A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
DOI: | 10.30612/tangram.v5i1.13434 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. |
id |
UFGD-9_a7fa7f144a4ddd00ff2cac00d0f211e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13434 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
spelling |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação MatemáticaHistória da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores.História da MatemáticaEducação MatemáticaFormação de ProfessoresEste artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1343410.30612/tangram.v5i1.13434TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 37-592595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434/8546Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFraz, Joeanne NevesMoreira, Geraldo Eustáquio2022-03-30T15:00:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13434Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-03-30T15:00:34Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
spellingShingle |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática Fraz, Joeanne Neves História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores. História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores Fraz, Joeanne Neves História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores. História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
title_short |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title_full |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title_fullStr |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title_sort |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
author |
Fraz, Joeanne Neves |
author_facet |
Fraz, Joeanne Neves Fraz, Joeanne Neves Moreira, Geraldo Eustáquio Moreira, Geraldo Eustáquio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Geraldo Eustáquio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraz, Joeanne Neves Moreira, Geraldo Eustáquio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores. História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
topic |
História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores. História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
description |
Este artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434 10.30612/tangram.v5i1.13434 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i1.13434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434/8546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 37-59 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1822179531719442432 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30612/tangram.v5i1.13434 |