Análise comparativa dos métodos DNER e MeDiNa para o dimensionamento de pavimentos flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Mariane de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5654
Resumo: Um dos principais problemas de infraestrutura no Brasil é a deficiência da malha rodoviária, que é composta em sua maioria por pavimento flexível. Ainda que o escoamento de mais da metade dos insumos produzidos no país dependam dessa malha, ela apresenta degradações visíveis, sendo caracterizadas pela presença de ondulações e trincas ao longo de toda sua extensão. Por essa razão, o método de dimensionamento utilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem ficando cada dia mais obsoleto devido ao seu baixo nível de confiabilidade, visto que a vida útil dos projetos tende a ser superestimada. Aflora então um grande desafio: dimensionar pavimentos duráveis e que atendam ao fluxo previsto, proporcionando aos usuários boas condições de trafegabilidade. Sendo assim, o DNIT tem considerado a implantação do novo método de dimensionamento, o MeDiNa, cujo principal objetivo é dimensionar o pavimento de forma a analisar a evolução dos defeitos na via ao longo do período de projeto proposto. Neste trabalho foi analisada uma estrutura dimensionada pelo método DNIT, para uma vida útil de 15 anos e verificou-se que a mesma apresentaria manifestações patológicas em intensidades acima dos limites toleráveis para o tipo de rodovia, em 8,5 anos de uso. Um trabalho de redimensionamento dessa estrutura, utilizando o método MeDiNa, demostrou a necessidade do aumento de aproximadamente 33,3% na sua espessura, a fim de garantir a vida útil de projeto prevista. Isso evidencia a necessidade de implantação de um novo método de dimensionamento das estruturas de pavimento flexível, uma vez que o método atualmente utilizado, não atende às características de tráfego e veículos contemporâneos.
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Ainda que o escoamento de mais da metade dos insumos produzidos no país dependam dessa malha, ela apresenta degradações visíveis, sendo caracterizadas pela presença de ondulações e trincas ao longo de toda sua extensão. Por essa razão, o método de dimensionamento utilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem ficando cada dia mais obsoleto devido ao seu baixo nível de confiabilidade, visto que a vida útil dos projetos tende a ser superestimada. Aflora então um grande desafio: dimensionar pavimentos duráveis e que atendam ao fluxo previsto, proporcionando aos usuários boas condições de trafegabilidade. Sendo assim, o DNIT tem considerado a implantação do novo método de dimensionamento, o MeDiNa, cujo principal objetivo é dimensionar o pavimento de forma a analisar a evolução dos defeitos na via ao longo do período de projeto proposto. Neste trabalho foi analisada uma estrutura dimensionada pelo método DNIT, para uma vida útil de 15 anos e verificou-se que a mesma apresentaria manifestações patológicas em intensidades acima dos limites toleráveis para o tipo de rodovia, em 8,5 anos de uso. Um trabalho de redimensionamento dessa estrutura, utilizando o método MeDiNa, demostrou a necessidade do aumento de aproximadamente 33,3% na sua espessura, a fim de garantir a vida útil de projeto prevista. Isso evidencia a necessidade de implantação de um novo método de dimensionamento das estruturas de pavimento flexível, uma vez que o método atualmente utilizado, não atende às características de tráfego e veículos contemporâneos.One of the main infrastructure problems in Brazil is the deficiency of the network, which is mostly composed of flexible. Although the flow of more than half of the inputs produced in the country depend on this network, it presents visible degradations, characterized by the presence of corrugations and cracks along its entire length. For this reason, the design method used by the National Department of Transportation Infrastructure is becoming increasingly obsolete due to its low level of reliability, since the tends to be overestimated. A great challenge then arises: to design durable that meet the expected flow, providing users with good traffic conditions. Therefore, DNIT has considered the implementation of a new design method, MeDiNa, whose main objective is to design the sidewalk in such a way as to analyze the evolution of defects on the road throughout the proposed design. In this work, a structure by DNIT method was analyzed for a 15-year lifetime and it was found that it would present pathological manifestations in intensities above the tolerable limits for the type of road, in 8.5 years of use. A study of this structure, using the MeDiNa method, demonstrated the need for an increase of approximately 33.3% in its thickness, in order to guarantee the expected. This highlights the need to implement a new design method for flexible structures, since the method currently used does not meet the characteristics of contemporary traffic and vehicles.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-08-02T15:26:57Z No. of bitstreams: 1 MarianaManzoniLeite.pdf: 1203451 bytes, checksum: 7e402e1018aea8b9673d57ba19e7b753 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-02T15:26:57Z (GMT). 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