As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Paulo Roberto Figueira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição, Werneck, Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Libertas (Juiz de Fora. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244
Resumo: A personalização da política é fenômeno identificado nas eleições contemporâneas de vários países do mundo. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, os atalhos informacionais sobre as supostas qualidades pessoais dos candidatos, oferecidos pelo sistema midiático, constituem instrumento fundamental para que os atores políticos encontrem posicionamento adequado perante o eleitorado. O presente artigo efetiva revisão bibliográfica sobre o tema e aponta que esta tendência verificou-se, por meio de análise de conteúdo, também nas estratégias apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, nos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em 2012
id UFJF-1_a916fca8478e2d363ad75b00f75f2e28
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/18244
network_acronym_str UFJF-1
network_name_str Libertas (Juiz de Fora. Online)
repository_id_str
spelling As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da PersonalizaçãoMídiaComunicação PolíticaPersonalizaçãoEleições 2012Juiz de ForaA personalização da política é fenômeno identificado nas eleições contemporâneas de vários países do mundo. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, os atalhos informacionais sobre as supostas qualidades pessoais dos candidatos, oferecidos pelo sistema midiático, constituem instrumento fundamental para que os atores políticos encontrem posicionamento adequado perante o eleitorado. O presente artigo efetiva revisão bibliográfica sobre o tema e aponta que esta tendência verificou-se, por meio de análise de conteúdo, também nas estratégias apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, nos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em 2012Universidade Federal de Juiz de Fora2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244Libertas; v. 12 n. 2 (2012): (ago. dez. 2012): Revista Libertas1980-85181518-9325reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244/9492Copyright (c) 2014 Libertasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Paulo Roberto FigueiraRossini, Patrícia Gonçalves da ConceiçãoWerneck, Vinícius2020-11-05T22:04:18Zoai:periodicos.ufjf.br:article/18244Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/oairevista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com1980-85181518-9325opendoar:2020-11-05T22:04:18Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
title As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
spellingShingle As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
Leal, Paulo Roberto Figueira
Mídia
Comunicação Política
Personalização
Eleições 2012
Juiz de Fora
title_short As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
title_full As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
title_fullStr As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
title_full_unstemmed As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
title_sort As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
author Leal, Paulo Roberto Figueira
author_facet Leal, Paulo Roberto Figueira
Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição
Werneck, Vinícius
author_role author
author2 Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição
Werneck, Vinícius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Paulo Roberto Figueira
Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição
Werneck, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Comunicação Política
Personalização
Eleições 2012
Juiz de Fora
topic Mídia
Comunicação Política
Personalização
Eleições 2012
Juiz de Fora
description A personalização da política é fenômeno identificado nas eleições contemporâneas de vários países do mundo. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, os atalhos informacionais sobre as supostas qualidades pessoais dos candidatos, oferecidos pelo sistema midiático, constituem instrumento fundamental para que os atores políticos encontrem posicionamento adequado perante o eleitorado. O presente artigo efetiva revisão bibliográfica sobre o tema e aponta que esta tendência verificou-se, por meio de análise de conteúdo, também nas estratégias apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, nos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em 2012
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244/9492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Libertas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Libertas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Libertas; v. 12 n. 2 (2012): (ago. dez. 2012): Revista Libertas
1980-8518
1518-9325
reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Libertas (Juiz de Fora. Online)
collection Libertas (Juiz de Fora. Online)
repository.name.fl_str_mv Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com
_version_ 1798675463486308352