As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574 |
Resumo: | Atualmente, vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico, bem como a utilização adequada da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Para alcançar este objetivo, analisamos artigos das plataformas SciELO e Capes. Consoante os resultados, a maioria dos artigos examinados apresentaram evidências da ECTS ou da EMC. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Sendo possível sustentar que a incorporação das TDIC nestas atividades certamente contribuem com as duas vertentes. |
id |
UFGD-9_fdec12627cb5b36d430a45d2ae30bc77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17574 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez AñosTDIC y la Enseñanza de las Matemáticas: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez AñosTDIC and Mathematics Teaching: A Systematic Mapping of their relationship with CME and ESTS in Basic Education in the last Ten YearsEnsino de MatemáticaEducação consciente e críticaRevisão de LiteraturaEducación MatemáticaEducación Consciente y CríticaRevisión de la Literatura.Mathematics EducationConscious and Critical EducationLiterature Review.Atualmente, vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico, bem como a utilização adequada da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Para alcançar este objetivo, analisamos artigos das plataformas SciELO e Capes. Consoante os resultados, a maioria dos artigos examinados apresentaram evidências da ECTS ou da EMC. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Sendo possível sustentar que a incorporação das TDIC nestas atividades certamente contribuem com as duas vertentes.This research explores the role of Critical Mathematics Education (EMC) and Education in Science, Technology, and Society (ECTS) in the context of demanding critical thinking from new students in today's sociocultural and sociopolitical landscape. The study aims to investigate whether Mathematics teaching activities, mediated by Information and Communication Technologies (ICTs), can contribute to a critical, civic, and humanitarian education aligning with the principles of EMC and ECTS. The research analyzed articles from the SciELO and Capes platforms, revealing that most articles provided evidence of the relevance of ECTS and EMC. Although not directly tied to the outcomes of ICT use in Mathematics education, a significant portion of the analyzed articles expressed concerns and recognition of the importance of these educational approaches. Therefore, incorporating ICTs into these activities appears to benefit both EMC and ECTS.La investigación se centra en analizar si las actividades de enseñanza de las Matemáticas, que utilizan Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC), pueden contribuir a una educación crítica y humanitaria alineada con los principios de la Educación Matemática Crítica (EMC) y la Educación en Ciencia, Tecnología y Sociedad (ECTS). Se llevaron a cabo análisis de artículos disponibles en las plataformas SciELO y Capes, y se encontró que la mayoría de los artículos examinados respaldan la ECTS o la EMC. Aunque no se relacionan directamente con los resultados de la aplicación de las TDIC en la enseñanza de las Matemáticas, muchos artículos muestran preocupación por elementos en sintonía con ambas aproximaciones y reconocen su importancia en la educación. La investigación concluye que la incorporación de las TDIC en estas actividades educa tanto en términos de EMC como de ECTS.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1757410.30612/tangram.v7i1.17574TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 22-412595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574/10074https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar de Freitas Souza, KarinaAlbrecht, Evonir2024-03-30T17:20:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17574Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-03-30T17:20:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años TDIC y la Enseñanza de las Matemáticas: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años TDIC and Mathematics Teaching: A Systematic Mapping of their relationship with CME and ESTS in Basic Education in the last Ten Years |
title |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años |
spellingShingle |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años Aguiar de Freitas Souza, Karina Ensino de Matemática Educação consciente e crítica Revisão de Literatura Educación Matemática Educación Consciente y Crítica Revisión de la Literatura. Mathematics Education Conscious and Critical Education Literature Review. |
title_short |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años |
title_full |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años |
title_fullStr |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años |
title_full_unstemmed |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años |
title_sort |
As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años |
author |
Aguiar de Freitas Souza, Karina |
author_facet |
Aguiar de Freitas Souza, Karina Albrecht, Evonir |
author_role |
author |
author2 |
Albrecht, Evonir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar de Freitas Souza, Karina Albrecht, Evonir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Educação consciente e crítica Revisão de Literatura Educación Matemática Educación Consciente y Crítica Revisión de la Literatura. Mathematics Education Conscious and Critical Education Literature Review. |
topic |
Ensino de Matemática Educação consciente e crítica Revisão de Literatura Educación Matemática Educación Consciente y Crítica Revisión de la Literatura. Mathematics Education Conscious and Critical Education Literature Review. |
description |
Atualmente, vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico, bem como a utilização adequada da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Para alcançar este objetivo, analisamos artigos das plataformas SciELO e Capes. Consoante os resultados, a maioria dos artigos examinados apresentaram evidências da ECTS ou da EMC. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Sendo possível sustentar que a incorporação das TDIC nestas atividades certamente contribuem com as duas vertentes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574 10.30612/tangram.v7i1.17574 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v7i1.17574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574/10074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 22-41 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480253427712 |