cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Erinaldo Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Ednaldo Hermes da, Araújo, Edson Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16671
Resumo: O objetivo deste trabalho foi aplicar uma série de atividades abordando um conteúdo da Geometria Plana, mais especificamente, quadriláteros. A geometria é uma das áreas da matemática e está presente no currículo do ensino médio. Muitos objetos ao nosso redor possuem uma representação geométrica, e, dessa forma, os educandos podem vê-la aplicada em seu contexto social. Neste trabalho, apresentou-se uma aula diferenciada, mostrando exemplos de aplicação da geometria. Calcular a área de figuras planas é uma forma de compreender o tamanho de determinado espaço. Assim, a cubação de terras é realizada a partir das medidas apresentadas em figuras planas e resulta em uma área que, no meio rural é denominada tarefa. Foi discutido como se desenvolvem os cálculos de cubação da terra, através da resolução de problemas matemáticos. Para essa pesquisa, foi feita uma abordagem qualitativa. A análise dos dados foi feita conforme as respostas dos educandos na resolução dos problemas matemáticos. Portanto, este trabalho abre espaço para uma análise e discussão sobre os saberes matemáticos cotidianos presentes em diversas culturas, que podem ser adotados como parte integrante do currículo local, contribuindo para a compreensão de conceitos matemáticos e as aplicações no contexto social.
id UFGD-9_c6e5e12333b5a80b81a2aa310edf2767
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16671
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierraThe Teaching of Plane Geometry in the 2nd Grade of EducationMedium: problem situations involving land cubingO Ensino de Geometria Plana na 2ª Série do Ensino Médio: situações-problemas envolvendo cubação de terras resolução de problemascubação de terrasensino de geometriaO objetivo deste trabalho foi aplicar uma série de atividades abordando um conteúdo da Geometria Plana, mais especificamente, quadriláteros. A geometria é uma das áreas da matemática e está presente no currículo do ensino médio. Muitos objetos ao nosso redor possuem uma representação geométrica, e, dessa forma, os educandos podem vê-la aplicada em seu contexto social. Neste trabalho, apresentou-se uma aula diferenciada, mostrando exemplos de aplicação da geometria. Calcular a área de figuras planas é uma forma de compreender o tamanho de determinado espaço. Assim, a cubação de terras é realizada a partir das medidas apresentadas em figuras planas e resulta em uma área que, no meio rural é denominada tarefa. Foi discutido como se desenvolvem os cálculos de cubação da terra, através da resolução de problemas matemáticos. Para essa pesquisa, foi feita uma abordagem qualitativa. A análise dos dados foi feita conforme as respostas dos educandos na resolução dos problemas matemáticos. Portanto, este trabalho abre espaço para uma análise e discussão sobre os saberes matemáticos cotidianos presentes em diversas culturas, que podem ser adotados como parte integrante do currículo local, contribuindo para a compreensão de conceitos matemáticos e as aplicações no contexto social.El objetivo de este trabajo es aplicar una serie de actividades que se acerquen a un contenido de Geometría Plana, más específicamente, cuadriláteros. La geometría es una de las áreas de las matemáticas y está presente en el plan de estudios de secundaria. Muchos objetos que nos rodean tienen una representación geométrica y, de esta forma, los alumnos pueden verla aplicada en su contexto social. En este trabajo se presentó una clase diferenciada, mostrando ejemplos de aplicación de la geometría. Calcular el área de figuras planas es una forma de entender el tamaño de un espacio dado. Así, la adjudicación de la tierra se realiza a partir de las medidas presentadas en figuras planas y da como resultado un área que, en las zonas rurales, se denomina faena. Se discutió cómo se desarrollan los cálculos de cubos de tierra, a través de la resolución de problemas matemáticos. Para esta investigación se tomó un enfoque cualitativo. El análisis de datos se realizó de acuerdo con las respuestas de los estudiantes en la resolución de los problemas matemáticos. Por lo tanto, este trabajo abre espacio para un análisis y discusión sobre el conocimiento matemático cotidiano presente en diferentes culturas, que puede ser adoptado como parte integral del currículo local, contribuyendo a la comprensión de los conceptos y aplicaciones matemáticas en el contexto social.The objective of this work is to apply a series of activities approaching a content of Plane Geometry, more