Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325 |
Resumo: | Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática. |
id |
UFGD-9_829034876f9e7b6765c64486a0bb2ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11325 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibusModelación matemática y educación matemática crítica: las protestas de 2013 y la tarifa del autobúsMathematical Modeling and Critical Mathematics Education: 2013 protests and bus fareModelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica.Modelado matemático. Modelos matemáticos. Educación Matemática Crítica.Mathematical Modeling. Mathematical Models. Critical Mathematical Education.Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática.Este trabajo trae reflexiones sobre el modelado matemático y la educación matemática crítica. Con este fin, traemos como punto de referencia para estas reflexiones las protestas contra el reajuste de la tarifa del autobús que ocurrió en 2013, centrándose en un contexto real que es el uso del transporte público y el desarrollo de habilidades y habilidades que favorecen el ejercicio. ciudadanía y criticidad en las clases de matemáticas.This work brings reflections about mathematical modeling and Critical Mathematics Education. To this end, we bring as a reference point for these reflections the protests in the face of the readjustment of the bus fare that occurred in 2013, focusing on a real context which is the use of public transport and the development of skills and abilities that favor the exercise of citizenship and criticality in mathematics classes.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1132510.30612/tangram.v3i2.11325TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 71-1012595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325/5816Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLozada, Claudia de OliveiraD´Ambrosio, Ubiratan2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11325Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus Modelación matemática y educación matemática crítica: las protestas de 2013 y la tarifa del autobús Mathematical Modeling and Critical Mathematics Education: 2013 protests and bus fare |
title |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus |
spellingShingle |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus Lozada, Claudia de Oliveira Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica. Modelado matemático. Modelos matemáticos. Educación Matemática Crítica. Mathematical Modeling. Mathematical Models. Critical Mathematical Education. |
title_short |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus |
title_full |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus |
title_fullStr |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus |
title_sort |
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus |
author |
Lozada, Claudia de Oliveira |
author_facet |
Lozada, Claudia de Oliveira D´Ambrosio, Ubiratan |
author_role |
author |
author2 |
D´Ambrosio, Ubiratan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lozada, Claudia de Oliveira D´Ambrosio, Ubiratan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica. Modelado matemático. Modelos matemáticos. Educación Matemática Crítica. Mathematical Modeling. Mathematical Models. Critical Mathematical Education. |
topic |
Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica. Modelado matemático. Modelos matemáticos. Educación Matemática Crítica. Mathematical Modeling. Mathematical Models. Critical Mathematical Education. |
description |
Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325 10.30612/tangram.v3i2.11325 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v3i2.11325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11325/5816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 71-101 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479603310592 |