As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar de Freitas Souza, Karina
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Albrecht, Evonir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574
Resumo: Atualmente, vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico, bem como a utilização adequada da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Para alcançar este objetivo, analisamos artigos das plataformas SciELO e Capes. Consoante os resultados, a maioria dos artigos examinados apresentaram evidências da ECTS ou da EMC. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Sendo possível sustentar que a incorporação das TDIC nestas atividades certamente contribuem com as duas vertentes.
id UFGD-9_fdec12627cb5b36d430a45d2ae30bc77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17574
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez AñosTDIC y la Enseñanza de las Matemáticas: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez AñosTDIC and Mathematics Teaching: A Systematic Mapping of their relationship with CME and ESTS in Basic Education in the last Ten YearsEnsino de MatemáticaEducação consciente e críticaRevisão de LiteraturaEducación MatemáticaEducación Consciente y CríticaRevisión de la Literatura.Mathematics EducationConscious and Critical EducationLiterature Review.Atualmente, vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico, bem como a utilização adequada da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Para alcançar este objetivo, analisamos artigos das plataformas SciELO e Capes. Consoante os resultados, a maioria dos artigos examinados apresentaram evidências da ECTS ou da EMC. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Sendo possível sustentar que a incorporação das TDIC nestas atividades certamente contribuem com as duas vertentes.This research explores the role of Critical Mathematics Education (EMC) and Education in Science, Technology, and Society (ECTS) in the context of demanding critical thinking from new students in today's sociocultural and sociopolitical landscape. The study aims to investigate whether Mathematics teaching activities, mediated by Information and Communication Technologies (ICTs), can contribute to a critical, civic, and humanitarian education aligning with the principles of EMC and ECTS. The research analyzed articles from the SciELO and Capes platforms, revealing that most articles provided evidence of the relevance of ECTS and EMC. Although not directly tied to the outcomes of ICT use in Mathematics education, a significant portion of the analyzed articles expressed concerns and recognition of the importance of these educational approaches. Therefore, incorporating ICTs into these activities appears to benefit both EMC and ECTS.La investigación se centra en analizar si las actividades de enseñanza de las Matemáticas, que utilizan Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC), pueden contribuir a una educación crítica y humanitaria alineada con los principios de la Educación Matemática Crítica (EMC) y la Educación en Ciencia, Tecnología y Sociedad (ECTS). Se llevaron a cabo análisis de artículos disponibles en las plataformas SciELO y Capes, y se encontró que la mayoría de los artículos examinados respaldan la ECTS o la EMC. Aunque no se relacionan directamente con los resultados de la aplicación de las TDIC en la enseñanza de las Matemáticas, muchos artículos muestran preocupación por elementos en sintonía con ambas aproximaciones y reconocen su importancia en la educación. La investigación concluye que la incorporación de las TDIC en estas actividades educa tanto en términos de EMC como de ECTS.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1757410.30612/tangram.v7i1.17574TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 22-412595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574/10074https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar de Freitas Souza, KarinaAlbrecht, Evonir2024-03-30T17:20:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17574Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-03-30T17:20:56Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
TDIC y la Enseñanza de las Matemáticas: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
TDIC and Mathematics Teaching: A Systematic Mapping of their relationship with CME and ESTS in Basic Education in the last Ten Years
title As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
spellingShingle As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
Aguiar de Freitas Souza, Karina
Ensino de Matemática
Educação consciente e crítica
Revisão de Literatura
Educación Matemática
Educación Consciente y Crítica
Revisión de la Literatura.
Mathematics Education
Conscious and Critical Education
Literature Review.
title_short As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
title_full As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
title_fullStr As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
title_full_unstemmed As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
title_sort As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: Un Mapeo Sistemático de su relación con la EMC y la ECTS en la Educación Básica en los últimos Diez Años
author Aguiar de Freitas Souza, Karina
author_facet Aguiar de Freitas Souza, Karina
Albrecht, Evonir
author_role author
author2 Albrecht, Evonir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar de Freitas Souza, Karina
Albrecht, Evonir
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Educação consciente e crítica
Revisão de Literatura
Educación Matemática
Educación Consciente y Crítica
Revisión de la Literatura.
Mathematics Education
Conscious and Critical Education
Literature Review.
topic Ensino de Matemática
Educação consciente e crítica
Revisão de Literatura
Educación Matemática
Educación Consciente y Crítica
Revisión de la Literatura.
Mathematics Education
Conscious and Critical Education
Literature Review.
description Atualmente, vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico, bem como a utilização adequada da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Para alcançar este objetivo, analisamos artigos das plataformas SciELO e Capes. Consoante os resultados, a maioria dos artigos examinados apresentaram evidências da ECTS ou da EMC. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Sendo possível sustentar que a incorporação das TDIC nestas atividades certamente contribuem com as duas vertentes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574
10.30612/tangram.v7i1.17574
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v7i1.17574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17574/10074
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 22-41
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480253427712