Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296 |
Resumo: | O desenvolvimento de habilidades e competências referentes à aptidão para realização do processo de mediação pedagógica se inicia através dos primeiros contatos com a sala de aula. Neste trabalho relatamos as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado em uma escola da rede pública Estadual de ensino, situada na cidade de Carangola, Minas Gerais. A Geometria proporciona ao aluno um tipo de pensamento que permite assimilar e representar o mundo de maneira organizada, e por isso é extremamente importante. Todavia, verificamos que a maneira com a qual esta foi apresentada aos alunos, gerou dificuldades de entendimento dos conteúdos. Diante disso, acreditamos que os softwares educativos são capazes de auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina. |
id |
UFGD-9_80b73b3cfd223fdd02bb57105e462b4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemáticaLos desafios del aprendizaje significativo en geometria: interfaces de la pasantia supervisada en matemáticasThe challenges of significant learning in geometry: interfaces of the supervised stage in mathematicsEducação. Geometria. Relato de experiência.Educación. Geometría. Informe de experiencia.Education. Geometry. Experience report.O desenvolvimento de habilidades e competências referentes à aptidão para realização do processo de mediação pedagógica se inicia através dos primeiros contatos com a sala de aula. Neste trabalho relatamos as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado em uma escola da rede pública Estadual de ensino, situada na cidade de Carangola, Minas Gerais. A Geometria proporciona ao aluno um tipo de pensamento que permite assimilar e representar o mundo de maneira organizada, e por isso é extremamente importante. Todavia, verificamos que a maneira com a qual esta foi apresentada aos alunos, gerou dificuldades de entendimento dos conteúdos. Diante disso, acreditamos que os softwares educativos são capazes de auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina.El desarrollo de habilidades y competencias relacionadas con la aptitud para llevar a cabo el proceso de mediación pedagógica comienza a través de los primeros contactos con el aula. En este trabajo informamos las experiencias vividas durante el período de Pasantía supervisada con estudiantes de la escuela primaria II y secundaria, en las clases de Matemáticas, en una escuela de la escuela pública estatal, ubicada en la ciudad de Carangola, Minas Gerais. La geometría proporciona a los estudiantes un tipo de pensamiento que les permite asimilar y representar el mundo de manera organizada, y por esta razón es extremadamente importante. Sin embargo, verificamos a través de la observación de las clases que la forma en que se presentó a los estudiantes generó dificultades para comprender los contenidos. Por lo tanto, y de acuerdo con el análisis realizado en trabajos de varios autores como Carvalho, Nascimento, Pavanello, entre otros, creemos que el software educativo puede ayudar en la enseñanza y el aprendizaje de esta disciplina.The development of skills and competences related to the aptitude for carrying out the pedagogical mediation process begins through the first contacts with the classroom. In this work we report the experiences lived during the period of Supervised Internship with students of elementary school II and high school, in the classes of Mathematics, in a school of the public state network, located in the city of Carangola, Minas Gerais. Geometry provides students with a type of thinking that allows them to assimilate and represent the world in an organized way, and for this reason it is extremely important. However, we verified through the observation of the classes that the way in which it was presented to the students, generated difficulties in understanding the contents. Therefore, and according to the analysis carried out in works by several authors such as Carvalho, Nascimento, Pavanello, among others, we believe that educational software is able to assist in the teaching and learning of this discipline.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/929610.30612/tangram.v3i2.9296TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 244- 2572595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296/5841Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNarciso, Ana Lúcia do Carmode Sá, Adrielle LourençoCabral, Sabrina Alves BoldriniFumiã, Herman Fialho2020-07-08T16:58:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática Los desafios del aprendizaje significativo en geometria: interfaces de la pasantia supervisada en matemáticas The challenges of significant learning in geometry: interfaces of the supervised stage in mathematics |
title |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática |
spellingShingle |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática Narciso, Ana Lúcia do Carmo Educação. Geometria. Relato de experiência. Educación. Geometría. Informe de experiencia. Education. Geometry. Experience report. |
title_short |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática |
title_full |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática |
title_fullStr |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática |
title_full_unstemmed |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática |
title_sort |
Os desafios de uma aprendizagem significativa em geometria: interfaces do estágio supervisionado em matemática |
author |
Narciso, Ana Lúcia do Carmo |
author_facet |
Narciso, Ana Lúcia do Carmo de Sá, Adrielle Lourenço Cabral, Sabrina Alves Boldrini Fumiã, Herman Fialho |
author_role |
author |
author2 |
de Sá, Adrielle Lourenço Cabral, Sabrina Alves Boldrini Fumiã, Herman Fialho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Narciso, Ana Lúcia do Carmo de Sá, Adrielle Lourenço Cabral, Sabrina Alves Boldrini Fumiã, Herman Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Geometria. Relato de experiência. Educación. Geometría. Informe de experiencia. Education. Geometry. Experience report. |
topic |
Educação. Geometria. Relato de experiência. Educación. Geometría. Informe de experiencia. Education. Geometry. Experience report. |
description |
O desenvolvimento de habilidades e competências referentes à aptidão para realização do processo de mediação pedagógica se inicia através dos primeiros contatos com a sala de aula. Neste trabalho relatamos as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado em uma escola da rede pública Estadual de ensino, situada na cidade de Carangola, Minas Gerais. A Geometria proporciona ao aluno um tipo de pensamento que permite assimilar e representar o mundo de maneira organizada, e por isso é extremamente importante. Todavia, verificamos que a maneira com a qual esta foi apresentada aos alunos, gerou dificuldades de entendimento dos conteúdos. Diante disso, acreditamos que os softwares educativos são capazes de auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296 10.30612/tangram.v3i2.9296 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v3i2.9296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/9296/5841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 244- 257 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479541444609 |