Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Vania Finholdt Angelo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11079
Resumo: O artigo analisa as narrativas dos participantes do Curso de Extensão (CE), buscando identificar o que eles apontam do seu processo de aprendizagem. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere nos estudos de pesquisa-formação, utilizando a metodologia narrativa na produção de dados. O corpus de análise desse artigo é composto por textos narrativos de dezesseis alunos do CE de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Temos como referência os estudos de Freire (1978, 1980, 2002,2006), de Ball et al (2012) e de Passegi e Souza (2017). A pesquisa evidenciou que as narrativas dos participantes do CE apontaram:  apropriaram de uma proposta de ensino numa perspectiva problematizadora; a relação horizontal entre professor-aluno; o professor media e organiza o ensino; o aluno é considerado um ser pensante, que constrói sua autonomia desde que o professor organize sua aula favorecendo a tomada de decisão, construção de regras e estratégias pessoais.
id UFGD-9_c3c349325f32e9631501026571052f49
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11079
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de ExtensãoMás allá de los números y las repeticiones: aprender de los participantes del curso de extensiónBeyond numbers and repetitions: learning from participants in the Extension CourseCurso de Extensão. Situação aditiva. Problematização. Didática.Curso de extensión. Situación aditiva. Problematización. Cosas didácticas.Extension Course. Additive situation. Problematization. Didactics.O artigo analisa as narrativas dos participantes do Curso de Extensão (CE), buscando identificar o que eles apontam do seu processo de aprendizagem. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere nos estudos de pesquisa-formação, utilizando a metodologia narrativa na produção de dados. O corpus de análise desse artigo é composto por textos narrativos de dezesseis alunos do CE de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Temos como referência os estudos de Freire (1978, 1980, 2002,2006), de Ball et al (2012) e de Passegi e Souza (2017). A pesquisa evidenciou que as narrativas dos participantes do CE apontaram:  apropriaram de uma proposta de ensino numa perspectiva problematizadora; a relação horizontal entre professor-aluno; o professor media e organiza o ensino; o aluno é considerado um ser pensante, que constrói sua autonomia desde que o professor organize sua aula favorecendo a tomada de decisão, construção de regras e estratégias pessoais.El artículo analiza las narrativas de los participantes del Curso de Extensión (CE), buscando identificar qué señalan de su proceso de aprendizaje. Se trata de una investigación cualitativa, insertada en los estudios de investigación-formación para el uso de la metodología narrativa en la producción de datos, que tiene como corpus de análisis los textos narrativos de dieciséis estudiantes de la CE de una Universidad Pública de Río de Janeiro. Referenciados en los estudios de Freire (1978, 1980, 2002, 2006), Ball, Magure, Braun (2012) y Passegi y Souza (2017), la investigación mostró, a través de las narrativas de los participantes del EB, que se apropiaron de un propuesta didáctica en una perspectiva problemática, a través de la cual existe una relación horizontal entre docente y alumno; el maestro media y organiza la enseñanza; y, el alumno es considerado un ser pensante, que construye su autonomía, por ello, es necesario que el docente organice su clase favoreciendo la toma de decisiones, construyendo reglas y estrategias personales.The article analyzes the narratives of the participants of the Extension Course (CE), seeking to identify what they point out of their learning process. It is a qualitative research, inserted in the research-training studies for using the narrative methodology in the production of data, which has as corpus of analysis the narrative texts of sixteen students of the CE of a Public University of Rio de Janeiro. Referenced in the studies by Freire (1978, 1980, 2002, 2006), Ball et al (2012) and Passegi and Souza (2017), the research showed, through the narratives of the EB participants, that they appropriated a teaching proposal in a problematic perspective, through which there is a horizontal relationship between teacher and student; the teacher mediates and organizes teaching; and, the student is considered a thinking being, who builds his autonomy, therefore, it is necessary that the teacher organize his class favoring decision making, building rules and personal strategies.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1107910.30612/tangram.v3i4.11079TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 74-922595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11079/6504Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Vania Finholdt Angelo2020-12-15T08:47:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11079Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:07Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão
Más allá de los números y las repeticiones: aprender de los participantes del curso de extensión
Beyond numbers and repetitions: learning from participants in the Extension Course
title Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão
spellingShingle Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão
Leite, Vania Finholdt Angelo
Curso de Extensão. Situação aditiva. Problematização. Didática.
Curso de extensión. Situación aditiva. Problematización. Cosas didácticas.
Extension Course. Additive situation. Problematization. Didactics.
title_short Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão
title_full Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão
title_fullStr Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão
title_full_unstemmed Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão
title_sort Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão
author Leite, Vania Finholdt Angelo
author_facet Leite, Vania Finholdt Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Vania Finholdt Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Extensão. Situação aditiva. Problematização. Didática.
Curso de extensión. Situación aditiva. Problematización. Cosas didácticas.
Extension Course. Additive situation. Problematization. Didactics.
topic Curso de Extensão. Situação aditiva. Problematização. Didática.
Curso de extensión. Situación aditiva. Problematización. Cosas didácticas.
Extension Course. Additive situation. Problematization. Didactics.
description O artigo analisa as narrativas dos participantes do Curso de Extensão (CE), buscando identificar o que eles apontam do seu processo de aprendizagem. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere nos estudos de pesquisa-formação, utilizando a metodologia narrativa na produção de dados. O corpus de análise desse artigo é composto por textos narrativos de dezesseis alunos do CE de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Temos como referência os estudos de Freire (1978, 1980, 2002,2006), de Ball et al (2012) e de Passegi e Souza (2017). A pesquisa evidenciou que as narrativas dos participantes do CE apontaram:  apropriaram de uma proposta de ensino numa perspectiva problematizadora; a relação horizontal entre professor-aluno; o professor media e organiza o ensino; o aluno é considerado um ser pensante, que constrói sua autonomia desde que o professor organize sua aula favorecendo a tomada de decisão, construção de regras e estratégias pessoais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11079
10.30612/tangram.v3i4.11079
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11079
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i4.11079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11079/6504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 4 (2020); 74-92
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479592824832