Aplicação da mistura gasolina-butanol em um motor de combustão interna Ciclo Otto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Tainara Regina Cerutti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2840
Resumo: O Butanol é um álcool de origem não-renovável que possui aplicações diversas na indústria química em geral. No entanto, diversas pesquisas têm sido desenvolvidas no Brasil visando à produção de biobutanol, isto é, o butanol de origem renovável, além da sua utilização em motores ciclo Otto. O butanol é uma alternativa potencial ao etanol e oferece muitos benefícios, incluindo um maior poder calorífico e menor calor latente de vaporização. Também tem um maior índice de cetano, menor corrosividade e é menos propenso à absorção de água do que o etanol, o que permite que ele seja armazenado e transportado usando a mesma infraestrutura da gasolina. Este trabalho tem como intuito avaliar o impacto da adição do butanol à gasolina no consumo de combustível e nas emissões do motor assim como discutir a viabilidade de abastecer motores de combustão interna com a mistura. A metodologia adotada consistiu de ensaios experimentais realizados em um motor ciclo Otto operando com misturas de butanol e gasolina tipo A em diferentes proporções (Bu00, Bu10, Bu50 e Bu100), e com variação de carga (0,35 kW; 0,70 kW e 1,05 kW). Em relação aos resultados, a adição de butanol à gasolina apresentou vantagens devido à diminuição do consumo específico na carga mínima e intermediária, que está diretamente ligado à eficiência do motor. Além disso, o aumento de butanol na mistura aumenta a emissão de CO2 e diminui a de SO2 e CH4.
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Também tem um maior índice de cetano, menor corrosividade e é menos propenso à absorção de água do que o etanol, o que permite que ele seja armazenado e transportado usando a mesma infraestrutura da gasolina. Este trabalho tem como intuito avaliar o impacto da adição do butanol à gasolina no consumo de combustível e nas emissões do motor assim como discutir a viabilidade de abastecer motores de combustão interna com a mistura. A metodologia adotada consistiu de ensaios experimentais realizados em um motor ciclo Otto operando com misturas de butanol e gasolina tipo A em diferentes proporções (Bu00, Bu10, Bu50 e Bu100), e com variação de carga (0,35 kW; 0,70 kW e 1,05 kW). Em relação aos resultados, a adição de butanol à gasolina apresentou vantagens devido à diminuição do consumo específico na carga mínima e intermediária, que está diretamente ligado à eficiência do motor. Além disso, o aumento de butanol na mistura aumenta a emissão de CO2 e diminui a de SO2 e CH4.Butanol is a non-renewable alcohol that has various applications in the chemical industry in general. However, several researches have been developed in Brazil aiming at the production of biobutanol, that is, butanol of renewable origin, in addition to its use in Otto cycle engines. Butanol is a potential alternative to ethanol and offers many benefits including a much higher heating value and lower latent heat of vaporization. It also has a higher cetane number, less corrosive and less prone to water absorption than ethanol, which allows it to be stored and transported using the same gasoline infrastructure. This work aims to evaluate the impact of the addition of butanol to gasoline on fuel consumption and engine emissions and also to discuss the feasibility of supplying internal combustion engines with the blend. The methodology adopted consisted of experimental tests performed on an Otto cycle engine operating with butanol-gasoline type A blends in different proportions (Bu00, Bu10, Bu50 and Bu100), and with load variation (0.35 kW, 0.70 kW and 1.05 kW). Regarding the results, the addition of butanol to gasoline presented advantages due to the reduction of the specific consumption in the minimum and intermediate load, which is directly related to the efficiency of the engine. In addition, the increase of butanol in the blend increases CO2 emissions and decreases that of SO2 and CH4.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-14T13:29:05Z No. of bitstreams: 1 TainaraReginaCeruttiTorres.pdf: 2859586 bytes, checksum: 0ba6351469bb69509a2b641dd8bb9888 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-14T13:29:05Z (GMT). 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