As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Libertas (Juiz de Fora. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244 |
Resumo: | A personalização da política é fenômeno identificado nas eleições contemporâneas de vários países do mundo. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, os atalhos informacionais sobre as supostas qualidades pessoais dos candidatos, oferecidos pelo sistema midiático, constituem instrumento fundamental para que os atores políticos encontrem posicionamento adequado perante o eleitorado. O presente artigo efetiva revisão bibliográfica sobre o tema e aponta que esta tendência verificou-se, por meio de análise de conteúdo, também nas estratégias apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, nos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em 2012 |
id |
UFJF-1_a916fca8478e2d363ad75b00f75f2e28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/18244 |
network_acronym_str |
UFJF-1 |
network_name_str |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da PersonalizaçãoMídiaComunicação PolíticaPersonalizaçãoEleições 2012Juiz de ForaA personalização da política é fenômeno identificado nas eleições contemporâneas de vários países do mundo. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, os atalhos informacionais sobre as supostas qualidades pessoais dos candidatos, oferecidos pelo sistema midiático, constituem instrumento fundamental para que os atores políticos encontrem posicionamento adequado perante o eleitorado. O presente artigo efetiva revisão bibliográfica sobre o tema e aponta que esta tendência verificou-se, por meio de análise de conteúdo, também nas estratégias apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, nos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em 2012Universidade Federal de Juiz de Fora2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244Libertas; v. 12 n. 2 (2012): (ago. dez. 2012): Revista Libertas1980-85181518-9325reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244/9492Copyright (c) 2014 Libertasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Paulo Roberto FigueiraRossini, Patrícia Gonçalves da ConceiçãoWerneck, Vinícius2020-11-05T22:04:18Zoai:periodicos.ufjf.br:article/18244Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/oairevista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com1980-85181518-9325opendoar:2020-11-05T22:04:18Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização |
title |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização |
spellingShingle |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização Leal, Paulo Roberto Figueira Mídia Comunicação Política Personalização Eleições 2012 Juiz de Fora |
title_short |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização |
title_full |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização |
title_fullStr |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização |
title_full_unstemmed |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização |
title_sort |
As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização |
author |
Leal, Paulo Roberto Figueira |
author_facet |
Leal, Paulo Roberto Figueira Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição Werneck, Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição Werneck, Vinícius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição Werneck, Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Comunicação Política Personalização Eleições 2012 Juiz de Fora |
topic |
Mídia Comunicação Política Personalização Eleições 2012 Juiz de Fora |
description |
A personalização da política é fenômeno identificado nas eleições contemporâneas de vários países do mundo. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, os atalhos informacionais sobre as supostas qualidades pessoais dos candidatos, oferecidos pelo sistema midiático, constituem instrumento fundamental para que os atores políticos encontrem posicionamento adequado perante o eleitorado. O presente artigo efetiva revisão bibliográfica sobre o tema e aponta que esta tendência verificou-se, por meio de análise de conteúdo, também nas estratégias apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, nos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em 2012 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18244/9492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Libertas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Libertas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Libertas; v. 12 n. 2 (2012): (ago. dez. 2012): Revista Libertas 1980-8518 1518-9325 reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
collection |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com |
_version_ |
1798675463486308352 |