Economia doméstica e educação financeira na escola: diferenças a partir do gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8856 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento cujo objeto central é a Educação Financeira na escola básica, e o norteamento da investigação é a proposta feita com a instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira. A análise dos dados, de cunho sociológico, baseou-se em diversos documentos alusivos à escola brasileira para então discutir como assuntos financeiros fizeram e fazem parte do currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma apreciação documental, incluindo leis, decretos e decretos-lei. Como resultado, o tratamento a respeito de finanças na escola, na disciplina de Economia Doméstica e na Educação Financeira, registrou distinções entre os conteúdos ministrados às meninas e aos meninos. Ademais, na atualidade, a Educação Financeira prima pela concordância aos preceitos do neoliberalismo, levando a escola a cumprir o papel de legitimar a doxa dominante. |
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Economia doméstica e educação financeira na escola: diferenças a partir do gêneroEconomia DomésticaEducação FinanceiraEscola Básica.Este artigo é parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento cujo objeto central é a Educação Financeira na escola básica, e o norteamento da investigação é a proposta feita com a instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira. A análise dos dados, de cunho sociológico, baseou-se em diversos documentos alusivos à escola brasileira para então discutir como assuntos financeiros fizeram e fazem parte do currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma apreciação documental, incluindo leis, decretos e decretos-lei. Como resultado, o tratamento a respeito de finanças na escola, na disciplina de Economia Doméstica e na Educação Financeira, registrou distinções entre os conteúdos ministrados às meninas e aos meninos. Ademais, na atualidade, a Educação Financeira prima pela concordância aos preceitos do neoliberalismo, levando a escola a cumprir o papel de legitimar a doxa dominante.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/885610.30612/tangram.v2i1.8856TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 39-572595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8856/4842Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Luzia de Fatima BarbosaVilela, Denise Silva2018-12-18T20:54:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8856Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-18T20:54:23Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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