Distratores Monetários na Provinha Brasil de Matemática aplicada em Pelotas-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8811 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar situações monetárias, presentes em avaliações de larga escala, que geram dificuldades em estudantes do Ciclo de Alfabetização. A questão de pesquisa que orientou o trabalho, e que respondemos ao final deste artigo é a seguinte: quais tipos de situações envolvendo grandezas monetárias apresentam, probabilisticamente, maior nível de distração do pensamento da criança? A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questões selecionadas da Provinha Brasil de Matemática dos anos de 2015 e 2016, para 88 estudantes do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental da rede pública em uma escola da cidade de Pelotas-RS. Os resultados da pesquisa indicam que problemas da Provinha Brasil que envolvem relações aritméticas entre cédulas e moedas apresentam um grande número de distratores (alternativas incorretas, porém plausíveis), ao contrário dos problemas de identificação de cédulas e moedas, que praticamente não apresentam distratores. |
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