A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraz, Joeanne Neves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434
Resumo: Este artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. 
id UFGD-9_a7fa7f144a4ddd00ff2cac00d0f211e4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13434
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação MatemáticaHistória da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores.História da MatemáticaEducação MatemáticaFormação de ProfessoresEste artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1343410.30612/tangram.v5i1.13434TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 37-592595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434/8546Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFraz, Joeanne NevesMoreira, Geraldo Eustáquio2022-03-30T15:00:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13434Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-03-30T15:00:34Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
title A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
spellingShingle A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
Fraz, Joeanne Neves
História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores.
História da Matemática
Educação Matemática
Formação de Professores
title_short A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
title_full A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
title_fullStr A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
title_full_unstemmed A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
title_sort A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
author Fraz, Joeanne Neves
author_facet Fraz, Joeanne Neves
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraz, Joeanne Neves
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores.
História da Matemática
Educação Matemática
Formação de Professores
topic História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores.
História da Matemática
Educação Matemática
Formação de Professores
description Este artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434
10.30612/tangram.v5i1.13434
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i1.13434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434/8546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 37-59
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479990235136