A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. |
id |
UFGD-9_a7fa7f144a4ddd00ff2cac00d0f211e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13434 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação MatemáticaHistória da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores.História da MatemáticaEducação MatemáticaFormação de ProfessoresEste artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1343410.30612/tangram.v5i1.13434TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 37-592595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434/8546Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFraz, Joeanne NevesMoreira, Geraldo Eustáquio2022-03-30T15:00:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13434Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-03-30T15:00:34Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
spellingShingle |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática Fraz, Joeanne Neves História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores. História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
title_short |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title_full |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title_fullStr |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
title_sort |
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática |
author |
Fraz, Joeanne Neves |
author_facet |
Fraz, Joeanne Neves Moreira, Geraldo Eustáquio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Geraldo Eustáquio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraz, Joeanne Neves Moreira, Geraldo Eustáquio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores. História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
topic |
História da Matemática. Cinema. Diálogos. Educação Matemática. Formação de professores. História da Matemática Educação Matemática Formação de Professores |
description |
Este artigo objetiva analisar a relevância da História da Matemática para a formação de professores, tendo como base da cena escrita o documentário Os Gênios do Oriente (Inglaterra, 2008) e com o olhar delimitado para as contribuições da China, da Índia e do Oriente Médio no desenvolvimento da Matemática. Ao apresentar a História da Matemática, o documentário traz a construção das noções básicas dos conceitos matemáticos do Oriente e sua disseminação ao longo do tempo, desvelando-nos as descobertas em seu tempo e espaço. Para além do documentário, a História da Matemática em cenas permite um aprofundamento na dinâmica e nas possibilidades da formação de professores que adentra a sala de aula para auxiliar nas dificuldades epistemológicas inerentes aos conceitos matemáticos que estão sendo desenvolvidos/trabalhados pelo professor, além de possibilitar a análise desses conceitos em seus contextos de descoberta e evolução. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434 10.30612/tangram.v5i1.13434 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i1.13434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13434/8546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 37-59 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479990235136 |