A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10874 |
Resumo: | Este texto trata-se do relato de uma experiência realizada na disciplina de Matemática com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do sudoeste baiano. O objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias e ações que possibilitem aos educandos a construção, a análise e a interpretação de gráficos e tabelas em questões transversais mediante pesquisa de campo em suas comunidades. A proposta educativa contou com a participação de 75 educandos que foram a campos e coletaram dados de 2727 sujeitos. Foram abordados o tema transversal saúde e os conceitos básicos de Estatística. A experiência permitiu aplicar orientações para atividades práticas que revelaram avanços e limites para realização das atividades propostas. |
id |
UFGD-9_c5c444b029b381ae87edf582d9d8983d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10874 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúdeMathematics beyond school walls: building tables and graphs about health factorsMatemática. Saúde. Estatística.Mathematics. Cheers. Statistic.Este texto trata-se do relato de uma experiência realizada na disciplina de Matemática com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do sudoeste baiano. O objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias e ações que possibilitem aos educandos a construção, a análise e a interpretação de gráficos e tabelas em questões transversais mediante pesquisa de campo em suas comunidades. A proposta educativa contou com a participação de 75 educandos que foram a campos e coletaram dados de 2727 sujeitos. Foram abordados o tema transversal saúde e os conceitos básicos de Estatística. A experiência permitiu aplicar orientações para atividades práticas que revelaram avanços e limites para realização das atividades propostas.This text is an account of an experience conducted in the discipline of Mathematics with the classes of the third year of high school. The objective of this work was to develop strategies and actions that allow students to construct, analyze and interpret graphs and tables, in cross-cutting issues through field research in their communities. The educational proposal was attended by 75 students who went to the fields and collected data from 2727 subjects. The transverse health theme and the basic concepts of Statistics were addressed. The experience allowed us to apply guidelines for practical activities that revealed advances and limits to the accomplishment of the proposed activities.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1087410.30612/tangram.v3i1.10874TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2020); 98-1112595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10874/5600Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Mateus Souza deAlves, Alex Andrade2020-12-15T08:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10874Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:20Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde Mathematics beyond school walls: building tables and graphs about health factors |
title |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde |
spellingShingle |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde Oliveira, Mateus Souza de Matemática. Saúde. Estatística. Mathematics. Cheers. Statistic. |
title_short |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde |
title_full |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde |
title_fullStr |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde |
title_full_unstemmed |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde |
title_sort |
A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde |
author |
Oliveira, Mateus Souza de |
author_facet |
Oliveira, Mateus Souza de Alves, Alex Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Alex Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mateus Souza de Alves, Alex Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática. Saúde. Estatística. Mathematics. Cheers. Statistic. |
topic |
Matemática. Saúde. Estatística. Mathematics. Cheers. Statistic. |
description |
Este texto trata-se do relato de uma experiência realizada na disciplina de Matemática com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do sudoeste baiano. O objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias e ações que possibilitem aos educandos a construção, a análise e a interpretação de gráficos e tabelas em questões transversais mediante pesquisa de campo em suas comunidades. A proposta educativa contou com a participação de 75 educandos que foram a campos e coletaram dados de 2727 sujeitos. Foram abordados o tema transversal saúde e os conceitos básicos de Estatística. A experiência permitiu aplicar orientações para atividades práticas que revelaram avanços e limites para realização das atividades propostas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10874 10.30612/tangram.v3i1.10874 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10874 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v3i1.10874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10874/5600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2020); 98-111 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479579193344 |