Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920 |
Resumo: | No contexto da presença cada vez mais difundida de Ambientes de Geometria Dinâmica em salas de aula de matemática em muitos países, propôs-se identificar e classificar as práticas matemáticas desenvolvidas por alunos do ensino médio, com um Sistema de Geometria Dinâmica em sala de aula, para resolver problemas de congruência de triângulos via transformações geométricas. É apresentada a identificação e classificação do repertório de práticas matemáticas com o GeoGebra de um dos casos analisados em uma escola técnica secundária pública da Argentina. Foi utilizada uma perspectiva metodológica qualitativa por meio do estudo de casos múltiplos. Os resultados contribuem para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da geometria mediados com Sistema de Geometria Dinâmica, em particular a partir do reconhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas na resolução de tarefas sobre um conceito geométrico que se define como transformação geométrica. |
id |
UFGD-9_56229df8a231c233c8a961e2523ca564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16920 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um casoGeometría escolar y practicas matemáticas: un casoSchool geometry and mathematical practices: a caseMathematics teaching.Geometry.Digital technology.Enseñanza de las matemáticas.Geometría.Tecnología digital.Ensino de matemática.Geometria.Tecnologia digital.No contexto da presença cada vez mais difundida de Ambientes de Geometria Dinâmica em salas de aula de matemática em muitos países, propôs-se identificar e classificar as práticas matemáticas desenvolvidas por alunos do ensino médio, com um Sistema de Geometria Dinâmica em sala de aula, para resolver problemas de congruência de triângulos via transformações geométricas. É apresentada a identificação e classificação do repertório de práticas matemáticas com o GeoGebra de um dos casos analisados em uma escola técnica secundária pública da Argentina. Foi utilizada uma perspectiva metodológica qualitativa por meio do estudo de casos múltiplos. Os resultados contribuem para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da geometria mediados com Sistema de Geometria Dinâmica, em particular a partir do reconhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas na resolução de tarefas sobre um conceito geométrico que se define como transformação geométrica.In the context of the increasingly widespread presence of Dynamic Geometry Environments in mathematics classrooms in many countries, it was proposed to identify and classify the mathematical practices that secondary school students develop with a Dynamic Geometry System in class to resolve problems about congruence of triangles via geometrical transformations. This article presents the identification and classification of the repertoire of mathematical practices using GeoGebra of one of the cases analyzed in a public technical secondary school in Argentine. In this study a qualitative methodological perspective was used by means of a multiple-case study. The results help to understanding the teaching and learning processes of geometry mediated with Dynamic Geometry System, in particular from the recognition of the mathematical practices developed in tasks about a geometric concept that is defined as geometric transformation.En el marco de la presencia cada vez más difundida de los Ambientes de Geometría Dinámica en las aulas de matemáticas de muchos países, se propuso identificar y clasificar las prácticas matemáticas que desarrollan alumnos de secundaria con un Sistema de Geometría Dinámica en clase para resolver problemas sobre congruencia de triángulos vía transformaciones geométricas. Se presenta la identificación y clasificación del repertorio de prácticas matemáticas con GeoGebra de uno de los casos analizados en una escuela técnica secundaria pública en Argentina. Se utilizó una perspectiva metodológica cualitativa a través del estudio de casos múltiples. Los resultados contribuyen a comprender los procesos de enseñanza y aprendizaje de la geometría mediados con Sistema de Geometría Dinámica, en particular desde el reconocimiento de las prácticas matemáticas desarrolladas en la resolución de tareas sobre un concepto geométrico que se define como transformación geométrica.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1692010.30612/tangram.v6i2.16920TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 97-1272595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920/9662https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPérez Medina, Carlos Roberto2024-02-08T15:21:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16920Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T15:21:37Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso Geometría escolar y practicas matemáticas: un caso School geometry and mathematical practices: a case |
title |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso |
spellingShingle |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso Pérez Medina, Carlos Roberto Mathematics teaching. Geometry. Digital technology. Enseñanza de las matemáticas. Geometría. Tecnología digital. Ensino de matemática. Geometria. Tecnologia digital. |
title_short |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso |
title_full |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso |
title_fullStr |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso |
title_full_unstemmed |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso |
title_sort |
Geometria escolar e práticas matemáticas: um caso |
author |
Pérez Medina, Carlos Roberto |
author_facet |
Pérez Medina, Carlos Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérez Medina, Carlos Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematics teaching. Geometry. Digital technology. Enseñanza de las matemáticas. Geometría. Tecnología digital. Ensino de matemática. Geometria. Tecnologia digital. |
topic |
Mathematics teaching. Geometry. Digital technology. Enseñanza de las matemáticas. Geometría. Tecnología digital. Ensino de matemática. Geometria. Tecnologia digital. |
description |
No contexto da presença cada vez mais difundida de Ambientes de Geometria Dinâmica em salas de aula de matemática em muitos países, propôs-se identificar e classificar as práticas matemáticas desenvolvidas por alunos do ensino médio, com um Sistema de Geometria Dinâmica em sala de aula, para resolver problemas de congruência de triângulos via transformações geométricas. É apresentada a identificação e classificação do repertório de práticas matemáticas com o GeoGebra de um dos casos analisados em uma escola técnica secundária pública da Argentina. Foi utilizada uma perspectiva metodológica qualitativa por meio do estudo de casos múltiplos. Os resultados contribuem para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da geometria mediados com Sistema de Geometria Dinâmica, em particular a partir do reconhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas na resolução de tarefas sobre um conceito geométrico que se define como transformação geométrica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920 10.30612/tangram.v6i2.16920 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v6i2.16920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16920/9662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 97-127 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480078315520 |