specifically, quadrilaterals. Geometry is one of the areas of mathematics and is present in the high school curriculum. Many objects around us have a geometric representation, and, in this way, students can see it applied in their social context. In this work, a differentiated class was presented, showing examples of geometry application. Calculating the area of ​​plane figures is a way of understanding the size of a given space. Thus, land allocation is carried out from the measurements presented in flat figures and results in an area that, in rural areas, is called a task. It was discussed how land cube calculations are developed, through the resolution of mathematical problems. For this research, a qualitative approach was taken. Data analysis was performed according to the students' answers in solving the mathematical problems. Therefore, this work opens space for an analysis and discussion about everyday mathematical knowledge present in different cultures, which can be adopted as an integral part of the local curriculum, contributing to the understanding of mathematical concepts and applications in the social context.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1667110.30612/tangram.v6i1.16671TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 210 - 2332595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16671/9348https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Erinaldo FerreiraSilva, Ednaldo Hermes daAraújo, Edson Leite2024-02-16T11:56:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16671Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-16T11:56:01Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra
The Teaching of Plane Geometry in the 2nd Grade of EducationMedium: problem situations involving land cubing
O Ensino de Geometria Plana na 2ª Série do Ensino Médio: situações-problemas envolvendo cubação de terras
title cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra
spellingShingle cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra
Nascimento, Erinaldo Ferreira
resolução de problemas
cubação de terras
ensino de geometria
title_short cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra
title_full cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra
title_fullStr cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra
title_full_unstemmed cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra
title_sort cubing La Enseñanza de la Geometría Plana en el 2º Grado de EducaciónMedio: situaciones problemáticas que implican la cubicación de la tierra
author Nascimento, Erinaldo Ferreira
author_facet Nascimento, Erinaldo Ferreira
Silva, Ednaldo Hermes da
Araújo, Edson Leite
author_role author
author2 Silva, Ednaldo Hermes da
Araújo, Edson Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Erinaldo Ferreira
Silva, Ednaldo Hermes da
Araújo, Edson Leite
dc.subject.por.fl_str_mv resolução de problemas
cubação de terras
ensino de geometria
topic resolução de problemas
cubação de terras
ensino de geometria
description O objetivo deste trabalho foi aplicar uma série de atividades abordando um conteúdo da Geometria Plana, mais especificamente, quadriláteros. A geometria é uma das áreas da matemática e está presente no currículo do ensino médio. Muitos objetos ao nosso redor possuem uma representação geométrica, e, dessa forma, os educandos podem vê-la aplicada em seu contexto social. Neste trabalho, apresentou-se uma aula diferenciada, mostrando exemplos de aplicação da geometria. Calcular a área de figuras planas é uma forma de compreender o tamanho de determinado espaço. Assim, a cubação de terras é realizada a partir das medidas apresentadas em figuras planas e resulta em uma área que, no meio rural é denominada tarefa. Foi discutido como se desenvolvem os cálculos de cubação da terra, através da resolução de problemas matemáticos. Para essa pesquisa, foi feita uma abordagem qualitativa. A análise dos dados foi feita conforme as respostas dos educandos na resolução dos problemas matemáticos. Portanto, este trabalho abre espaço para uma análise e discussão sobre os saberes matemáticos cotidianos presentes em diversas culturas, que podem ser adotados como parte integrante do currículo local, contribuindo para a compreensão de conceitos matemáticos e as aplicações no contexto social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16671
10.30612/tangram.v6i1.16671
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16671
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i1.16671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16671/9348
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2023); 210 - 233
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480059441152