Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lozada, Claudia de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: D´Ambrosio, Ubiratan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325
Resumo: Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática.
id UFGD-9_829034876f9e7b6765c64486a0bb2ded
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11325
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibusModelación matemática y educación matemática crítica: las protestas de 2013 y la tarifa del autobúsMathematical Modeling and Critical Mathematics Education: 2013 protests and bus fareModelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica.Modelado matemático. Modelos matemáticos. Educación Matemática Crítica.Mathematical Modeling. Mathematical Models. Critical Mathematical Education.Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática.Este trabajo trae reflexiones sobre el modelado matemático y la educación matemática crítica. Con este fin, traemos como punto de referencia para estas reflexiones las protestas contra el reajuste de la tarifa del autobús que ocurrió en 2013, centrándose en un contexto real que es el uso del transporte público y el desarrollo de habilidades y habilidades que favorecen el ejercicio. ciudadanía y criticidad en las clases de matemáticas.This work brings reflections about mathematical modeling and Critical Mathematics Education. To this end, we bring as a reference point for these reflections the protests in the face of the readjustment of the bus fare that occurred in 2013, focusing on a real context which is the use of public transport and the development of skills and abilities that favor the exercise of citizenship and criticality in mathematics classes.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1132510.30612/tangram.v3i2.11325TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 71-1012595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325/5816Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLozada, Claudia de OliveiraD´Ambrosio, Ubiratan2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11325Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
Modelación matemática y educación matemática crítica: las protestas de 2013 y la tarifa del autobús
Mathematical Modeling and Critical Mathematics Education: 2013 protests and bus fare
title Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
spellingShingle Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
Lozada, Claudia de Oliveira
Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica.
Modelado matemático. Modelos matemáticos. Educación Matemática Crítica.
Mathematical Modeling. Mathematical Models. Critical Mathematical Education.
title_short Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
title_full Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
title_fullStr Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
title_full_unstemmed Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
title_sort Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
author Lozada, Claudia de Oliveira
author_facet Lozada, Claudia de Oliveira
D´Ambrosio, Ubiratan
author_role author
author2 D´Ambrosio, Ubiratan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lozada, Claudia de Oliveira
D´Ambrosio, Ubiratan
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica.
Modelado matemático. Modelos matemáticos. Educación Matemática Crítica.
Mathematical Modeling. Mathematical Models. Critical Mathematical Education.
topic Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica.
Modelado matemático. Modelos matemáticos. Educación Matemática Crítica.
Mathematical Modeling. Mathematical Models. Critical Mathematical Education.
description Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325
10.30612/tangram.v3i2.11325
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i2.11325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325/5816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 71-101
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479603310592