Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narciso, Ana Lúcia do Carmo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Sá, Adrielle Lourenço, Cabral, Sabrina Alves Boldrini, Fumiã, Herman Fialho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296
Resumo: O desenvolvimento de habilidades e competências referentes à aptidão para realização do processo de mediação pedagógica se inicia através dos primeiros contatos com a sala de aula. Neste trabalho relatamos as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado em uma escola da rede pública Estadual de ensino, situada na cidade de Carangola, Minas Gerais. A Geometria proporciona ao aluno um tipo de pensamento que permite assimilar e representar o mundo de maneira organizada, e por isso é extremamente importante. Todavia, verificamos que a maneira com a qual esta foi apresentada aos alunos, gerou dificuldades de entendimento dos conteúdos. Diante disso, acreditamos que os softwares educativos são capazes de auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina.
id UFGD-9_80b73b3cfd223fdd02bb57105e462b4d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemáticaLos desafios del aprendizaje significativo en geometria: interfaces de la pasantia supervisada en matemáticasThe challenges of significant learning in geometry: interfaces of the supervised stage in mathematicsEducação. Geometria. Relato de experiência.Educación. Geometría. Informe de experiencia.Education. Geometry. Experience report.O desenvolvimento de habilidades e competências referentes à aptidão para realização do processo de mediação pedagógica se inicia através dos primeiros contatos com a sala de aula. Neste trabalho relatamos as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado em uma escola da rede pública Estadual de ensino, situada na cidade de Carangola, Minas Gerais. A Geometria proporciona ao aluno um tipo de pensamento que permite assimilar e representar o mundo de maneira organizada, e por isso é extremamente importante. Todavia, verificamos que a maneira com a qual esta foi apresentada aos alunos, gerou dificuldades de entendimento dos conteúdos. Diante disso, acreditamos que os softwares educativos são capazes de auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina.El desarrollo de habilidades y competencias relacionadas con la aptitud para llevar a cabo el proceso de mediación pedagógica comienza a través de los primeros contactos con el aula. En este trabajo informamos las experiencias vividas durante el período de Pasantía supervisada con estudiantes de la escuela primaria II y secundaria, en las clases de Matemáticas, en una escuela de la escuela pública estatal, ubicada en la ciudad de Carangola, Minas Gerais. La geometría proporciona a los estudiantes un tipo de pensamiento que les permite asimilar y representar el mundo de manera organizada, y por esta razón es extremadamente importante. Sin embargo, verificamos a través de la observación de las clases que la forma en que se presentó a los estudiantes generó dificultades para comprender los contenidos. Por lo tanto, y de acuerdo con el análisis realizado en trabajos de varios autores como Carvalho, Nascimento, Pavanello, entre otros, creemos que el software educativo puede ayudar en la enseñanza y el aprendizaje de esta disciplina.The development of skills and competences related to the aptitude for carrying out the pedagogical mediation process begins through the first contacts with the classroom. In this work we report the experiences lived during the period of Supervised Internship with students of elementary school II and high school, in the classes of Mathematics, in a school of the public state network, located in the city of Carangola, Minas Gerais. Geometry provides students with a type of thinking that allows them to assimilate and represent the world in an organized way, and for this reason it is extremely important. However, we verified through the observation of the classes that the way in which it was presented to the students, generated difficulties in understanding the contents. Therefore, and according to the analysis carried out in works by several authors such as Carvalho, Nascimento, Pavanello, among others, we believe that educational software is able to assist in the teaching and learning of this discipline.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/929610.30612/tangram.v3i2.9296TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 244- 2572595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296/5841Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNarciso, Ana Lúcia do Carmode Sá, Adrielle LourençoCabral, Sabrina Alves BoldriniFumiã, Herman Fialho2020-07-08T16:58:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
Los desafios del aprendizaje significativo en geometria: interfaces de la pasantia supervisada en matemáticas
The challenges of significant learning in geometry: interfaces of the supervised stage in mathematics
title Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
spellingShingle Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
Narciso, Ana Lúcia do Carmo
Educação. Geometria. Relato de experiência.
Educación. Geometría. Informe de experiencia.
Education. Geometry. Experience report.
title_short Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
title_full Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
title_fullStr Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
title_full_unstemmed Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
title_sort Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
author Narciso, Ana Lúcia do Carmo
author_facet Narciso, Ana Lúcia do Carmo
de Sá, Adrielle Lourenço
Cabral, Sabrina Alves Boldrini
Fumiã, Herman Fialho
author_role author
author2 de Sá, Adrielle Lourenço
Cabral, Sabrina Alves Boldrini
Fumiã, Herman Fialho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Narciso, Ana Lúcia do Carmo
de Sá, Adrielle Lourenço
Cabral, Sabrina Alves Boldrini
Fumiã, Herman Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Geometria. Relato de experiência.
Educación. Geometría. Informe de experiencia.
Education. Geometry. Experience report.
topic Educação. Geometria. Relato de experiência.
Educación. Geometría. Informe de experiencia.
Education. Geometry. Experience report.
description O desenvolvimento de habilidades e competências referentes à aptidão para realização do processo de mediação pedagógica se inicia através dos primeiros contatos com a sala de aula. Neste trabalho relatamos as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado em uma escola da rede pública Estadual de ensino, situada na cidade de Carangola, Minas Gerais. A Geometria proporciona ao aluno um tipo de pensamento que permite assimilar e representar o mundo de maneira organizada, e por isso é extremamente importante. Todavia, verificamos que a maneira com a qual esta foi apresentada aos alunos, gerou dificuldades de entendimento dos conteúdos. Diante disso, acreditamos que os softwares educativos são capazes de auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296
10.30612/tangram.v3i2.9296
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i2.9296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296/5841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 244- 257
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479541444609