Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guérios, Ettiene Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162
Resumo: Este artigo de natureza teórica objetiva apresentar uma conceitualização de metanálise qualitativa própria para a área das humanidades em seus diferentes campos de estudos. Tendo como lente a área da Educação, enfoca a Educação Matemática, haja vista as múltiplas interfaces que estabelece com as diferentes áreas do conhecimento, ressaltando-se o escopo teórico próprio da pesquisa qualitativa. Realizada metodologicamente por meio de compatibilização de diferentes compreensões sobre metanálise qualitativa, o entrelaçamento possibilitou o aprofundamento do seu conceito. A centralidade da abordagem está na metanálise qualitativa em relação a aspectos históricos, diferentes concepções e compreensões que a permeiam, constituição de seus parâmetros e seus sistemáticos procedimentos. Realiza aproximações entre revisão sistemática, metassíntese, metanálise quantitativa e metanálise qualitativa. Conclui abordando sobre a possibilidade de produção de novos resultados e outras sínteses que transcendem os anteriores originalmente obtidos por meio da metanálise qualitativa.  
id UFGD-9_77fa27a20cbc92955ed8f9a09baf2eb3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17162
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: Qualitative Methanalysis: historical, conceptual, and procedural aspectsMetanalisis Cualitativo: pesquisa qualitativaEducação matemáticaMetanálise e educaçãoMetanálise e humanidadesMetanálise, educação e ensinoinvestigación cualitativaEducación matemáticaMetanálisis y educaciónMetaanálisis y humanidadesMetanálisis, educación y enseñanzaqualitative researchMathematics educationMeta-analysis and educationMeta-analysis and the humanitiesMeta-analysis and educationEste artigo de natureza teórica objetiva apresentar uma conceitualização de metanálise qualitativa própria para a área das humanidades em seus diferentes campos de estudos. Tendo como lente a área da Educação, enfoca a Educação Matemática, haja vista as múltiplas interfaces que estabelece com as diferentes áreas do conhecimento, ressaltando-se o escopo teórico próprio da pesquisa qualitativa. Realizada metodologicamente por meio de compatibilização de diferentes compreensões sobre metanálise qualitativa, o entrelaçamento possibilitou o aprofundamento do seu conceito. A centralidade da abordagem está na metanálise qualitativa em relação a aspectos históricos, diferentes concepções e compreensões que a permeiam, constituição de seus parâmetros e seus sistemáticos procedimentos. Realiza aproximações entre revisão sistemática, metassíntese, metanálise quantitativa e metanálise qualitativa. Conclui abordando sobre a possibilidade de produção de novos resultados e outras sínteses que transcendem os anteriores originalmente obtidos por meio da metanálise qualitativa.  This theoretical article intends to present a conceptualization of qualitative meta-analysis specific to the area of humanities in its different fields of study. Its lens is the area of Education, which includes Mathematics Education, given the multiple interfaces it establishes with different areas of knowledge, emphasizing the theoretical scope of qualitative research. Conducted methodologically through the compatibility of different understandings on qualitative meta-analysis, the intertwining allowed the deepening of its concept. The centrality of the approach is in the qualitative meta-analysis concerning the historical aspects, the different conceptions and understandings that permeate it, the constitution of its parameters, and its systematic procedures. It carries out approximations between systematic review, meta-synthesis, quantitative meta-analysis, and qualitative meta-analysis. It concludes by addressing the possibility of producing new results and syntheses that transcend previous ones originally obtained through qualitative meta-analysis.Este es un artículo teórico con el objetivo de presentar una conceptualización del metaanálisis cualitativo propio del área de humanidades en sus diferentes campos de estudio. Su lente es el área de Educación, que incluye la Educación Matemática, dadas las múltiples interfaces que establece con diferentes áreas del conocimiento, enfatizando el alcance teórico de la investigación cualitativa. Realizado metodológicamente a través de la compatibilidad de diferentes comprensiones en metanálisis cualitativo, el entrelazamiento permitió profundizar en su concepto. La centralidad del abordaje está en el metanálisis cualitativo en relación a los aspectos históricos, las diferentes concepciones y comprensiones que lo permean, la constitución de sus parámetros y sus procedimientos sistemáticos. Realiza aproximaciones entre revisión sistemática, metasíntesis, metaanálisis cuantitativo y metaanálisis cualitativo. Concluye abordando la posibilidad de producir nuevos resultados y síntesis que trasciendan los anteriores obtenidos originalmente a través del metanálisis cualitativo.  Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1716210.30612/tangram.v6i2.17162TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 128-1542595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162/9667https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues daGuérios, Ettiene Cordeiro2024-02-08T15:22:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17162Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T15:22:33Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
Qualitative Methanalysis: historical, conceptual, and procedural aspects
Metanalisis Cualitativo:
title Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
spellingShingle Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da
pesquisa qualitativa
Educação matemática
Metanálise e educação
Metanálise e humanidades
Metanálise, educação e ensino
investigación cualitativa
Educación matemática
Metanálisis y educación
Metaanálisis y humanidades
Metanálisis, educación y enseñanza
qualitative research
Mathematics education
Meta-analysis and education
Meta-analysis and the humanitiesMeta-analysis and education
title_short Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
title_full Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
title_fullStr Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
title_full_unstemmed Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
title_sort Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
author Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da
author_facet Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da
Guérios, Ettiene Cordeiro
author_role author
author2 Guérios, Ettiene Cordeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da
Guérios, Ettiene Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa qualitativa
Educação matemática
Metanálise e educação
Metanálise e humanidades
Metanálise, educação e ensino
investigación cualitativa
Educación matemática
Metanálisis y educación
Metaanálisis y humanidades
Metanálisis, educación y enseñanza
qualitative research
Mathematics education
Meta-analysis and education
Meta-analysis and the humanitiesMeta-analysis and education
topic pesquisa qualitativa
Educação matemática
Metanálise e educação
Metanálise e humanidades
Metanálise, educação e ensino
investigación cualitativa
Educación matemática
Metanálisis y educación
Metaanálisis y humanidades
Metanálisis, educación y enseñanza
qualitative research
Mathematics education
Meta-analysis and education
Meta-analysis and the humanitiesMeta-analysis and education
description Este artigo de natureza teórica objetiva apresentar uma conceitualização de metanálise qualitativa própria para a área das humanidades em seus diferentes campos de estudos. Tendo como lente a área da Educação, enfoca a Educação Matemática, haja vista as múltiplas interfaces que estabelece com as diferentes áreas do conhecimento, ressaltando-se o escopo teórico próprio da pesquisa qualitativa. Realizada metodologicamente por meio de compatibilização de diferentes compreensões sobre metanálise qualitativa, o entrelaçamento possibilitou o aprofundamento do seu conceito. A centralidade da abordagem está na metanálise qualitativa em relação a aspectos históricos, diferentes concepções e compreensões que a permeiam, constituição de seus parâmetros e seus sistemáticos procedimentos. Realiza aproximações entre revisão sistemática, metassíntese, metanálise quantitativa e metanálise qualitativa. Conclui abordando sobre a possibilidade de produção de novos resultados e outras sínteses que transcendem os anteriores originalmente obtidos por meio da metanálise qualitativa.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162
10.30612/tangram.v6i2.17162
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i2.17162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162/9667
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 128-154
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480213581824