O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878 |
Resumo: | O objetivo deste artigo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-exploratório, foi analisar a contribuição do material audiovisual disponibilizado na plataforma YouTube com a participação de Ubiratan D'Ambrosio abordando a Etnomatemática. O procedimento foi levantamento e seleção de material audiovisual no Youtube com a fala de D'Ambrosio, que incluísse o assunto Etnomatemática e com visualização acima de 5.000. Foram selecionados seis vídeos disponibilizados entre os anos de 2013 e 2020, com tempo de duração variando entre cinco minutos e duas horas. O material audiovisual disponibilizado contém conceituaçãoe discussão sobre a Etnomatemática, além de possibilidade de acesso e entendimento de forma diferenciada por meio da mídia digital. A Etnomatemática é, para o teórico, segundo análise dos vídeos, uma construção cultural realizada por grupos distintos em suas vivências cotidianas na busca da sobrevivência e transcendência. Destaca-se também a importância das mídias digitais como modo de acesso à informação e democratização do conhecimento. |
id |
UFGD-9_3fa7a069eb30a3480f00ffad7bed85d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16878 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of MathematicsEl Educador Brasileño en Matemáticas Ubiratan D'Ambrosio en videos: Etnomatemáticas y el develamiento de las MatemáticasThe Brazilian Mathematics Educator Ubiratan D’Ambrosio in vídeos: Ethnomathematics and the unveiling of MathematicsMathematics EducationEthnomathematicsDigital media (YouTube)Educación MatemáticaEtnomatemáticasMedios digitales (Youtube)Educação MatemáticaEtnomatemáticaMídias digitais (YouTube)O objetivo deste artigo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-exploratório, foi analisar a contribuição do material audiovisual disponibilizado na plataforma YouTube com a participação de Ubiratan D'Ambrosio abordando a Etnomatemática. O procedimento foi levantamento e seleção de material audiovisual no Youtube com a fala de D'Ambrosio, que incluísse o assunto Etnomatemática e com visualização acima de 5.000. Foram selecionados seis vídeos disponibilizados entre os anos de 2013 e 2020, com tempo de duração variando entre cinco minutos e duas horas. O material audiovisual disponibilizado contém conceituaçãoe discussão sobre a Etnomatemática, além de possibilidade de acesso e entendimento de forma diferenciada por meio da mídia digital. A Etnomatemática é, para o teórico, segundo análise dos vídeos, uma construção cultural realizada por grupos distintos em suas vivências cotidianas na busca da sobrevivência e transcendência. Destaca-se também a importância das mídias digitais como modo de acesso à informação e democratização do conhecimento.The aim of this article, of a qualitative approach and descriptive-exploratory nature, was to analyze the contribution of audiovisual material made available on the YouTube platform with the participation of Ubiratan D'Ambrosio on Ethnomathematics. The procedure was a survey and selection of audiovisual material on YouTube with a speech by D'Ambrosio that included the subject of Ethnomathematics and with more than 5,000 views. Six videos, which were made available between 2013 and 2020, were selected. They have a duration varying between five minutes and two hours. The audiovisual material available contains conceptualization and discussion of Ethnomathematics, in addition to the possibility of access and comprehension in a distinctive manner utilizing digital media. According to the theorist, and based on the video analysis, Ethnomathematics is a cultural construction carried out by different groups in their daily lives in the search for survival and transcendence. The importance of digital media as a means of access to information and democratization of knowledge is also emphasized.El objetivo de este artículo, de enfoque cualitativo y de carácter descriptivo-exploratorio, fue analizar la contribución del material audiovisual puesto a disposición en la plataforma YouTube con la participación de Ubiratan D'Ambrosio sobre Etnomatemáticas. El procedimiento fue una encuesta y selección de material audiovisual en YouTube con una ponencia de D'Ambrosio que incluía el tema de Etnomatemáticas y con más de 5.000 visualizaciones. Se seleccionaron seis videos que estuvieron disponibles entre 2013 y 2020. Tienen una duración que varía entre cinco minutos y dos horas. El material audiovisual disponible contiene conceptualización y discusión de las Etnomatemáticas, además de la posibilidad de acceso y comprensión de forma diferenciada utilizando medios digitales. Según el teórico, y con base en el análisis del video, la Etnomatemática es una construcción cultural que realizan diferentes grupos en su vida cotidiana en la búsqueda de la supervivencia y la trascendencia. También se destaca la importancia de los medios digitales como medio de acceso a la información y democratización del conocimiento.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1687810.30612/tangram.v6i1.16878TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 100-1182595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDenghttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878/9341https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFraz, Joeanne NevesBarbosa de Moura, Ellen MichelleGomes dos Santos, Karla VanessaMoreira, Geraldo Eustáquio2024-02-16T11:48:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16878Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-16T11:48:34Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics El Educador Brasileño en Matemáticas Ubiratan D'Ambrosio en videos: Etnomatemáticas y el develamiento de las Matemáticas The Brazilian Mathematics Educator Ubiratan D’Ambrosio in vídeos: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics |
title |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics |
spellingShingle |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics Fraz, Joeanne Neves Mathematics Education Ethnomathematics Digital media (YouTube) Educación Matemática Etnomatemáticas Medios digitales (Youtube) Educação Matemática Etnomatemática Mídias digitais (YouTube) |
title_short |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics |
title_full |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics |
title_fullStr |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics |
title_full_unstemmed |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics |
title_sort |
O Educador Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio em vídeos: a Etnomatemática e o desvelamento da Matemática: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics |
author |
Fraz, Joeanne Neves |
author_facet |
Fraz, Joeanne Neves Barbosa de Moura, Ellen Michelle Gomes dos Santos, Karla Vanessa Moreira, Geraldo Eustáquio |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa de Moura, Ellen Michelle Gomes dos Santos, Karla Vanessa Moreira, Geraldo Eustáquio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraz, Joeanne Neves Barbosa de Moura, Ellen Michelle Gomes dos Santos, Karla Vanessa Moreira, Geraldo Eustáquio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematics Education Ethnomathematics Digital media (YouTube) Educación Matemática Etnomatemáticas Medios digitales (Youtube) Educação Matemática Etnomatemática Mídias digitais (YouTube) |
topic |
Mathematics Education Ethnomathematics Digital media (YouTube) Educación Matemática Etnomatemáticas Medios digitales (Youtube) Educação Matemática Etnomatemática Mídias digitais (YouTube) |
description |
O objetivo deste artigo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-exploratório, foi analisar a contribuição do material audiovisual disponibilizado na plataforma YouTube com a participação de Ubiratan D'Ambrosio abordando a Etnomatemática. O procedimento foi levantamento e seleção de material audiovisual no Youtube com a fala de D'Ambrosio, que incluísse o assunto Etnomatemática e com visualização acima de 5.000. Foram selecionados seis vídeos disponibilizados entre os anos de 2013 e 2020, com tempo de duração variando entre cinco minutos e duas horas. O material audiovisual disponibilizado contém conceituaçãoe discussão sobre a Etnomatemática, além de possibilidade de acesso e entendimento de forma diferenciada por meio da mídia digital. A Etnomatemática é, para o teórico, segundo análise dos vídeos, uma construção cultural realizada por grupos distintos em suas vivências cotidianas na busca da sobrevivência e transcendência. Destaca-se também a importância das mídias digitais como modo de acesso à informação e democratização do conhecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878 10.30612/tangram.v6i1.16878 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v6i1.16878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16878/9341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 100-118 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480068878336 |