Pedagogias hegemônicas em tempos de crise estrutural do capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Barbosa, Pedro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Libertas (Juiz de Fora. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/34960
Resumo: No presente trabalho buscamos identificar as três principais teorias pedagógicas que surgiram entre os anos 1970 e 1990, relacionando-as às mudanças que ocorreram no contexto de crise estrutural, que tem como marco histórico as mudanças na base técnica da produção capitalista a partir dos anos 1970. Num primeiro momento do presente trabalho, buscamos identificar as principais características do que Mészáros chamou de crise estrutural do capital e do capitalismo. Num segundo momento, realizamos uma análise crítica das principais tendências dentro do campo das teorias pedagógicas, como a teoria do capital humano, o “aprender a aprender” e a pedagogia das competências e a noção de qualidade total e o neotecnicismo no Brasil. Na conclusão deste trabalho propomo-nos refletir sobre como tais ideias pedagógicas tendem a contribuir para a manutenção da sociabilidade capitalista.
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