Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14532 |
Resumo: | Neste artigo teve-se como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem em Análise Combinatória e Probabilidade manifestadas por 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma Escola pública do município de Centro Novo do Maranhão – MA. Utilizamos como metodologia de ensino volantes de loterias da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que os estudantes apresentam dificuldades em resolução de problemas envolvendo principalmente probabilidade. Assim como, em interpretar os resultados obtidos. Embora, alguns deles tenham demonstrado apropriação dos conteúdos ministrados, mesmo assim, ainda cometiam muitos erros ao resolver os problemas propostos. Muitas das dificuldades dos alunos apontavam para não conhecimentos de conceitos básicos de matemática. No entanto, estes resultados obtidos com o ensino baseado em volantes lotéricos podem ajudar mais significativamente para a aprendizagem dos estudantes. |
id |
UFGD-9_920533aa367a716a7e86e1f897c1677c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14532 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidadeAnálise combinatóriaLoterias da CaixaEnsino médioResolução de problemasAnálise combinatória e probabilidadeNeste artigo teve-se como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem em Análise Combinatória e Probabilidade manifestadas por 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma Escola pública do município de Centro Novo do Maranhão – MA. Utilizamos como metodologia de ensino volantes de loterias da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que os estudantes apresentam dificuldades em resolução de problemas envolvendo principalmente probabilidade. Assim como, em interpretar os resultados obtidos. Embora, alguns deles tenham demonstrado apropriação dos conteúdos ministrados, mesmo assim, ainda cometiam muitos erros ao resolver os problemas propostos. Muitas das dificuldades dos alunos apontavam para não conhecimentos de conceitos básicos de matemática. No entanto, estes resultados obtidos com o ensino baseado em volantes lotéricos podem ajudar mais significativamente para a aprendizagem dos estudantes.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1453210.30612/tangram.v5i2.14532TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 170- 1892595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14532/8741Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNeres, Raimundo LunaCorrea, Venancio Barros2022-07-27T16:13:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14532Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-07-27T16:13:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade |
title |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade |
spellingShingle |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade Neres, Raimundo Luna Análise combinatória Loterias da Caixa Ensino médio Resolução de problemas Análise combinatória e probabilidade |
title_short |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade |
title_full |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade |
title_fullStr |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade |
title_sort |
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade |
author |
Neres, Raimundo Luna |
author_facet |
Neres, Raimundo Luna Correa, Venancio Barros |
author_role |
author |
author2 |
Correa, Venancio Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neres, Raimundo Luna Correa, Venancio Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Loterias da Caixa Ensino médio Resolução de problemas Análise combinatória e probabilidade |
topic |
Análise combinatória Loterias da Caixa Ensino médio Resolução de problemas Análise combinatória e probabilidade |
description |
Neste artigo teve-se como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem em Análise Combinatória e Probabilidade manifestadas por 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma Escola pública do município de Centro Novo do Maranhão – MA. Utilizamos como metodologia de ensino volantes de loterias da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que os estudantes apresentam dificuldades em resolução de problemas envolvendo principalmente probabilidade. Assim como, em interpretar os resultados obtidos. Embora, alguns deles tenham demonstrado apropriação dos conteúdos ministrados, mesmo assim, ainda cometiam muitos erros ao resolver os problemas propostos. Muitas das dificuldades dos alunos apontavam para não conhecimentos de conceitos básicos de matemática. No entanto, estes resultados obtidos com o ensino baseado em volantes lotéricos podem ajudar mais significativamente para a aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14532 10.30612/tangram.v5i2.14532 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14532 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i2.14532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/14532/8741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 170- 189 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480022740992 |