionadas ao gênero,concentradas principalmente nos 5º e 6º anos. Essas descobertas destacam a necessidade deuma integração mais adequada das competências de sustentabilidade e uma representaçãoequitativa de gênero nas tarefas de estatística e probabilidade dos livros didáticos, a fim decontribuir para uma educação equitativa através das tarefas e atividades de estatística eprobabilidade nos livros de matemática do Ensino Fundamental. O estudo conclui que énecessário prestar maior atenção a esses aspectos para melhorar a qualidade da educação noChile em termos do ODS 5. |
id |
UFGD-9_35c7e91d27014f809db8c077b94e18f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17204 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primáriaDevelopment of competences and gender aspects in activities on statistics and probability in primary education textbooksDesarrollo de competencias y aspectos de género en las actividades sobre estadística y probabilidad en libros de texto de Educación PrimariaLivro didáticoCompetênciasIgualdade de gêneroLibro de texto. Competencias. Igualdad de géneroTextbook. Competencies. Gender equalityEste estudo analisou as competências genéricas, matemáticas e de sustentabilidadedesenvolvíveis com as tarefas derivadas das atividades de aprendizagem de estatística eprobabilidade associadas à igualdade de gênero (ODS5) nos onze livros didáticos dematemática utilizados nos primeiros seis anos do Ensino Fundamental no Chile. Foi utilizadoum enfoque qualitativo e a técnica de análise de conteúdo para examinar a relação entre essastarefas e as competências. Através de uma revisão minuciosa desses livros, identificaram-seas tarefas relacionadas ao gênero e, em seguida, foram categorizadas de acordo com os tiposde competências. Os resultados revelaram uma carência no desenvolvimento de competênciasde sustentabilidade nessas tarefas, apesar da presença da competência de pensamento crítico.Além disso, observou-se uma disparidade na quantidade de tarefas relacionadas ao gênero,concentradas principalmente nos 5º e 6º anos. Essas descobertas destacam a necessidade deuma integração mais adequada das competências de sustentabilidade e uma representaçãoequitativa de gênero nas tarefas de estatística e probabilidade dos livros didáticos, a fim decontribuir para uma educação equitativa através das tarefas e atividades de estatística eprobabilidade nos livros de matemática do Ensino Fundamental. O estudo conclui que énecessário prestar maior atenção a esses aspectos para melhorar a qualidade da educação noChile em termos do ODS 5.This study analysed the generic, mathematical, and sustainability competences that can be developed through the tasks derived from statistics and probability learning activities associated with gender equality (SDG 5) in the eleven mathematics textbooks used in the first six years of primary education in Chile. A qualitative approach and content analysis technique were employed to examine the relationship between these tasks and competences. Through a comprehensive review of these textbooks, gender-related tasks were identified and then they were categorized according to types of competences. The results revealed a lack of development of sustainability competences in these tasks, despite the presence of critical thinking competence. Additionally, a disparity was observed in the quantity of gender-related tasks, primarily concentrated in grades 5 and 6. These findings underscore the need for a more adequate integration of sustainability competences and equitable gender representation in statistics and probability tasks in textbooks, to contribute to equitable education through statistics and probability activities in primary mathematics textbooks. The study concludes that greater attention to these aspects is required to enhance the quality of education in Chile in terms of SDG 5.Este estudio analizó las competencias genéricas, matemáticas y de sostenibilidad desarrollables con las tareas derivadas de las actividades de aprendizaje de estadística y probabilidad asociadas a la igualdad de género (ODS5) en los once libros de texto de matemática utilizados en los primeros seis años de Educación Primaria en Chile. Se empleó un enfoque cualitativo y la técnica de análisis de contenido para examinar la relación entre estas tareas y las competencias. Mediante una exhaustiva revisión de estos libros, se identificaron las tareas de género, luego se las categorizaron según los tipos de competencias. Los resultados revelaron una carencia en el desarrollo de competencias de sostenibilidad en estas tareas, a pesar de la presencia de la competencia de pensamiento crítico. Además, se observó una disparidad en la cantidad de tareas relacionadas con el género, concentrándose principalmente en los grados 5° y 6°. Estos hallazgos subrayan la necesidad de una integración más adecuada de las competencias de sostenibilidad y una representación equitativa de género en las tareas de estadística y probabilidad de los libros de texto, para contribuir así a una educación equitativa desde las tareas y actividades de la estadística y la probabilidad en los libros de matemática de la Educación Primaria. El estudio concluye que se requiere una mayor atención a estos aspectos para mejorar la calidad de la educación en Chile en término de ODS 5.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1720410.30612/tangram.v6i2.17204TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 26-502595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204/9664https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSu, Chia- ShihHsu, Chuan ChihDíaz-Levicoy, Danilo2024-02-08T15:10:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17204Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T15:10:02Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária Development of competences and gender aspects in activities on statistics and probability in primary education textbooks Desarrollo de competencias y aspectos de género en las actividades sobre estadística y probabilidad en libros de texto de Educación Primaria |
title |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária Su, Chia- Shih Livro didático Competências Igualdade de gênero Libro de texto. Competencias. Igualdad de género Textbook. Competencies. Gender equality |
title_short |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária |
title_full |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária |
title_sort |
Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária |
author |
Su, Chia- Shih |
author_facet |
Su, Chia- Shih Hsu, Chuan Chih Díaz-Levicoy, Danilo |
author_role |
author |
author2 |
Hsu, Chuan Chih Díaz-Levicoy, Danilo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Su, Chia- Shih Hsu, Chuan Chih Díaz-Levicoy, Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Competências Igualdade de gênero Libro de texto. Competencias. Igualdad de género Textbook. Competencies. Gender equality |
topic |
Livro didático Competências Igualdade de gênero Libro de texto. Competencias. Igualdad de género Textbook. Competencies. Gender equality |
description |
Este estudo analisou as competências genéricas, matemáticas e de sustentabilidadedesenvolvíveis com as tarefas derivadas das atividades de aprendizagem de estatística eprobabilidade associadas à igualdade de gênero (ODS5) nos onze livros didáticos dematemática utilizados nos primeiros seis anos do Ensino Fundamental no Chile. Foi utilizadoum enfoque qualitativo e a técnica de análise de conteúdo para examinar a relação entre essastarefas e as competências. Através de uma revisão minuciosa desses livros, identificaram-seas tarefas relacionadas ao gênero e, em seguida, foram categorizadas de acordo com os tiposde competências. Os resultados revelaram uma carência no desenvolvimento de competênciasde sustentabilidade nessas tarefas, apesar da presença da competência de pensamento crítico.Além disso, observou-se uma disparidade na quantidade de tarefas relacionadas ao gênero,concentradas principalmente nos 5º e 6º anos. Essas descobertas destacam a necessidade deuma integração mais adequada das competências de sustentabilidade e uma representaçãoequitativa de gênero nas tarefas de estatística e probabilidade dos livros didáticos, a fim decontribuir para uma educação equitativa através das tarefas e atividades de estatística eprobabilidade nos livros de matemática do Ensino Fundamental. O estudo conclui que énecessário prestar maior atenção a esses aspectos para melhorar a qualidade da educação noChile em termos do ODS 5. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204 10.30612/tangram.v6i2.17204 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v6i2.17204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17204/9664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 26-50 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480217776128 |