Como estudar o Quaderno 25? : Notas propositivas para uma metodologia de pesquisa sobre as classes e grupos subalternos em Antonio Gramsci
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Libertas (Juiz de Fora. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/33412 |
Resumo: | O artigo problematiza os conceitos de classes e grupos subalternos em Antonio Gramsci a partir da obra carcerária e, particularmente, do Quaderno 25. Objetiva propor uma metodologia de pesquisa para estes conceitos, haja vista o caráter dos Quaderni del Carcere, isto é, uma obra não sistematizada para a publicação. Nesse sentido, partindo de uma pesquisa bibliográfica na edição crítica italiana dos Quaderni, organizada por Valentino Gerratana, evidencia-se a fundamentação teórica do Quaderno 25, na medida em que nele Gramsci apresenta as classes e grupos subalternos, bem como sua história desagregada e episódica, como submetidos a iniciativa da classe dominante. Assim, o problema de como “pôr” fim a subalternidade está atravessada pelo estudo destes conceitos, dada a dedicação de Gramsci em investigar as formas de superá-la, rompendo com a subalternidade econômica, mas, sobretudo, cultural que a estrutura. |
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Como estudar o Quaderno 25? : Notas propositivas para uma metodologia de pesquisa sobre as classes e grupos subalternos em Antonio GramsciGramsci, classes subalternas; grupos subalternos; serviço social.O artigo problematiza os conceitos de classes e grupos subalternos em Antonio Gramsci a partir da obra carcerária e, particularmente, do Quaderno 25. Objetiva propor uma metodologia de pesquisa para estes conceitos, haja vista o caráter dos Quaderni del Carcere, isto é, uma obra não sistematizada para a publicação. Nesse sentido, partindo de uma pesquisa bibliográfica na edição crítica italiana dos Quaderni, organizada por Valentino Gerratana, evidencia-se a fundamentação teórica do Quaderno 25, na medida em que nele Gramsci apresenta as classes e grupos subalternos, bem como sua história desagregada e episódica, como submetidos a iniciativa da classe dominante. Assim, o problema de como “pôr” fim a subalternidade está atravessada pelo estudo destes conceitos, dada a dedicação de Gramsci em investigar as formas de superá-la, rompendo com a subalternidade econômica, mas, sobretudo, cultural que a estrutura.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelo paresapplication/pdftext/htmltext/xmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/3341210.34019/1980-8518.2021.v21.33412Libertas; v. 21 n. 1 (2021): Revista Libertas - ISSN: 1980-8518 (jan / jun 2021); 52-701980-85181518-9325reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/33412/22953https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/33412/22965https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/33412/23000Copyright (c) 2021 Mirele Hashimoto Siqueirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHashimoto Siqueira, Mirele2022-07-19T18:02:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/33412Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/oairevista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com1980-85181518-9325opendoar:2022-07-19T18:02:20Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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