Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez Medina, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920
Resumo: No contexto da presença cada vez mais difundida de Ambientes de Geometria Dinâmica em salas de aula de matemática em muitos países, propôs-se identificar e classificar as práticas matemáticas desenvolvidas por alunos do ensino médio, com um Sistema de Geometria Dinâmica em sala de aula, para resolver problemas de congruência de triângulos via transformações geométricas. É apresentada a identificação e classificação do repertório de práticas matemáticas com o GeoGebra de um dos casos analisados em uma escola técnica secundária pública da Argentina. Foi utilizada uma perspectiva metodológica qualitativa por meio do estudo de casos múltiplos. Os resultados contribuem para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da geometria mediados com Sistema de Geometria Dinâmica, em particular a partir do reconhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas na resolução de tarefas sobre um conceito geométrico que se define como transformação geométrica.
id UFGD-9_56229df8a231c233c8a961e2523ca564
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16920
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Geometria escolar e práticas matemáticas: um casoGeometría escolar y practicas matemáticas: un casoSchool geometry and mathematical practices: a caseMathematics teaching.Geometry.Digital technology.Enseñanza de las matemáticas.Geometría.Tecnología digital.Ensino de matemática.Geometria.Tecnologia digital.No contexto da presença cada vez mais difundida de Ambientes de Geometria Dinâmica em salas de aula de matemática em muitos países, propôs-se identificar e classificar as práticas matemáticas desenvolvidas por alunos do ensino médio, com um Sistema de Geometria Dinâmica em sala de aula, para resolver problemas de congruência de triângulos via transformações geométricas. É apresentada a identificação e classificação do repertório de práticas matemáticas com o GeoGebra de um dos casos analisados em uma escola técnica secundária pública da Argentina. Foi utilizada uma perspectiva metodológica qualitativa por meio do estudo de casos múltiplos. Os resultados contribuem para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da geometria mediados com Sistema de Geometria Dinâmica, em particular a partir do reconhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas na resolução de tarefas sobre um conceito geométrico que se define como transformação geométrica.In the context of the increasingly widespread presence of Dynamic Geometry Environments in mathematics classrooms in many countries, it was proposed to identify and classify the mathematical practices that secondary school students develop with a Dynamic Geometry System in class to resolve problems about congruence of triangles via geometrical transformations. This article presents the identification and classification of the repertoire of mathematical practices using GeoGebra of one of the cases analyzed in a public technical secondary school in Argentine. In this study a qualitative methodological perspective was used by means of a multiple-case study. The results help to understanding the teaching and learning processes of geometry mediated with Dynamic Geometry System, in particular from the recognition of the mathematical practices developed in tasks about a geometric concept that is defined as geometric transformation.En el marco de la presencia cada vez más difundida de los Ambientes de Geometría Dinámica en las aulas de matemáticas de muchos países, se propuso identificar y clasificar las prácticas matemáticas que desarrollan alumnos de secundaria con un Sistema de Geometría Dinámica en clase para resolver problemas sobre congruencia de triángulos vía transformaciones geométricas. Se presenta la identificación y clasificación del repertorio de prácticas matemáticas con GeoGebra de uno de los casos analizados en una escuela técnica secundaria pública en Argentina. Se utilizó una perspectiva metodológica cualitativa a través del estudio de casos múltiples. Los resultados contribuyen a comprender los procesos de enseñanza y aprendizaje de la geometría mediados con Sistema de Geometría Dinámica, en particular desde el reconocimiento de las prácticas matemáticas desarrolladas en la resolución de tareas sobre un concepto geométrico que se define como transformación geométrica.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1692010.30612/tangram.v6i2.16920TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 97-1272595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920/9662https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPérez Medina, Carlos Roberto2024-02-08T15:21:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16920Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T15:21:37Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
Geometría escolar y practicas matemáticas: un caso
School geometry and mathematical practices: a case
title Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
spellingShingle Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
Pérez Medina, Carlos Roberto
Mathematics teaching.
Geometry.
Digital technology.
Enseñanza de las matemáticas.
Geometría.
Tecnología digital.
Ensino de matemática.
Geometria.
Tecnologia digital.
title_short Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
title_full Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
title_fullStr Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
title_full_unstemmed Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
title_sort Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
author Pérez Medina, Carlos Roberto
author_facet Pérez Medina, Carlos Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez Medina, Carlos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics teaching.
Geometry.
Digital technology.
Enseñanza de las matemáticas.
Geometría.
Tecnología digital.
Ensino de matemática.
Geometria.
Tecnologia digital.
topic Mathematics teaching.
Geometry.
Digital technology.
Enseñanza de las matemáticas.
Geometría.
Tecnología digital.
Ensino de matemática.
Geometria.
Tecnologia digital.
description No contexto da presença cada vez mais difundida de Ambientes de Geometria Dinâmica em salas de aula de matemática em muitos países, propôs-se identificar e classificar as práticas matemáticas desenvolvidas por alunos do ensino médio, com um Sistema de Geometria Dinâmica em sala de aula, para resolver problemas de congruência de triângulos via transformações geométricas. É apresentada a identificação e classificação do repertório de práticas matemáticas com o GeoGebra de um dos casos analisados em uma escola técnica secundária pública da Argentina. Foi utilizada uma perspectiva metodológica qualitativa por meio do estudo de casos múltiplos. Os resultados contribuem para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da geometria mediados com Sistema de Geometria Dinâmica, em particular a partir do reconhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas na resolução de tarefas sobre um conceito geométrico que se define como transformação geométrica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920
10.30612/tangram.v6i2.16920
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i2.16920
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920/9662
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 97-127
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480078315520