Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162 |
Resumo: | Este artigo de natureza teórica objetiva apresentar uma conceitualização de metanálise qualitativa própria para a área das humanidades em seus diferentes campos de estudos. Tendo como lente a área da Educação, enfoca a Educação Matemática, haja vista as múltiplas interfaces que estabelece com as diferentes áreas do conhecimento, ressaltando-se o escopo teórico próprio da pesquisa qualitativa. Realizada metodologicamente por meio de compatibilização de diferentes compreensões sobre metanálise qualitativa, o entrelaçamento possibilitou o aprofundamento do seu conceito. A centralidade da abordagem está na metanálise qualitativa em relação a aspectos históricos, diferentes concepções e compreensões que a permeiam, constituição de seus parâmetros e seus sistemáticos procedimentos. Realiza aproximações entre revisão sistemática, metassíntese, metanálise quantitativa e metanálise qualitativa. Conclui abordando sobre a possibilidade de produção de novos resultados e outras sínteses que transcendem os anteriores originalmente obtidos por meio da metanálise qualitativa. |
id |
UFGD-9_77fa27a20cbc92955ed8f9a09baf2eb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17162 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: Qualitative Methanalysis: historical, conceptual, and procedural aspectsMetanalisis Cualitativo: pesquisa qualitativaEducação matemáticaMetanálise e educaçãoMetanálise e humanidadesMetanálise, educação e ensinoinvestigación cualitativaEducación matemáticaMetanálisis y educaciónMetaanálisis y humanidadesMetanálisis, educación y enseñanzaqualitative researchMathematics educationMeta-analysis and educationMeta-analysis and the humanitiesMeta-analysis and educationEste artigo de natureza teórica objetiva apresentar uma conceitualização de metanálise qualitativa própria para a área das humanidades em seus diferentes campos de estudos. Tendo como lente a área da Educação, enfoca a Educação Matemática, haja vista as múltiplas interfaces que estabelece com as diferentes áreas do conhecimento, ressaltando-se o escopo teórico próprio da pesquisa qualitativa. Realizada metodologicamente por meio de compatibilização de diferentes compreensões sobre metanálise qualitativa, o entrelaçamento possibilitou o aprofundamento do seu conceito. A centralidade da abordagem está na metanálise qualitativa em relação a aspectos históricos, diferentes concepções e compreensões que a permeiam, constituição de seus parâmetros e seus sistemáticos procedimentos. Realiza aproximações entre revisão sistemática, metassíntese, metanálise quantitativa e metanálise qualitativa. Conclui abordando sobre a possibilidade de produção de novos resultados e outras sínteses que transcendem os anteriores originalmente obtidos por meio da metanálise qualitativa. This theoretical article intends to present a conceptualization of qualitative meta-analysis specific to the area of humanities in its different fields of study. Its lens is the area of Education, which includes Mathematics Education, given the multiple interfaces it establishes with different areas of knowledge, emphasizing the theoretical scope of qualitative research. Conducted methodologically through the compatibility of different understandings on qualitative meta-analysis, the intertwining allowed the deepening of its concept. The centrality of the approach is in the qualitative meta-analysis concerning the historical aspects, the different conceptions and understandings that permeate it, the constitution of its parameters, and its systematic procedures. It carries out approximations between systematic review, meta-synthesis, quantitative meta-analysis, and qualitative meta-analysis. It concludes by addressing the possibility of producing new results and syntheses that transcend previous ones originally obtained through qualitative meta-analysis.Este es un artículo teórico con el objetivo de presentar una conceptualización del metaanálisis cualitativo propio del área de humanidades en sus diferentes campos de estudio. Su lente es el área de Educación, que incluye la Educación Matemática, dadas las múltiples interfaces que establece con diferentes áreas del conocimiento, enfatizando el alcance teórico de la investigación cualitativa. Realizado metodológicamente a través de la compatibilidad de diferentes comprensiones en metanálisis cualitativo, el entrelazamiento permitió profundizar en su concepto. La centralidad del abordaje está en el metanálisis cualitativo en relación a los aspectos históricos, las diferentes concepciones y comprensiones que lo permean, la constitución de sus parámetros y sus procedimientos sistemáticos. Realiza aproximaciones entre revisión sistemática, metasíntesis, metaanálisis cuantitativo y metaanálisis cualitativo. Concluye abordando la posibilidad de producir nuevos resultados y síntesis que trasciendan los anteriores obtenidos originalmente a través del metanálisis cualitativo. Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1716210.30612/tangram.v6i2.17162TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 128-1542595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162/9667https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues daGuérios, Ettiene Cordeiro2024-02-08T15:22:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17162Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-08T15:22:33Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: Qualitative Methanalysis: historical, conceptual, and procedural aspects Metanalisis Cualitativo: |
title |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: |
spellingShingle |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da pesquisa qualitativa Educação matemática Metanálise e educação Metanálise e humanidades Metanálise, educação e ensino investigación cualitativa Educación matemática Metanálisis y educación Metaanálisis y humanidades Metanálisis, educación y enseñanza qualitative research Mathematics education Meta-analysis and education Meta-analysis and the humanitiesMeta-analysis and education |
title_short |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: |
title_full |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: |
title_fullStr |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: |
title_full_unstemmed |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: |
title_sort |
Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais: |
author |
Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Guérios, Ettiene Cordeiro |
author_role |
author |
author2 |
Guérios, Ettiene Cordeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Guérios, Ettiene Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa qualitativa Educação matemática Metanálise e educação Metanálise e humanidades Metanálise, educação e ensino investigación cualitativa Educación matemática Metanálisis y educación Metaanálisis y humanidades Metanálisis, educación y enseñanza qualitative research Mathematics education Meta-analysis and education Meta-analysis and the humanitiesMeta-analysis and education |
topic |
pesquisa qualitativa Educação matemática Metanálise e educação Metanálise e humanidades Metanálise, educação e ensino investigación cualitativa Educación matemática Metanálisis y educación Metaanálisis y humanidades Metanálisis, educación y enseñanza qualitative research Mathematics education Meta-analysis and education Meta-analysis and the humanitiesMeta-analysis and education |
description |
Este artigo de natureza teórica objetiva apresentar uma conceitualização de metanálise qualitativa própria para a área das humanidades em seus diferentes campos de estudos. Tendo como lente a área da Educação, enfoca a Educação Matemática, haja vista as múltiplas interfaces que estabelece com as diferentes áreas do conhecimento, ressaltando-se o escopo teórico próprio da pesquisa qualitativa. Realizada metodologicamente por meio de compatibilização de diferentes compreensões sobre metanálise qualitativa, o entrelaçamento possibilitou o aprofundamento do seu conceito. A centralidade da abordagem está na metanálise qualitativa em relação a aspectos históricos, diferentes concepções e compreensões que a permeiam, constituição de seus parâmetros e seus sistemáticos procedimentos. Realiza aproximações entre revisão sistemática, metassíntese, metanálise quantitativa e metanálise qualitativa. Conclui abordando sobre a possibilidade de produção de novos resultados e outras sínteses que transcendem os anteriores originalmente obtidos por meio da metanálise qualitativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162 10.30612/tangram.v6i2.17162 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v6i2.17162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17162/9667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 128-154 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480213581824 |