Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Libertas (Juiz de Fora. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268 |
Resumo: | O presente artigo objetiva discutir a formação docente das/os assistentes sociais enfatizando a potencialidade do estágio docente. Para tanto, realiza levantamento através de pesquisa bibliográfica e documental de publicações nas revistas da área e do ensino para a docência nos programas de pós-graduação. Realiza ainda, retomada histórica sobre a institucionalização do estágio docência para então, apresentar a experiência do estágio nos anos 2019/2020 na UniXX. Aponta para a necessidade do aprofundamento do debate sobre a formação docente no Serviço Social brasileiro, bem como a realização de um alinhamento na regulamentação do estágio docência no país. |
id |
UFJF-1_b01c511612450e210ec7087b1c131abe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/35268 |
network_acronym_str |
UFJF-1 |
network_name_str |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docênciaformação docenteserviço socialestágio docênciaO presente artigo objetiva discutir a formação docente das/os assistentes sociais enfatizando a potencialidade do estágio docente. Para tanto, realiza levantamento através de pesquisa bibliográfica e documental de publicações nas revistas da área e do ensino para a docência nos programas de pós-graduação. Realiza ainda, retomada histórica sobre a institucionalização do estágio docência para então, apresentar a experiência do estágio nos anos 2019/2020 na UniXX. Aponta para a necessidade do aprofundamento do debate sobre a formação docente no Serviço Social brasileiro, bem como a realização de um alinhamento na regulamentação do estágio docência no país.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmltext/xmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/3526810.34019/1980-8518.2021.v21.35268Libertas; v. 21 n. 2 (2021): Revista Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul/ dez 2021); 474-4981980-85181518-9325reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268/23645https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268/23695https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268/23727Copyright (c) 2021 Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, Giovanna Canêo, Gabriela Alves dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Cardoso, Priscila Fernanda Canêo, GiovannaAlves dos Santos, Gabriela2022-07-19T17:58:50Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35268Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/oairevista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com1980-85181518-9325opendoar:2022-07-19T17:58:50Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência |
title |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência |
spellingShingle |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência Gonçalves Cardoso, Priscila Fernanda formação docente serviço social estágio docência |
title_short |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência |
title_full |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência |
title_fullStr |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência |
title_full_unstemmed |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência |
title_sort |
Formação docente em Serviço Social: pós-graduação e a experiência do estágio docência |
author |
Gonçalves Cardoso, Priscila Fernanda |
author_facet |
Gonçalves Cardoso, Priscila Fernanda Canêo, Giovanna Alves dos Santos, Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Canêo, Giovanna Alves dos Santos, Gabriela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Cardoso, Priscila Fernanda Canêo, Giovanna Alves dos Santos, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente serviço social estágio docência |
topic |
formação docente serviço social estágio docência |
description |
O presente artigo objetiva discutir a formação docente das/os assistentes sociais enfatizando a potencialidade do estágio docente. Para tanto, realiza levantamento através de pesquisa bibliográfica e documental de publicações nas revistas da área e do ensino para a docência nos programas de pós-graduação. Realiza ainda, retomada histórica sobre a institucionalização do estágio docência para então, apresentar a experiência do estágio nos anos 2019/2020 na UniXX. Aponta para a necessidade do aprofundamento do debate sobre a formação docente no Serviço Social brasileiro, bem como a realização de um alinhamento na regulamentação do estágio docência no país. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268 10.34019/1980-8518.2021.v21.35268 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268 |
identifier_str_mv |
10.34019/1980-8518.2021.v21.35268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268/23645 https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268/23695 https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35268/23727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, Giovanna Canêo, Gabriela Alves dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, Giovanna Canêo, Gabriela Alves dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Libertas; v. 21 n. 2 (2021): Revista Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul/ dez 2021); 474-498 1980-8518 1518-9325 reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
collection |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com |
_version_ |
1798675464985772032 |