Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Edvonete Souza de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cunha, Aldrin Cleyde da, Figueiredo, Tiago Dziekaniak, Miola, Adriana Fátima de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13151
Resumo: Esta edição conta com 9 trabalhos organizados em artigos investigativos, iniciação científica e relatos de experiência. Temos 4 artigos científicos, 3 de diferentes instituições brasileiras (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e um artigo estrangeiro oriundo do Chile (Universidade Católica do Maule). Divulgamos ainda três iniciações científicas do estado de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, desenvolvido na instituições: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE, Instituto Federal do Espirito Santo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Os dois relatos de experiência são brasileiros oriundos do estado do Rio Grande do sul e de Goiás, desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande e na Universidade Federal de Goiás. Podemos observar que de modo geral os artigos apresentam investigações que promovem reflexões sobre os processos formativos seja iniciais ou continuados, assim como ao uso de estratégias para o ensino - aprendizagem. Consideramos pertinentes as investigações para a área de educação matemática e esperamos que os estudos presentes nesta edição contribuam com futuras investigações. Notamos o quanto possui mérito a temática e esperamos que apreciem. Diante do exposto, desejamos uma boa leitura à todos.
id UFGD-9_6532e12258411c7e5c90ed90f76920bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13151
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagemPresentación: procesos de formación y enseñanza-aprendizajePresentation: training processes and teaching-learningApresentação.Presentación.Presentation.Esta edição conta com 9 trabalhos organizados em artigos investigativos, iniciação científica e relatos de experiência. Temos 4 artigos científicos, 3 de diferentes instituições brasileiras (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e um artigo estrangeiro oriundo do Chile (Universidade Católica do Maule). Divulgamos ainda três iniciações científicas do estado de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, desenvolvido na instituições: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE, Instituto Federal do Espirito Santo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Os dois relatos de experiência são brasileiros oriundos do estado do Rio Grande do sul e de Goiás, desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande e na Universidade Federal de Goiás. Podemos observar que de modo geral os artigos apresentam investigações que promovem reflexões sobre os processos formativos seja iniciais ou continuados, assim como ao uso de estratégias para o ensino - aprendizagem. Consideramos pertinentes as investigações para a área de educação matemática e esperamos que os estudos presentes nesta edição contribuam com futuras investigações. Notamos o quanto possui mérito a temática e esperamos que apreciem. Diante do exposto, desejamos uma boa leitura à todos.Esta edición cuenta con 9 trabajos organizados en artículos de investigación, iniciación científica e informes de experiencia. Contamos con 4 artículos científicos, 3 de diferentes instituciones brasileñas (Universidad Estadual de Río de Janeiro, Universidad Estatal de Campinas, Universidad Federal de Mato Grosso do Sul) y un artículo extranjero de Chile (Universidad Católica del Maule).También lanzamos tres iniciaciones científicas del estado de São Paulo, Espírito Santo y Rio Grande do Sul, desarrolladas en las instituciones: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE, Instituto Federal de Espirito Santo, Universidad Regional Integrada del Alto Uruguai y Missões.Los dos informes de experiencia son brasileños del estado de Rio Grande do sul y Goiás, desarrollados en la Universidad Federal de Rio Grande y la Universidad Federal de Goiás.Podemos observar que, en general, los artículos presentan investigaciones que promueven reflexiones sobre los procesos de formación, ya sea inicial o continuada, así como el uso de estrategias de enseñanza - aprendizaje.Consideramos que las investigaciones en el área de la educación matemática son relevantes y esperamos que los estudios de esta edición contribuyan a futuras investigaciones.Observamos cuánto mérito tiene el tema y esperamos que lo disfruten.Teniendo en cuenta lo anterior, te deseamos una buena lectura.This edition has 9 papers organized in investigative articles, scientific initiation and experience reports. We have 4 scientific articles, 3 from different Brazilian institutions (State University of Rio de Janeiro, State University of Campinas, Federal University of Mato Grosso do Sul) and a foreign article from Chile (Catholic University of Maule).We also disclose three scientific initiations from the state of São Paulo, Espírito Santo and Rio Grande do Sul, developed at the institutions: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE, Federal Institute of Espirito Santo, Integrated Regional University of Alto Uruguai and Missões.The two experience reports are Brazilians from the state of Rio Grande do sul and Goiás, developed at the Federal University of Rio Grande and the Federal University of Goiás.We can observe that, in general, the articles present investigations that promote reflections on the training processes, whether initial or continued, as well as the use of strategies for teaching - learning.We consider investigations in the area of mathematics education to be relevant and we hope that the studies in this edition will contribute to future investigations.We note how much merit the theme has and we hope you enjoy it.Given the above, we wish you a good reading.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1315110.30612/tangram.v3i4.13151TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 01-022595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13151/6518Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Edvonete Souza deCunha, Aldrin Cleyde daFigueiredo, Tiago DziekaniakMiola, Adriana Fátima de Souza2020-12-15T08:47:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13151Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:07Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem
Presentación: procesos de formación y enseñanza-aprendizaje
Presentation: training processes and teaching-learning
title Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem
spellingShingle Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem
Alencar, Edvonete Souza de
Apresentação.
Presentación.
Presentation.
title_short Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem
title_full Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem
title_fullStr Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem
title_sort Apresentação: processos formativos e ensino-aprendizagem
author Alencar, Edvonete Souza de
author_facet Alencar, Edvonete Souza de
Cunha, Aldrin Cleyde da
Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Miola, Adriana Fátima de Souza
author_role author
author2 Cunha, Aldrin Cleyde da
Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Miola, Adriana Fátima de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Edvonete Souza de
Cunha, Aldrin Cleyde da
Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Miola, Adriana Fátima de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Apresentação.
Presentación.
Presentation.
topic Apresentação.
Presentación.
Presentation.
description Esta edição conta com 9 trabalhos organizados em artigos investigativos, iniciação científica e relatos de experiência. Temos 4 artigos científicos, 3 de diferentes instituições brasileiras (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e um artigo estrangeiro oriundo do Chile (Universidade Católica do Maule). Divulgamos ainda três iniciações científicas do estado de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, desenvolvido na instituições: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE, Instituto Federal do Espirito Santo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Os dois relatos de experiência são brasileiros oriundos do estado do Rio Grande do sul e de Goiás, desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande e na Universidade Federal de Goiás. Podemos observar que de modo geral os artigos apresentam investigações que promovem reflexões sobre os processos formativos seja iniciais ou continuados, assim como ao uso de estratégias para o ensino - aprendizagem. Consideramos pertinentes as investigações para a área de educação matemática e esperamos que os estudos presentes nesta edição contribuam com futuras investigações. Notamos o quanto possui mérito a temática e esperamos que apreciem. Diante do exposto, desejamos uma boa leitura à todos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13151
10.30612/tangram.v3i4.13151
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13151
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i4.13151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13151/6518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 01-02
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479975555072