O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraz, Joeanne Neves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barbosa de Moura, Ellen Michelle, Gomes dos Santos, Karla Vanessa, Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878
Resumo: O objetivo deste artigo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-exploratório, foi analisar a contribuição do material audiovisual disponibilizado na plataforma YouTube com a participação de Ubiratan D'Ambrosio abordando a Etnomatemática. O procedimento foi levantamento e seleção de material audiovisual no Youtube com a fala de D'Ambrosio, que incluísse o assunto Etnomatemática e com visualização acima de 5.000. Foram selecionados seis vídeos disponibilizados entre os anos de 2013 e 2020, com tempo de duração variando entre cinco minutos e duas horas. O material audiovisual disponibilizado contém conceituaçãoe discussão sobre a Etnomatemática, além de possibilidade de acesso e entendimento de forma diferenciada por meio da mídia digital. A Etnomatemática é, para o teórico, segundo análise dos vídeos, uma construção cultural realizada por grupos distintos em suas vivências cotidianas na busca da sobrevivência e transcendência. Destaca-se também a importância das mídias digitais como modo de acesso à informação e democratização do conhecimento.
id UFGD-9_3fa7a069eb30a3480f00ffad7bed85d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16878
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of MathematicsEl Educador Brasileño en Matemáticas Ubiratan D'Ambrosio en videos: Etnomatemáticas y el develamiento de las MatemáticasThe Brazilian Mathematics Educator Ubiratan D’Ambrosio in vídeos: Ethnomathematics and the unveiling of MathematicsMathematics EducationEthnomathematicsDigital media (YouTube)Educación MatemáticaEtnomatemáticasMedios digitales (Youtube)Educação MatemáticaEtnomatemáticaMídias digitais (YouTube)O objetivo deste artigo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-exploratório, foi analisar a contribuição do material audiovisual disponibilizado na plataforma YouTube com a participação de Ubiratan D'Ambrosio abordando a Etnomatemática. O procedimento foi levantamento e seleção de material audiovisual no Youtube com a fala de D'Ambrosio, que incluísse o assunto Etnomatemática e com visualização acima de 5.000. Foram selecionados seis vídeos disponibilizados entre os anos de 2013 e 2020, com tempo de duração variando entre cinco minutos e duas horas. O material audiovisual disponibilizado contém conceituaçãoe discussão sobre a Etnomatemática, além de possibilidade de acesso e entendimento de forma diferenciada por meio da mídia digital. A Etnomatemática é, para o teórico, segundo análise dos vídeos, uma construção cultural realizada por grupos distintos em suas vivências cotidianas na busca da sobrevivência e transcendência. Destaca-se também a importância das mídias digitais como modo de acesso à informação e democratização do conhecimento.The aim of this article, of a qualitative approach and descriptive-exploratory nature, was to analyze the contribution of audiovisual material made available on the YouTube platform with the participation of Ubiratan D'Ambrosio on Ethnomathematics. The procedure was a survey and selection of audiovisual material on YouTube with a speech by D'Ambrosio that included the subject of Ethnomathematics and with more than 5,000 views. Six videos, which were made available between 2013 and 2020, were selected. They have a duration varying  between  five  minutes  and  two  hours.  The audiovisual material available contains conceptualization and discussion of Ethnomathematics, in addition to the possibility of access and comprehension in a distinctive manner utilizing digital media. According to the theorist, and based on the video analysis, Ethnomathematics is a cultural construction carried out by different groups in their daily lives in the search for survival and transcendence. The importance of digital media as a means of access to information and democratization of knowledge is also emphasized.El objetivo de este artículo, de enfoque cualitativo y de carácter descriptivo-exploratorio, fue analizar la contribución del material audiovisual puesto a disposición en la plataforma YouTube con la participación de Ubiratan D'Ambrosio sobre Etnomatemáticas. El procedimiento fue una encuesta y selección de material audiovisual en YouTube con una ponencia de D'Ambrosio que incluía el tema de Etnomatemáticas y con más de 5.000 visualizaciones. Se seleccionaron seis videos que estuvieron disponibles entre 2013 y 2020. Tienen una duración que varía entre cinco minutos y dos horas. El material audiovisual disponible contiene conceptualización y discusión de las Etnomatemáticas, además de la posibilidad de acceso y comprensión de forma diferenciada utilizando medios digitales. Según el teórico, y con base en el análisis del video, la Etnomatemática es una construcción cultural que realizan diferentes grupos en su vida cotidiana en la búsqueda de la supervivencia y la trascendencia. También se destaca la importancia de los medios digitales como medio de acceso a la información y democratización del conocimiento.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1687810.30612/tangram.v6i1.16878TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 100-1182595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDenghttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878/9341https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFraz, Joeanne NevesBarbosa de Moura, Ellen MichelleGomes dos Santos, Karla VanessaMoreira, Geraldo Eustáquio2024-02-16T11:48:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16878Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-16T11:48:34Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
El Educador Brasileño en Matemáticas Ubiratan D'Ambrosio en videos: Etnomatemáticas y el develamiento de las Matemáticas
The Brazilian Mathematics Educator Ubiratan D’Ambrosio in vídeos: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
title O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
spellingShingle O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
Fraz, Joeanne Neves
Mathematics Education
Ethnomathematics
Digital media (YouTube)
Educación Matemática
Etnomatemáticas
Medios digitales (Youtube)
Educação Matemática
Etnomatemática
Mídias digitais (YouTube)
title_short O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
title_full O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
title_fullStr O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
title_full_unstemmed O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
title_sort O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
author Fraz, Joeanne Neves
author_facet Fraz, Joeanne Neves
Barbosa de Moura, Ellen Michelle
Gomes dos Santos, Karla Vanessa
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Barbosa de Moura, Ellen Michelle
Gomes dos Santos, Karla Vanessa
Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraz, Joeanne Neves
Barbosa de Moura, Ellen Michelle
Gomes dos Santos, Karla Vanessa
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics Education
Ethnomathematics
Digital media (YouTube)
Educación Matemática
Etnomatemáticas
Medios digitales (Youtube)
Educação Matemática
Etnomatemática
Mídias digitais (YouTube)
topic Mathematics Education
Ethnomathematics
Digital media (YouTube)
Educación Matemática
Etnomatemáticas
Medios digitales (Youtube)
Educação Matemática
Etnomatemática
Mídias digitais (YouTube)
description O objetivo deste artigo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-exploratório, foi analisar a contribuição do material audiovisual disponibilizado na plataforma YouTube com a participação de Ubiratan D'Ambrosio abordando a Etnomatemática. O procedimento foi levantamento e seleção de material audiovisual no Youtube com a fala de D'Ambrosio, que incluísse o assunto Etnomatemática e com visualização acima de 5.000. Foram selecionados seis vídeos disponibilizados entre os anos de 2013 e 2020, com tempo de duração variando entre cinco minutos e duas horas. O material audiovisual disponibilizado contém conceituaçãoe discussão sobre a Etnomatemática, além de possibilidade de acesso e entendimento de forma diferenciada por meio da mídia digital. A Etnomatemática é, para o teórico, segundo análise dos vídeos, uma construção cultural realizada por grupos distintos em suas vivências cotidianas na busca da sobrevivência e transcendência. Destaca-se também a importância das mídias digitais como modo de acesso à informação e democratização do conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878
10.30612/tangram.v6i1.16878
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i1.16878
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878/9341
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 100-118
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480068878336